UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Seja Bem Vindo ao Campus do Marajó/Soure

Links

 

 

 

 
 
 

Fundação.

O Campus Universitário do Marajó, com sede em Soure, foi criado em 1986, como um dos pólos regionais de atuação da Universidade Federal do Pará, dentro de uma estratégia que norteou a implantação dos seus Projetos de Interiorização. No ano de 1987, realizou-se o primeiro vestibular do interior do Estado, no qual foram oferecidas Licenciaturas Plenas de Matemática, História, Geografia, Pedagogia e Letras. Nos anos de 1988 e de 1990 foram ofertados os Cursos de Licenciatura em Ciências, uma turma em cada ano. Tais cursos funcionaram inicialmente nas escola de Ensino Fundamental e Médio Professor Gasparino Batista da Silva e Edda de Sousa Gonçalves até o ano de 1990, quando inaugura-se o Campus Universitário do Marajó/Núcleo Soure.

Por conta de atrasos, provocados pelo cancelamento de duas etapas dos cursos do Projeto de Interiorização, — junho de 1989 e julho de 1991 —, somente a partir de 1992 as turmas que ingressaram através do vestibular realizado em 1987 puderam concluir suas respectivas licenciaturas. Assim, colaram grau as turmas de Letras (setembro de 1992),  Pedagogia (janeiro de 1993); de História (março 1993), de Ciências (1988) e de Geografia e Matemática (março de 1994). Em abril de 1994 foram realizadas colações de graus das habilitações de Orientação Educacional e Administração Escolar, da turma de Pedagogia.

Em 1990, criou-se o Núcleo de Breves, situado na parte ocidental da Ilha do Marajó, com o propósito de atender a comunidade impossibilitada de tentar a formação superior no núcleo de Soure devido às grandes distâncias e às dificuldades de transporte entre um município e outro. Inicialmente, foi ofertada uma turma de Licenciatura Plena e Bacharelado em História.

A partir do ano de 1993, tendo o Projeto de Interiorização ultrapassado a etapa de implantação e reunido plenas condições para consolidar-se, o vestibular no interior do Estado passa a acompanhar o calendário do Campus do Guamá, preocupando-se, porém, em distribuir um número de turmas e cursos de acordo com a capacidade infra-estrutura do Campus voltados às expectativas educacionais da meso-região do Marajó.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Universidade Federal do Pará - Campus do Marajó / Soure

Tel.: (91) 3741-1261 - E-mail: campusoure@ufpa.br