ASSOCIAÇÃO DE UNIVERSIDADES AMAZÔNICAS

ASOCIACION DE UNIVERSIDADES AMAZONICAS

ASSOCIATION OF AMAZONIAN UNIVERSITIES

 

Programaz

 

Plano de trabalho - PROGRAMAZ

As atividades da Associação são desenvolvidas de acordo com o Programa Interuniversitário de Cooperação Amazônica - PROGRAMAZ.

 

O Programa contempla seis linhas básicas de atuação:

1. Educação e cooperação para o desenvolvimento

2. Ciência e tecnologia

3. Meio ambiente

4. Populações humanas

5. Cultura e desenvolvimento

6. Informação e documentação

 

 

Os resultados almejados, são:

· Oferecer aos técnicos de organização e planejamento, a professores e pesquisadores                           universitários da região amazônica a oportunidade de enriquecer os seus                                            conhecimentos teóricos e empíricos sobre a realidade regional.

· Debater assuntos interdisciplinares, pesquisar problemas essenciais que afetam                                diretamente o desenvolvimento da região.

· Difundir os resultados dos projetos e do treinamento.

· Estimular o intercâmbio de informação e de experiência científica, e também de                                  professores e alunos, entre as instituições da Amazônia.

 

1.  

2. Integram o PROGRAMAZ projetos específicos, segundo as três atividades básicas nos quais se subdivide:

3. Formação e capacitação de recursos humanos para elaboração e execução de                                projetos, utilizando a capacidade existente em cada país, a fim de oferecer aos outros                           países a oportunidade de participar em cursos de especialização, e programas de                              mestrado e de doutorado.

4. Educação Ambiental, com a finalidade de preparar recursos especializados para                tratar de problemas ambientais nas diferentes áreas e disciplinas, possibilitando a                             incorporação da dimensão ambiental nos currículos das instituições de formação                              superior dos países amazônicos.

 

Sistema de Informação em Ciência e Tecnologia da Amazônia, formando uma rede de cooperação que conecta as bases de dados nacionais dos países amazônicos, começando pelo estabelecimento de uma base referencial (registro de investigações, instituições e recursos humanos, assim como uma base bibliográfica).

 

 

O PROGRAMAZ é concebido mais como uma estratégia de desenvolvimento do que como o simples cumprimento de metas pontuais previstas nos diversos projetos. Essa estratégia está dirigida a fortalecer a capacidade científica e técnica na região; elevar a capacidade e qualidade e qualidade das propostas, nos processos de decisão e de atuação setorial na região; consolidar a capacidade de negociação e cooperação técnica e financeira; incentivar uma consciência realista sobre o significado e potencialidade da região, com uma visão prospectiva que permita identificar "cenários futuros" para a ação.

Trav. 3 de Maio 1573 - São Braz

Cep: 66063-390  Belém - Pará - Brasil

Telefone/Fax: (55-91) 3229-4478

 

 

 

 

 

Fale Conosco: