UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Seja Bem Vindo ao Campus do Marajó/Soure

Links

 

 

 

 

 

 
 
 

CÍRIO DE SOURE 2016

COMUNIDADE ACADÊMICA RECEBE A IMAGEM DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

   No último dia 20 de outubro, quinta-feira, a Universidade Federal do Pará (UFPA) Campus Marajó/Soure recebeu a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Uma celebração foi realizada no auditório Ernanes Chaves e contou com a presença da comunidade acadêmica e membros da Paróquia Menino Jesus. A celebração abordou a Parábola do filho pródigo e as pessoas que estavam presentes foram convidadas a refletir sobre o tema, bem como refletir sobre o significado da palavra misericórdia, da importância da fé em Deus e em Nossa Senhora de Nazaré.

       A celebração terminou às 10 horas da manhã, mas durante todo o dia a imagem de Nossa Senhora de Nazaré permaneceu no auditório. Estudantes, professores e técnicos administrativos tiveram a oportunidade de fazer uma oração particular. A visita da imagem peregrina faz parte do calendário do Círio de Soure. Todos os anos os órgãos públicos recebem a visita que tem como principal objetivo resgatar a fé e a devoção dos funcionários, além de preparar a população para o maior evento católico e cultural do município de Soure.

 

A comunidade acadêmica da UFPA  Campus Marajó/Soure e os membros da Paróquia Menino Jesus

 

Publicado  em: 21/10/2016 às 10:21

 

 

UFPA SE PREPARA PARA RECEBER  IMAGEM DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

     No próximo dia 20 de outubro, quinta-feira, a Universidade Federal do Pará, Campus Marajó/Soure irá receber a imagem de nossa Senhora de Nazaré. O evento será realizado no auditório Ernanes Chaves a partir das 9  horas da manhã. A imagem peregrina vai visitar diversos órgãos públicos e é uma preparação para o Círio da padroeira do município, que será no dia 13 de novembro. A coordenação geral do campus convida toda a comunidade acadêmica a participar desse ato de fé, cultura e religiosidade.

Publicado  em: 17/10/2016 às 17:03

 

 

EMMANUEL TOURINHO  ASSUMI   O CARGO  DE  REITOR  DA  UFPA

     O professor Emmanuel Zagury Tourinho assumiu, na última terça-feira, dia 11 de novembro, o cargo de reitor da Universidade Federal do Pará. A cerimônia contou com a presença expressiva da comunidade acadêmica e de representantes das Unidades Acadêmicas da capital e do interior. A professora MSc. Gyanne do Socorro Pereira de Lima, coordenadora do Campus da UFPA, Marajó-Soure prestigiou o evento. Na ocasião também foi nomeado o vice-reitor, o professor Gilmar Pereira da Silva. A cerimônia aconteceu no auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes, no Campus Guamá, em Belém.

 

A coordenadora do Campus universitário Marajó-Soure, professora MSc. Gyanne do Socorro Pereira de Lima e o reitor da UFPA, professor Emmanuel Zagury Tourinho

 

A coordenadora do Campus universitário Marajó-Soure, professora MSc. Gyanne do Socorro Pereira de Lima e o vice-reitor, professor  Gilmar Pereira da Silva.

EMMANUEL

Publicado  em: 13/10/2016 às 17:10

 

 

UFPA- CAMPUS SOURE LANÇA PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA

     

Estão abertas as inscrições para bolsistas para trabalhar no setor administrativo da UFPA -

Campus de Soure. Fique atento para o cronograma do certame:

Inscrições: De 06/10/2016 a 13/10/2016

Horário: 09:00h às 12:00h/ 14:00h às 17:00h

 Público-alvo: Discentes do Campus Marajó/Soure

 Local das inscrições: Divisão de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPEX)

Data da prova: 14/10/2016 / 09 horas da manhã

Local de realização da prova: Campus Soure/ Laboratório de informática

Carga horária do trabalho: 20 horas semanais

Resultado final do processo seletivo: 17/10/2016 / 11:00h da manhã

Mais informações no DEPEX / Campus de Soure

 

Publicado  em: 06/10/2016 às 16:50

PROCESSO SELETIVO 2017 DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
 

     

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA

O PROCESSO SELETIVO 2017 DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

A inscrição será admitida exclusivamente via internet, no endereço eletrônico: http://www.ceps.ufpa.br, solicitada a partir das 14:00 horas do dia 30 de setembro de 2016 até as 17:00 horas do dia 24 de outubro de 2016

Somente poderão participar do PS UFPA 2017 candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio do ano de 2016 (Enem 2016)

Haverá cobrança de taxa de inscrição no valor de R$ 35,00 (trinta e cinco reais)

Mais informações no edital do PS 2017

No endereço eletrônico: http://www.ceps.ufpa.br

 

Publicado  em: 30/09/2016 às 17:45

 

PROCESSO SELETIVO ESPECIAL PARA VAGAS RESERVADAS PARA CANDIDATOS INDÍGENAS E QUILOMBOLAS – PSE 2016 - 2
 

     

 

HOMOLOGAÇÃO DA INSCRIÇÃO

28 DE SETEMBRO A 18 DE NOVEMBRO DE 2016

 

O Candidato deve entregar dois documentos:

- Declaração de pertencimento étnico, indígena ou quilombola;

- Boleto bancário que comprova sua inscrição no PSE 2016-2;

Local: Depex / Responsável: Maria Justina Sabóia

  

Publicado  em: 30/09/2016 às 17:45

 

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ-SOURE

DAIE/PROEX

 

     

  

                  

Em linhas gerais, o Programa de Bolsa Permanência – PBP é uma ação do Governo Federal de concessão de auxílio financeiro a estudantes matriculados em instituições federais de ensino superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica e para estudantes indígenas e quilombolas. O recurso é pago diretamente ao estudante de graduação por meio de um cartão de benefício.

A Bolsa Permanência é um auxílio financeiro que tem por finalidade minimizar as desigualdades sociais e contribuir para a permanência e a diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Seu valor, estabelecido pelo Ministério da Educação, é equivalente ao praticado na política federal de concessão de bolsas de iniciação científica, atualmente de R$ 400,00 (quatrocentos reais). Para os estudantes indígenas e quilombolas, será garantido um valor diferenciado, igual a pelo menos o dobro da bolsa paga aos demais estudantes, em razão de suas especificidades com relação à organização social de suas comunidades, condição geográfica, costumes, línguas, crenças e tradições, amparadas pela Constituição Federal. Ademais, os estudantes indígenas e quilombolas matriculados em cursos de licenciaturas interculturais para a formação de professores também farão jus a bolsa de permanência durante os períodos de atividades pedagógicas formativas na IFES, a bolsa de permanência até o limite máximo de seis meses.

·      Portaria 389 MEC 2013 – Criação do Programa Bolsa Permanência

·      Resumo do Programa

·      Manual

·      Documentação Exigida Pela UFPA

·      Calendário do PBP/MEC

·      Site do PBP/MEC

·      Telefone (Coord. MEC): 0800 616161

·      Telefone (Coord. UFPA): 3201-7268

 

QUILOMBOLA

·      Declaração de Pertencimento Étnico

·      Autodeclaração

INDÍGENA

·      Declaração de Pertencimento Étnico

·      Autodeclaração

Objetivo do Programa

Seus objetivos são:
• I – viabilizar a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial os indígenas e quilombolas;
• II – reduzir custos de manutenção de vagas ociosas em decorrência de evasão estudantil;
• III – promover a democratização do acesso ao ensino superior, por meio da adoção de ações complementares de promoção do desempenho acadêmico.

Quem Pode?

Poderá receber a Bolsa Permanência o estudante que cumprir, cumulativamente, as seguintes condições:

I – possuir renda familiar per capita não superior a um salário-mínimo e meio;

II – estar matriculado em cursos de graduação com carga horária média superior ou igual a cinco horas diárias;

III – não ultrapassar dois semestres do tempo regulamentar do curso de graduação em que estiver matriculado para se diplomar;

IV – ter assinado Termo de Compromisso;

IV – ter seu cadastro devidamente aprovado e mensalmente homologado pela instituição federal de ensino superior no âmbito do sistema de informação do programa.

Além disso, o Programa prioriza os indígenas e quilombolas, que, independente da carga horária dos cursos nos quais estão matriculados, poderão receber o recurso.

Como Funciona?

A base de funcionamento do Programa de Bolsa Permanência está no cadastro dos beneficiários que é validado pelas instituições federais de ensino superior – IFES. Toda instituição deve manter no sistema de gestão do programa a relação de todos os alunos que cumprem os requisitos mínimos para fazerem jus ao recebimento da Bolsa Permanência. Mensalmente, a relação dos alunos beneficiários será encaminhada pela IFES ao Ministério da Educação – MEC, que homologará os nomes e os repassará para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE providenciar os pagamentos, diretamente aos estudantes beneficiários.

Antes de esse procedimento se iniciar, é necessário, no entanto, que a IFES assine um Termo de Adesão ao Programa de Bolsa Permanência, disponível no sistema de gestão do programa. Esse passo é importante porque o Programa de Bolsa Permanência pressupõe que as IFES se responsabilizem pela veracidade das informações repassadas ao Ministério da Educação. Além disso, como o Programa estipula obrigações e responsabilidades à IFES, é importante que elas assinem um Termo de Adesão, concordando com as normas ali presentes. Por exemplo, a IFES obriga-se, entre outras, a designar um pró- -reitor, ou cargo equivalente, para realizar a operacionalização do programa no âmbito da instituição.

Em seguida, a IFES fará ampla divulgação interna de que é participante do Programa de Bolsa Permanência do Governo Federal e mobilizará os alunos interessados a preencherem seus respectivos cadastros com informações sobre seu perfil socioeconômico e acadêmico. Todas as informações preenchidas pelos estudantes deverão ser verificadas e comprovadas pela instituição de ensino superior, que se responsabiliza, juntamente com os alunos, pela veracidade dos dados registrados bem como pelo arquivamento dos documentos comprobatórios. Na sequência, a IFES fará a verificação e a homologação dos documentos apresentados pelos estudantes e enviará, mensalmente ao MEC, a relação dos estudantes que fazem jus ao recebimento das bolsas. Todo o processo é informatizado, sem grandes burocracias.

     

Publicado  em: 19/09/2016 às 18:45

 

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ-SOURE

DAIE/PROEX

 

        

      

A Diretoria de Assistência e Integração Estudantil (DAIE) por meio Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) comunica aos discentes interessados que recebeu o Ofício nº 29/2016/CGRE/DIPES/SESU/SESU/SESU-MEC (Processo nº 23000.038146/2016-07) proveniente do Ministério da Educação, conforme segue abaixo:

Ofício-Circular nº 29/2016/CGRE/DIPES/SESU/SESU-MEC

 

Brasília, 30 de agosto de 2016.

Aos(Às) Reitores(as) das

INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR

 

Assunto: Períodos para inscrições de discentes indígenas e quilombolas no Programa de Bolsa Permanência.

Referência: Processo nº 23000.038146/2016-07.

  

Magníficos(as) Reitores(as)

 1- Considerando o Ofício-Circular nº 2/2016/DIPES/SESU/SESU-MEC, de 11 de maio de 2016 (Processo SEI nº 23000.004199/2016-16), cujo assunto tratava da suspensão de novas inscrições para o Programa de Bolsa Permanência, informamos que o sistema SIGPET ficará disponível para inscrições de discentes indígenas e quilombolas até o dia 30/09/2016.

2- Após essa data, os estudantes indígenas e quilombolas somente poderão se inscrever no Programa nos períodos pré-estabelecidos pelo Ministério da Educação. 

3- Pelos motivos expostos no Ofício-Circular citado e visando a continuidade do atendimento aos objetivos do Programa, foram estabelecidos para o ano de 2017 dois períodos de inscrição para discentes indígenas e quilombolas, conforme tabela a seguir.

 Períodos de inscrição para discentes indígenas e quilombolas

Semestre 

Início

Fim

1º Semestre 

01/03/2017

28/04/2017

2º Semestre

01/08/2017

29/09/2017

 

  Atenciosamente,

 

Vicente de Paula Almeida Júnior

Diretor de Políticas e Programas de Graduação - Interino

 

 

Paulo Monteiro Vieira Braga Barone

​Secretário de Educação Superior

Considerando o exposto acima, o discente que ainda não realizou sua inscrição no PBP/MEC deve acessar o link abaixo e seguir as orientações para acessar o Programa.

Veja o passo a passo para a inscrição

Acesse os link principais para a inscrição

http://sigpet.mec.gov.br/

 

                  

     

 

Publicado  em: 19/09/2016 às 18:45

 

ALUNOS QUE PRECISAM APRESENTAR DOCUMENTOS PARA A MEIA CARTEIRA INTERMUNICIPAL - ARCOM

        Publicado  em: 19/09/2016 às 18:00

                        

NOME DO ALUNO

CURSO

DOCUMENTO

SAFIRA RIBEIRO DE QUEIRÓZ

BIOLOGIA

DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA

JÉSSICA MELO DE OLIVEIRA

ETNODESENV

DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA

MARIA ELIANA DOS SANTOS MOREIRA

PEDAGOGIA

DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA

ANA PEREIRA DO NASCIMENTO MACIEL

PEDAGOGIA

DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA

 

 

 

RECONHECER NO CARTÓRIO A DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA

ADAÍLSON DOS SANTOS FREITAS

ETNODESENV

RECONHECER NO CARTÓRIO A DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA

VANILCE GOMES DA SILVA

ETNODESENV

RECONHECER NO CARTÓRIO A DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA

DEISE CRISTINA RODRIGUES MAGALHÃES

ETNODESENV

RECONHECER NO CARTÓRIO A DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA

MARIA BEATRIZ PORTILHO MACIEL

ETNODESENV

RECONHECER NO CARTÓRIO A DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA

MARIA DA CONCEIÇÃO MIRANDA DOS SANTOS

ETNODESENV

RECONHECER NO CARTÓRIO A DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA

MARIA DO CARMO MARQUES DOS SANTOS

ETNODESENV

RECONHECER NO CARTÓRIO A DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA

 

     

 

 

 

XX ENCONTRO IFNOPAP/ CAMPUS FLUTUANTE - UFPA

        

A Universidade Federal do Pará realizará o XX Encontro Internacional IFNOPAP (O Imaginário nas Narrativas Orais Populares da Amazônia Paraense) e X Campus Flutuante, entre 5 e 9 de dezembro de 2016, com o tema "Belém Insular – Biodiversidade, Cultura e Sustentabilidade", em Belém, Ilha do Mosqueiro e Combu.

Em anexo, estamos enviando um folder com informações mais detalhadas sobre o evento e gostaríamos que ele fosse divulgado no site e nas redes sociais da instituição.

 

Atenciosamente,

Maria do Socorro Simões

Coordenadora do projeto IFNOPAP. 

                        

     

 

Publicado  em: 15/09/2016 às 21:00

 

RESULTADO DA APURAÇÃO DE VOTOS DA ELEIÇÃO PARA COORDENAÇÃO DO CAMPUS

                    

        A Comissão Eleitoral responsável pelas eleições aos cargos de Coordenador e Vice-coordenador do Campus Universitário do Marajó - Soure. Torna público o RESULTADO DA APURAÇÃO DOS VOTOS e o RELATÓRIO DE INTERCORRÊNCIA.

 RESULTADO DA APURAÇÃO

RELATÓRIO DA INTERCORRÊNCIA

                                     

     

 

Publicado  em: 08/09/2016 às 21:00

 

LISTAGEM DE ELEITORES APTOS A VOTAR

                    

        A Comissão Eleitoral responsável pelas eleições aos cargos de Coordenador e Vice-coordenador do Campus Universitário do Marajó - Soure. Torna público a LISTAGEM DE ELEITORES APTOS A VOTAÇÃO.

 DOCENTES APTOS A VOTAR

FUNCIONÁRIOS TÉCNICOS APTOS A VOTAR

DISCENTES APTOS A VOTAR

                                          

 

Publicado  em: 05/09/2016 às 17:35

 

Calendário Eleitoral

Eleição para Coordenador

Vice Coordenador do Campus Marajó - Soure

 

                    

 A Comissão Eleitoral responsável pelas eleições aos cargos de Coordenador e Vice-coordenador do Campus Universitário do Marajó - Soure. Torna público o resultado do processo de HOMOLOGAÇÃO DE REGISTRO DE CHAPAS, bem como a RESPOSTA DE RECURSO interposto.

                                          

                                            HOMOLOGAÇÃO DE REGISTRO DE CHAPAS

                                                          RESPOSTA DE RECURSO

 

Publicado  em: 02/09/2016 às 15:35

 

Calendário Eleitoral

Eleição para Coordenador

Vice Coordenador do Campus Marajó - Soure

 

                    

 

 

CALENDÁRIO PROCESSO ELEITORAL

 

 

 

DATAS IMPORTANTES

 

 

FORMAÇÃO DA COMISSÃO ELEITORAL

25/08/2016 (DE ACORDO COM A PORT. N° 016/2016-CG)

APROVAÇÃO DO REGIMENTO ELEITORAL

31/08/2016(DE ACORDO COM RESOLUÇÃO N° 002/2016-CG)

ENTREGA DE CÓPIA DO REGIMENTO ELEITORAL ÀS CHAPAS

NO ATO DE INSCRIÇÃO

PERÍODO DAS INSCRIÇÕES DAS CHAPAS

01/09/2016 (DAS 08H00MIN ÀS 17H00MIN)

CREDENCIAMENTO DOS FISCAIS DE CHAPAS

01/09/2016 (DAS 08H00MIN ÀS 17H00MIN)

PUBLICAÇÃO DAS CHAPAS HOMOLOGADAS

01/09/2016 (às 18h00min)

PUBLICAÇÃO DE ELEITORES APITOS À VOTAÇÃO

05/09/2016

DEBATE ELEITORAL

05/09/2016 (de 10h30min as 12h00min)

REALIZAÇÃO DA ELEIÇÃO (VOTAÇÃO)

08/09/2016

REALIZAÇÃO DA APURAÇÃO

Após o término da votação – dia da eleição

RESULTADO DA ELEIÇÃO

Após o término da votação – dia da eleição

RECURSO CONTRA O RESULTADO DA APURAÇÃO

24h após a divulgação do resultado da apuração

RESPOSTAS AOS RECURSOS

24h após a interposição dos recursos

HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO FINAL DAS ELEIÇÕES

12/09/2016

 

 

Publicado  em: 31/07/2016 às 18:50

 

 

                    

 

Publicado  em: 31/07/2016 às 13:30

 

Habilitação para os discentes DEFERIDOS (Novos e/ou Renovação) no Programa Permanência

 

                    

No período de 18 de julho a 05 de agosto de 2016, os candidatos novos, devem cadastrar no Sistema Gerencial de Assistência Estudantil – SIGAEST os dados de sua conta bancária, lembrando que será aceita somente conta corrente ativa no nome do próprio contemplado. Quem ainda não possui conta bancária deve solicitar os devidos procedimentos para abertura de conta. A Diretoria ressalta que a responsabilidade pela inserção correta dos dados bancários no SIGAEST é do próprio candidato. Caso ocorra qualquer erro de digitação da informação ou bloqueio na conta apresentada, o candidato não terá direito a pagamento retroativo.

Procedimento para inserção dos dados bancários:

 

Ø  Acessar http://proex.ufpa.br/sigaest/inicial.php

 

Ø  Entrar na sua conta com matrícula e CPF

 

Ø  Na aba "Auxílios que estou inscrito", clicar em "Acompanhar" no quadro do"Programa Permanência 2016 – Modalidades Permanência e Moradia.

 

Ø  Clicar no botão "Dados bancários" e preencher as informações.

No caso específico dos discentes calouros que foram deferidos dentro do número de auxílios disponíveis, estes deverão anexar no SIGAEST, além dos dados bancários, o atestado ou declaração de matrícula referente ao 2º período letivo de 2016, elencando as disciplinas que está cursando. Caso entregue a declaração, esta deve conter assinatura e carimbo da direção/secretaria da faculdade a qual é vinculado. O discente sem matrícula não poderá receber o auxílio.

Os (as) discentes em renovação, somente deverão apresentar dados bancários, caso tenham mudado de domicilio bancário. Entretanto, existem 63 discentes com pendência na habilitação que se encontram sem registro de matrícula no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas SIGAA. No caso desses discentes da renovação, deverão anexar no SIGAEST o atestado ou declaração de matrícula referente ao 2º período letivo de 2016, elencando as disciplinas que está cursando. Caso entregue a declaração, esta deve conter assinatura e carimbo da direção/secretaria da faculdade a qual é vinculado.

 

Publicado  em: 21/07/2016 às 07:10

 

COMUNICADO DEPEX

 

                     A DEPEX reintera que as inscrições para Seminário de Educação Superior, Etnodesenvolvimento e Ações Afirmativas em Soure/PA tem como

OBJETIVOS: DISCUTIR A INSERÇÃO DE POVOS INDÍGINAS, QUILOMBOLAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, REPENSANDO AS PRÁTICAS/METODOLOGIAS FORMAIS DE ENSINO E O PAPEL DA UNIVERSIDADE NESSE PROCESSO.

                  PROMOVER A RECEPÇÃO INSTITUCIONAL AOS CALOUROS DO TERCEIRO PERÍODO LETIVO 2016, INTEGRANDO-OS AO UNIVERSO ACADÊMICO.

                   ADICIONA, QUE O PÚBLICO ALVO SÃO: discentes e egressos do curso de Etnodesenvolvimento, discentes e docentes dos diferentes níveis de ensino, professores da rede municipal, estadual e federal, movimentos sociais.

INSCRIÇÕES: 27/06 A 04/07

LOCAL: DEPEX/SOURE

HORÁRIOS: (MANHÃ DE 08 ÀS 12) - ÁLLAN ARTHUR SARMENTO,

                    (TARDE DE 14 ÀS 18) - ANCELMO REINALDO CRAVEIRO

 

Publicado  em: 04/07/2016 às 10:20

 

SUSPENSÃO DE PROCESSO ELEITORAL - 2016

 

 

Publicado  em: 27/06/2016 às 08:00

 

CALENDÁRIO PROCESSO ELEITORAL

 

     

     
 

CALENDÁRIO PROCESSO ELEITORAL

     
 

DATAS IMPORTANTES

     
 

APROVAÇÃO DO REGIMENTO ELEITORAL

22/03/2016 (De Acordo com Resol. Nº 001/2016)

 

FORMAÇÃO DA COMISSÃO ELEITORAL

10/06/2016 (De Acordo com a Port. Nº 012/2016-CG)

 

ENTREGA DE CÓPIA DO REGIMENTO ELEITORAL ÀS CHAPAS

No ato de Inscrição

 

PERÍODO DAS INSCRIÇÕES DAS CHAPAS

13 a 22/06/2016 (das 14h00min às 17h00min)

 

CREDENCIAMENTO DOS FISCAIS DE CHAPAS

13 a 22/06/2016 (das 14h00min às 17h00min)

 

PUBLICAÇÃO DAS CHAPAS HOMOLOGADAS

24/06/2016

 

PUBLICAÇÃO DE ELEITORES APTOS À VOTAÇÃO

27/06/2016

 

POSSÍVEL DEBATE ELEITORAL

28/06/2016

 

REALIZAÇÃO DA ELEIÇÃO (VOTAÇÃO)

06/07/2016

 

REALIZAÇÃO DA APURAÇÃO

Após o Término da Votação - Dia da Eleição

 

RESULTADO DA ELEIÇÃO

24h após a apuração

 

RECURSO CONTRA O RESULTADO DA APURAÇÃO

24h após a divulgação do resultado da apuração

 

RESPOSTAS AOS RECURSOS

24h após a interposição dos recursos

 

HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO FINAL DAS ELEIÇÕES

11/07/2016

 

 

Publicado  em: 24/06/2016 às 10:11

 

 HOMOLOGAÇÃO DE INSCRIÇÕES     

 

     


 

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SOURE

________________________________________________________________

 

COMISSÃO ELEITORAL

RESOLUÇÃO Nº 001/2016-Conselho do Campus

PORTARIA Nº. 012/2016-CG

 

 HOMOLOGAÇÃO DE INSCRIÇÕES

 

 

Eleições 2016 – Quadriênio 2016-2020

 

 

 

A Comissão Eleitoral, no uso de suas atribuições Regimentais, defere os requerimentos e homologa por unanimidade as inscrições dos candidatos aos cargos de Coordenador (a) e Vice - Coordenador (a) no Processo Eleitoral do Campus Universitário Marajó – Soure / UFPA, para o quadriênio 2016-2020, conforme descrita abaixo.

 

Nome/Candidatos

Chapa

Profº. Dr. Luiz Marcelo de Lima Pinheiro e Profª. Drª. Márcia de Toledo Blake

Ciência e inovação na educação marajoara

 

 

 

Publicado  em: 24/06/2016 às 09:43

 

Comunicado LINFOR

     

Devido a problemas no site não foi possível disponibilizar o calendário e o cronograma de inscrição eleitorais. Solicitamos aos professores interessados em se inscreverem nas chapas que procurem a Comissão Eleitoral  para requisitarem as informações necessárias ao processo eleitoral.

LINFOR

 

 

Publicado  em: 15/06/2016 às 09:00

 

CALENDÁRIO DO PBP/MEC

     

 

 

Publicado  em: 14/06/2016 às 10:40

 

 

DOCUMENTOS DA COMISSÃO ELEITORAL

     

 

 

Publicado  em: 14/06/2016 às 09:00

 

comunicado UFPA Campus Marajó - Soure

     

 

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

 

                        Mem. Circular N.º 004/2016

Soure, 31 de maio de 2016.

À:                   Comunidade Acadêmica.

DO:                Laboratório de Informática - LINFOR.

 

 

1.                                         O LINFOR VEM, ATRVÉS DESTE, COMUNICAR QUE NA DATA:         03 DE JUNHO DE 2016 (SEXTA-FEIRA), O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NÃO ESTARÁ EM FUNCIONAMENTO DEVIDO AO SERVIÇO DE DEDETIZAÇÃO DESTE CAMPUS.

 

 

Atenciosamente,

 

 

DILVANE SILVA TRINDADE

ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO

SIAPE N°1047067

 

 

Publicado  em: 02/06/2016 às 09:00

 

comunicado UFPA Campus Marajó - Soure

     

 

Reunião, hoje, 31 de maio de 2016 com todos os chefes de turma às 16 horas. Para tratar das eleições da Coordenação do Campus.

 

Publicado  em: 01/05/2016 às 10:40

 

comunicado

comunicamos aos alunos deste  Campus interessados em tirar a

meia carteira  intermunicipal pela (ARCON) que deverão  entregar a

documentação completa na  (DEPEX) até o dia 10 de junho de 2016.

a relação de documentos necessários e o  formulário para solicitação

estão no site da ARCON.

 

DEPEX

 

Publicado  em: 30/05/2016 às 12:00

 

Edital Bolsista 2016

     

 

Soure, 25 de maio de 2016

 

SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO PARA TRABALHAR NO SETOR

ADMINISTRATIVO DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO

MARAJÓ - SOURE.

 

 

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA

 

 

Das Disposições Iniciais:

A Coordenação do Campus Universitário do Marajó - Soure torna público o edital de abertura do Processo Seletivo para seleção de um bolsista para trabalhar na área administrativa do Campus Universitário do Marajó - Soure.

 

01. Das Inscrições:

Estão abertas, no período de 30/05/2016 a 01/06/2016 (de segunda a quarta-feira) no horário das 09h às 12h e das 14h às 17h.

As inscrições ao Processo Seletivo para a escolha de (01) um bolsista e (02) cadastros reservas, para trabalhar na área administrativa do Campus Universitário do Marajó-Soure.

 

Local das inscrições: Coordenação de Planejamento, Gestão e Avaliação (CPGA).

 

02. Das Vagas

 

Oferta

Local

Horário de trabalho do bolsista

01

Campus Universitário do Marajó- Soure

 08 às 12 h

02   

Cadastro reserva

 

 

 

 

 

 

03. Critérios para seleção:

 

3.1 - O candidato deverá ser estudante dos cursos de Ciências Biológicas ou Letras do Campus Universitário do Marajó-Soure, inclusive, calouros.

3.2 - O candidato a bolsista deverá dispor de 20 horas semanais para o exercício da função, que será no horário de 08 às 12 horas;

3.3 – Possuir idade mínima de 18 anos;

3.4 – Possuir conhecimentos básicos de informática;

3.5 – Ter bons conhecimentos em escrita, interpretação e redação.

 

I PARTE: DA REALIZAÇÃO DA SELEÇÃO

 

I.I – Local, Data e Horário

Local: Campus Universitário do Marajó-Soure

Data: 03 de junho de 2016 (sexta-feira).

Horário: 09 h da manhã no laboratório de informática

 

 

I.II – Do Processo Seletivo

O método de avaliação do processo seletivo será uma redação e a confecção de um documento oficial, conforme modelo solicitado na hora da prova (memorando, ofício ou portaria expedidos).

 

II PARTE: Do Resultado Final

Local: Campus Universitário do Marajó - Soure

Data: 07 de junho de 2016, a Comissão Organizadora do Processo Seletivo divulgará o resultado final do certame.

 

Após a divulgação do resultado, o candidato classificado, deverá entregar os seguintes documentos na Coordenação Geral:

1.     Comprovante de residência;

2.     Comprovante de matrícula;

3.     Cópias dos seguintes documentos:

3.1.                     RG;

3.2.                     CPF;

3.3.                     Informações bancárias (Conta corrente)

 

 

 

 

 

Das Disposições Finais

 

O concurso será realizado por uma Comissão Organizadora indicada pela Coordenação Geral.

O candidato classificado iniciará o exercício da função, na data que vier a ser determinada pela comissão organizadora, juntamente com a Coordenação do Campus.

O termo de contrato do bolsista estará disponível na Coordenação de Planejamento, Gestão e Avaliação (CPGA), do Campus Universitário do Marajó - Soure.

O Processo Seletivo obedecerá às normas do presente edital

 

  

Prof.ª M. Sc. Gyanne do Socorro Pereira de Lima

Coordenadora Geral do Campus Universitário do

 Marajó-Soure

Portaria Nº 3096/2015

 

 

ANEXOS

Sugestão de Leitura: Manual de redação oficial da Presidência da República.

www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/ManualRedPR2aEd.PDF

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado  em: 30/05/2016 às 10:00

 

CONVITE

Visita de Candidato a Reitor da UFPA

     

Senhoras e Senhores,

1 - Os candidatos a Reitoria da Ufpa, professores Edson Ortiz de Matos e Mauro de Amorim Acatauassu Nunes , realizarão visita em campanha eleitoral à esta unidade acadêmica regional, no dia25/05/2016, e  reunir-se-ão com a comunidade universitária, no Auditório Prof. Ernani Chave, a partir das 9h50min, para apresentar propostas para o desenvolvimento futuro da  Universidade Federal do Pará e deste campus.

2 - Assim, a Coordenação Geral desta unidade convida Vossas senhorias a se fazerem presentes neste momento e espaço importante da política institucional, e que se configura numa oportunidade para se debater/discutir os rumos desta instituição no próximo quadriênio. Principalmente no que concerne a uma política de desenvolvimento efetivo para a educação superior pública na e para a Ilha do Marajó.  

Atenciosamente,

 

Téc. Me. Maria Páscoa S. de Sousa

Assistente da Coordenação Geral-CUMS

Portaria 3451/2015 

 

 

Publicado  em: 19/05/2016 às 18:00

 

Curso de Capacitação

     

Prefeitura Municipal de Soure

Secretaria Municipal de saúde de Soure

Coordenação da Atenção Básica

À Coordenação do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

UFPA/CAMPUS - SOURE

Segundo exposto, a Secretaria Municipal de Saúde estará realizando em nosso município, uma Capacitação sobre síndrome de Williams, e algumas Doenças Raras, que será realizado no auditório da UFPA/CAMPUS-SOURE, no dia 13/05/2016 às 15:00 horas, com o intuito de trazer informações e conhecimentos para nossos proficionais, e estamos ofertando 20 vagas para alunos deste Curso, segue fixa de inscrição em anexo, solicito que as fichas de inscrição sejam devolvidas até o dia 12/05/2016 às 10:00hs.

att,

Alan Gonsalves

 

 

Publicado  em: 09/04/2016 às 11:30

 

convite

     

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CAMPUS UNIVERCITÁRIO DO MARAJÓ

COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO GESTÃO E AVALIAÇÃO

 

 Memo. Circular N° 011/2016 – CG

 

Soure, 06 de maio de 2016.

 

Á convite

Convidamos a Comunidade Universitária a participar da reunião com o candidato a Reitor Emanuel Tourinho, que irá ocorrer no dia 05/05/2016 no auditório Ernani Chaves.

Cordialmente,

 

 

 

Coordenação Geral

 

 

Publicado  em: 04/04/2016 às 16:00

 

CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS NO PSE 2015-5 – SELEÇÃO DIFERENCIADA PARA COMUNIDADE INDIGENAS/QUILOMBOLA/ETNODESENVOLVIMENTO

     

 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CENTRO DE REGISTRO E INDICADORES ACADËMICOS
EDITAL Nº 038 /2016 – CIAC, 27 DE ABRIL DE 2016
 

CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS NO PSE 2015-5 – SELEÇÃO DIFERENCIADA PARA COMUNIDADE INDIGENAS/QUILOMBOLA/ETNODESENVOLVIMENTO PARA ENTREGA DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS À HABILITAÇÃO AO VÍNCULO INSTITUCIONAL
 

O Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (CIAC) da Universidade Federal do Pará  convoca os candidatos aprovados e classificados no Processo Seletivo Especial 5 (PSE-5), de concorrência exclusiva entre indígenas e quilombolas, a realizarem a entrega de documentos necessários à efetivação do vínculo institucional. As habilitações serão realizadas nos seguintes locais: em Belém, no Auditório Benedito Nunes; nos polos de Mãe do Rio, Mocajuba e Oeiras do Pará, nas Secretarias Municipais de Educação; e nos campi do interior, nas Secretarias Acadêmicas.

O PSE-5 disponibilizou um total de 717 oportunidades de ingresso no ensino superior público a estudantes de origem indígena, quilombola ou integrantes de populações tradicionais interessados no curso de Etnodesenvolvimento. Não houve sobra de vagas, já que alguns cursos não tiveram inscritos e outros não tiveram alunos classificados e as vagas não preenchidas nesse processo são automaticamente extintas. Foram aprovados 26 candidatos indígenas, 247 quilombolas e 45 integrantes de populações tradicionais.

É necessário apresentar os originais e as cópias dos seguintes documentos: CPF e RG; título de eleitor (para maiores de 18 anos); comprovante de que está em dia com as obrigações militares (para homens maiores de 18 anos); histórico escolar do Ensino Médio; certificado de conclusão do Ensino Médio ou diploma de conclusão do Ensino Técnico integrado ao Médio; comprovante de residência; uma foto 3x4 recente e de frente; e o cadastro on-line, que estará disponível a partir desta sexta-feira, 29, no site.

O candidato convocado deverá enviar os documentos e o cadastro on-line já assinado e com foto para os e-mails ciac@ufpa.br e cacciac@ufpa.br. As mensagens enviadas à UFPA devem conter, no assunto, o nome do concurso, do candidato, do curso e do município.

Para saber – O candidato que não comparecer terá um prazo máximo de 24 horas para justificar sua ausência no processo de entrega de documentos. Para isso, deverá formalizar sua justificativa no CIAC ou em um dos campi da UFPA, anexando documentos que comprovem sua justificativa. Caso contrário, perderá o direito à vaga. Até o dia 13 de maio, o CIAC publicará o Edital de Homologação da análise dos documentos apresentados pelo candidato.

As aulas para os calouros 2016 da UFPA iniciam-se no dia 23 de maio, em razão do calendário acadêmico da Universidade, que precisou ser ajustado para repor os dias letivos perdidos durante a greve de docentes e técnicos de 2015. Já a Semana do Calouro está agendada para ocorrer nos dias 19 e 20 de maio.

Serviço:
Habilitação do
Processo Seletivo Especial
Data: 3 de maio
Horário, local e outras informações podem ser vistos no Edital, ainda a ser divulgada.

Texto: Elisa Vaz – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes

para o Campus Marajó-Soure, confira os horários

Etnodesenvolvimento (Soure)

curso campus horario
169 - Etnodesenvolvimento - lic./ bach. (2° sem.) - integral Soure  08 hs as 12 hs
160 - Ciências Biológicas - Licenciatura -Vespertino Soure 08 hs as 12 hs
161 - Letras - Língua Inglesa - Licenciatura - Matutino Soure 08 hs as 12 hs

 

Os candidatos classificados no PSE devem comparecer nos locais descritos, no dia 03 de maio de 2016.

 

Publicado  em: 02/04/2016 às 10:23

 

OFÌCIO

     

 

 

Ofício Nº 011/2016 – CG

Soure, 28 de abril de 2016.

À: Rádio Guarany AM

 

Assunto: Solicitação de Divulgação

 

1.                  Vimos através deste, solicitar a esta conceituada rádio a divulgação da Convocação dos candidatos classificados no PSE 2015-5, objeto do Edital nº 05 – COPERPS, 20 de outubro de 2015, à comparecerem no dia 3 de maio de 2016, na Secretaria Acadêmica do Campos Universitário do Marajó-Soure, no horário de 08 h às 12 h, para entrega de documentos necessários {à efetivação do vínculo institucional, a fim de tornarem-se aptos à matrícula em atividades curriculares do Curso para o qual foram classificados.

2.                  Informamos que o Processo seletivo se dará conforme abaixo discriminado:

a)      Período de Inscrição: 08 a 15 de março de 2016;

b)      Local de Inscrição: Secretaria Executiva – Campus Soure

c)      Horário: 09h00min às 12h00min e 14h00min às 17h00min;

d)     Documentação Necessária (originais e cópias): CPF, RG, Carteira de Manipulador de Alimentos, Declaração de Antecedentes Criminais, Comprovante de Residência.

3.                  Cada proponente deverá apresentar proposta em que haja no mínimo de três pessoas atuando na Cantina, e todos deverão apresentar os referidos documentos.

4.                  E certo de contarmos com o vosso apoio, expressamos antecipadamente nossos sinceros agradecimentos e estamos à disposição para maiores esclarecimentos.

 

Atenciosamente,

 

 

 

Prof.ª M.Sc. Gyanne do Socorro Pereira de Lima

Coordenadora Geral do Campus Universitário do Marajó-Soure

Portaria Nº 3096/2015

 

 

 

Publicado  em: 29/04/2016 às 11:40

 

Aviso

     

A validade da carteira de meia passagem intermunicipal foi prorrogada.

As carteiras intermunicipais emitidas em 2015 agora têm validade estendida até 31 de outubro de 2016.

Essa prorrogação é válida para estudantes que estiverem regularmente matriculados no exercício de 2016.

 

 

Publicado  em: 29/04/2016 às 09:40

 

COMUNICADO

     

Comunicamos a todos os alunos que a Comissão Tripartite da Meia Passagem Intermunicipal estará no Campus do Marajó - Soure no período de 27/04/2016 a 29/04/2016 para resolver assuntos do cadastro da meia passagem intermunicipal.

Para agilizar o atendimento mandamos a xerox do requerimento de inscrição para a meia passagem intermunicipal. Esse requerimento também pode ser impresso no site: www.arcon.pa.gov.br

 

CPGA

 

Publicado  em: 26/04/2016 às 16:10

 

CONVOCAÇÃO EM 3ª CHAMADA DOS CANDIDATOS APROVADOS E NÃO CLASSIFICADOS NO PS 2016 – CURSOS DOS CAMPI DO INTERIOR,

PARA ENTREGA DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

À HABILITAÇÃO AO VÍNCULO INSTITUCIONAL

 

     

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE REGISTRO E INDICADORES ACADËMICOS EDITAL N.º 033/2016 – CIAC, DE 20 DE ABRIL DE 2016

 

CONVOCAÇÃO EM 3ª CHAMADA DOS CANDIDATOS APROVADOS E NÃO CLASSIFICADOS NO PS 2016 – CURSOS DOS CAMPI DO INTERIOR,

PARA ENTREGA DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

À HABILITAÇÃO AO VÍNCULO INSTITUCIONAL

O Diretor do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos da Universidade Federal do Pará CONVOCA, em 3ª chamada, os candidatos aprovados e não classificados no PS 2016 – cursos dos Campi do Interior, objeto do EDITAL N.º 3 – COPERPS, de 24/09/2016, que manifestarem interesse em participar de convocações em demais, nos termos do Edital Nº 016/2016 – CIAC, de 29/01/2016, para preenchimento de vagas remanescentes nos cursos de graduação da UFPA, em decorrência de faltosos e desistências de vagas, a comparecerem nos dias, locais e horários discriminados no Anexo I deste Edital, para entrega de documentos necessários à efetivação do vínculo institucional, a fim de tornarem-se aptos à matrícula em atividades curriculares do Curso para o qual foram classificados.

Os documentos constantes nos itens 1.1 e 2.1 deverão ser anexados obrigatoriamente, por meio eletrônico, ao cadastro acadêmico do calouro (COC) quando do preenchimento do referido cadastro, a fim de ser finalizado, bem como deverão também ser enviados por e-mail para o endereço eletrônico cacciac@ufpa.br ou ciac@ufpa.br.

Alguns Município (Bragança; Oeiras do Pará, Limoeiro do Ajuru; Capanema; Augusto Corrêa) ainda não estão neste Edital pois só encerraram as analises dos mesmos após a geração e deverão estar listados no próximo edital de repescagem...

2.2. Do Egresso de Escola Pública com Renda Familiar Bruta Igual ou Inferior 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo per capita (CER):

2.2.1 O candidato aprovado deverá apresentar os ORIGINAIS e CÓPIAS dos seguintes documentos: CPF; Cédula de Identidade (RG); prova de que está em dia com as obrigações eleitorais (para maiores de 18 anos); prova de que está em dia com as obrigações militares (para homens maiores de 18 anos); Histórico Escolar do Ensino Médio; Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Diploma de Conclusão do Ensino Técnico integrado ao Médio; comprovante de residência (água, luz ou telefone), 1 (uma) foto 3 x 4 recente e de frente; Declaração de que não possui vínculo com outra Instituição Pública de Ensino (que estará disponível na página eletrônica (www.ciac.ufpa.br) e cadastro acadêmico do calouro (C.O.C), que deverá ser preenchido on-line e impresso, e estará disponível na página eletrônica https://coc.ufpa.br/ .

SOURE

Local de Habilitação: Campus da UFPA em Soure

Ciências Biológicas – Licenciatura Vespertino

Data: 26/04/2016 das 8h às 10h

Letras Língua Inglesa – Licenciatura Matutino

Data: 26/04/2016 das 10h às 12h

     

Atenciosamente,

Tec. Jesiane C. Miranda

 

Publicado  em: 25/04/2016 às 13:00

 

AVISO

           A ARCON avisa que está remancando a visita a Soure e a Salvaterra. Com isso, o período para o Cadastro de Meia Passagem Intermunicipal ainda não tem data prevista.

          Em tempo oportuno publicaremos a data e locais de  atendimento.

           DEPEX

Publicado  em: 13/04/2016 às 15:20

 

AVISO - CEPS

           O Centro de Processos Seletivos (CEPS) informa que, desde do dia 08/04/2016, está disponível o pagamento dos colaboradores que prestaram serviços nas entrevistas individuais dos candidatos do Processo Seletivo Especial 2015-5: Seleção diferenciada para Indígenas, Quilombolas e para o curso de Etnodesenvolvimento, realizadas no período de 02 a 05 de março de 2016.

           Os colaboradores que informaram dados bancários corretos, o crédito será feito na conta informada.

             Os colaboradores que recebem pelo CPF devem procurar uma agência do Banco do Brasil, levando RG e CPF, em até 12 (doze) dias.

             Em tempo, informamos que os servidores da UFPA receberão o pagamento no contracheque referente ao mês de abril/2016.



CEPS/UFPA

 

Publicado  em: 11/04/2016 às 15:20

 

VISITA TÉCNICA DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR/DAIE

Serviço Público Federal

Universidade Federal do Pará

Campus Universitário do Marajó-Soure

 

 

Soure-PA, 08 de abril de 2016.

 

COMUNICADO

Assunto: VISITA TÉCNICA DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR/DAIE

 

Caro (a) Discente,

 

Vimos informar que nos dias 18, 19 e 20 de abril estará vindo a este Campus universitário, a DAIE - Equipe Multidisciplinar de Apoio Estudantil- para reunir com todos os DISCENTES QUILOMBOLAS e de comunidades tradicionais, assim também como os discentes assistidos ou não pelos programas de assistência estudantil, a fim de resolver os problemas referentes ao MEC, às não concessões de auxílios e as questões de baixo desempenho acadêmico. Informamos também que a equipe técnica estará no local para sanar dúvidas quanto aos programas de assistência estudantil contando com o apoio de assistentes sociais e psicólogos.

 

Atenciosamente,

 

Coordenação Geral

 

 

Publicado  em: 08/04/2016 às 12:30

 

Divulgação da nova Comissão da Coleta Seletiva Solidária (CCSS).

Senhor(a) Dirigentes,

Na Universidade Federal do Pará (UFPA), a separação dos materiais recicláveis na fonte geradora, com destinação às associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, iniciou a partir de abril de 2007 com a formação da primeira comissão da Comissão da Coleta Seletiva Solidária da UFPA. Essa comissão teve como principal atribuição, implantar a infraestrutura básica necessária para o início da Coleta Seletiva Solidária na UFPA.

Visando dar continuidade as atividades da referida comissão nos próximos dois anos, a atual comissão, cujo período de atividades encerra no próximo mês de junho, realizará até 31/03/2016, convocação para novos integrantes. Sendo assim, solicitamos a Vossa Senhoria, a divulgação entre os que compõem a comunidade dessa Unidade Acadêmica, entre técnicos e docentes, em especial os da CPGA, para compor a nova comissão.

Os interessados deverão enviar seus dados para o e-mail coletaseletiva@ufpa.br com as seguintes informações básicas: nome, formação acadêmica, cargo/função, unidade de lotação, setor de atuação, justificativa do seu interesse em integrar na comissão. Tais dados ajudarão a identificar o perfil mínimo desejado dos novos componentes.

O resultado será publicado no dia 05/04/2016 (terça-feira) e a primeira reunião de apresentação dos novos integrantes, no dia 07/04/2016 (quinta-feira), na Sala de Reuniões do Prédio da Prefeitura. Nesta primeira reunião os novos integrantes terão a oportunidade de conhecer melhor as atividades e atribuições da comissão: implantação, manutenção e avaliação do funcionamento, aperfeiçoamento e fortalecimento das ações da Coleta Seletiva Solidária na UFPA. Mais detalhe copie e cole: https://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=11450

 

Maria de Valdivia Costa Norat Gomes

Coordenadora da Comissão

 

 

Contatos:

Liana Figueira ou Lúcia Almeida (Coordenadoria de Meio Ambiente / Prefeitura da UFPA – Ramal: 7370 ou 98866.1482)

E-mail: coletaseletiva@ufpa.br e ambiental@ufpa.br

 

Publicado  em: 29/03/2016 às 15:40

 

CONVOCAÇÃO PARA PESQUISA DE OPINIÃO SOBRE AUXÍLIOS OU BOLSAS DOS PROGRAMAS (PROAIS) E (PBP).

Serviço Público Federal

Universidade Federal do Pará

Campus Universitário do Marajó-Soure

Caro (a) discente,

Assistido por um dos auxílios ou bolsa dos programas de Assistência e integração Estudantil (PROAIS) da UFPA e do Programa de Bolsa de Permanência (PBP) do Ministério da Educação (MEC).

A Pró-Reitoria de extensão (PROEX), por meio da diretoria de Assistência e Integração Estudantil (DAIE), convoca (obrigatoriamente), a participar da Pesquisa de Opinião por meio do site www.proex.ufpa.br/sigaest/, no intuito o seu grau de satisfação em relação ao Auxílio Financeiro recebido e os serviços prestados pela DAIE, no sentido de avaliar os impactos da política de Assistência e Integração Estudantil na UFPA.

A consulta ocorre no período de 21/03/2016 as 08:00 horas a 30/04/2016 até as 18:00 horas. Para participar basta acessar a sua conta no SIGAEST e responder ao questionário referente à Pesquisa de Opinião. As respostas são confidenciais, e somente a equipe técnica da DAIE/PROEX, terá acesso às informações.

Sua participação é imprescindível para que possamos conhecer o grau de satisfação do público alvo em relação aos benefícios, de forma a melhor conduzir as ações de Assistência e Integração Estudantil da UFPA.

 

Você pode, também, acessar uma lista com o nome de alguns discentes na DEPEX ou na Secretaria Executiva.

 

Publicado  em: 29/03/2016 às 15:20

 

Resultado das entrevistas do PS 15 para o curso ETINODESENVOLVIMENTO

Serviço Público Federal

Universidade Federal do Pará

Campus Universitário do Marajó-Soure

 

Resultado das entrevistas do PS 15 para o curso ETINODESENVOLVIMENTO Indíginas e Quilombolas http://www.ceps.ufpa.br/daves/PSE 2015 - 5/pse_2015_5.htm

Publicado  em: 28/03/2016 às 10:00

 

PPS-TEMA: EDUCAÇÃO E ETINODESENVOLVIMENTO (EDITAL Nº 39, DE 21 DE JANEIRO DE 2015)

Serviço Público Federal

Universidade Federal do Pará

Campus Universitário do Marajó-Soure

Classificação final dos candidatos aprovados

NOME DO CANDIDATO

Nota Da Prova Escrita Nota Da Prova didática Nota Do julgamento de títulos Nota Final Conceito Classificação Final
Claudiane de Fátima Melo de Sousa 9,0 9,5 8,0 8,9 BOM 1º LUGAR
Fabíola Aparecida Ferreira Damacena 7,0 7,5 6,5 7,0 BOM 2º LUGAR

Soure-Pa, 17 de março de 2016.

Prof.ª Dr.ª Rosa Elizabeth Acevedo Marin

Presidente

 

Prof. Dr. Agenor Sarraf Pacheco

Membro

 

Prof. Dr. Luiz Cardoso Cardoso

Membro

 

 

 

Publicado  em: 22/03/2016 às 11:30

 

UFPA publica lista de concorrentes para próximas repescagem

A Universidade Federal do Pará (UFPA) publicou, nesta sexta-feira, 18 de março, a relação de estudantes inscritos na Lista de Espera para o Processo Seletivo 2016 (PS 2016). São 13.022 candidatos que confirmaram o interesse nas vagas a serem disponibilizadas pela repescagem do principal concurso de acesso à Federal do Pará. A Instituição ainda não tem previsão sobre a data para publicação das novas chamadas para o PS2016. Confira aqui a lista de estudantes que disputarão vagas na repescagem.

Dos 48.182 candidatos que poderiam continuar na disputa pelas vagas da repescagem do PS 2016, pouco mais de 13 mil se inscreveram na Lista de Espera, que foi usada pela primeira vez no concurso, embora já faça parte da seleção feita por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU/UFPA) há três anos.

“Com este novo sistema esperamos que sejam convocados, nas próximas chamadas, àqueles que realmente têm interesse nas vagas”, considera Aluízio Barros, diretor do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (Ciac), responsável pelas repescagens da UFPA.

A UFPA ainda não tem previsão para a publicação das repescagens, pois o Ciac/UFPA, atualmente, está em fase de análise de documentos e publicação de respostas aos recursos sobre as habilitações dos candidatos aprovados no PS2016.

“Apenas após esta etapa, poderemos ter o levantamento das vagas a serem reofertadas e, então, com a Lista de Espera devidamente preparada, publicar rapidamente a repescagem”, adianta Aluízio Barros.

As aulas para os calouros 2016 dos cursos regulares da UFPA iniciam-se dia 23 de maio, em razão do calendário acadêmico da Universidade, o qual precisou ser ajustado para repor os dias letivos perdidos durante a greve de docentes e técnicos de 2015. Já a Semana do Calouro está agendada para ocorrer nos dias 19 e 20 de maio.

Serviço:
Lista de Espera do PS2016 da UFPA
Confira aqui a relação de candidatos cadastrados
Mais informações, acesse aqui o site do CIAC.

Texto: Glauce Monteiro - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Amanda Pinho

 

Publicado  em: 22/03/2016 às 09:15

 

MEIA PASSAGEM INTERMUNICIPAL

 

Na semana de 11 a 15 de abril de 2016 a equipe da Comissão Gestora Tripartite da Meia Passagem intermunicipal estará em Soure e Salvaterra realizando a orientação e o cadastro da meia passagem intermunicipal.

para tanto, faz-se necessário imprimir um requerimento (solicitação) no site: www.arcon.pa.gov.br

O requerimento pode ser adquirido também, na Universidade Federal do Pará (UFPA) Campus Marajó-Soure

 

 

Publicado  em: 21/03/2016 às 12:00

 

ATA DO RESULTADO DA PRIMEIRA ETAPA DO CONCURSO PARA PROFESSOR EFETIVO DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR, PARA O TEMA LÍNGUA E LITERATURA PORTUGUESA.

 

Serviço Público Federal

Universidade Federal do Pará

Campus Universitário do Marajó-Soure

ATA DE REUNIÃO DA COMISSÃO EXAMINADORA PARA APRESENTAÇÃO DO RESULTADO DA PRIMEIRA ETAPA O CONCURSO PARA PROFESSOR EFETIVO DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR, PARA O TEMA LÍNGUA E LITERATURA PORTUGUESA, DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ-SOURE, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA), A QUE SE REFERE O EDITAL Nº 281, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2015.

Aos (18) dias do mês de março de dois mil e dezesseis (2016), às nove horas (09h), na sala nº 05, do Campus do Marajó-Soure, da Universidade Federal do Pará , reuniu-se a Comissão Examinadora do concurso para professor efetivo da carreira do magistério superior, para o tema Língua e Literatura Portuguesa, do Campus do Marajó-Soure, da Universidade Federal do Pará (UFPA), a que se refere o edital nº 281, de 15 de dezembro de 2015, composta pelos professores: Profª Drª Marcia de Toledo Blake, na qualidade de presidente, Profª Drª Elizabete de Lemos Vidal e Profª Drª Maria Christina da Silva Firmino Cervera, membros, para procederem o resultado da primeira etapa do concurso acima referido. A presidente deu boas vidas aos membros da Comissão Examinadora ressaltando que o objetivo da reunião era de definir o resultado da primeira etapa do concurso, a que se submeteu o candidato Alex Paubel Junger, de acordo com o certame determinado pelo Edital. Após análise da Comissão Examinadora, o resultado da primeira etapa foi o seguinte:

Nome do Candidato Resultado da

PRIMEIRA FASE

(por avaliador)

MÈDIA RESULTADO
  Prova

escrita

Prova

didática

Prova

memorial

   
Alex Paubel Junger 9,16 8,0 7,33 8,16 Aprovado

nada mais havendo a tratar a reunião foi encerrada e para produzir os devidos efeitos lavrou-se essa ata de reunião examinadora que a seguir vai assinada pelos seus membros.

 

-------------------------------------------

Profª Drª Marcia de Toledo Blake

Presidente

-------------------------------------------

Drª Elizabete de Lemos Vidal 

Membro

-------------------------------------------

Profª Drª Maria Christina da Silva Firmino Cervera

Membro

 

Publicado  em: 21/03/2016 às 11:00

 

EDITAL Nº 74, DE 03 DE MARÇO DE 2016. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL

O Vice Reitor da Universidade Federal do Pará, no uso de suas atribuições legais e na forma do que dispõe a Lei n. 8.745/ 1993 com as modificações introduzidas pela Lei n. 12.425/2011, a Lei n. 12.772/2012, o Decreto n. 7.485/2011, alterado pelo Decreto n. 8.259/2014, o Decreto n. 6.944/2009 e a Resolução n. 4.198/2011-CONSEPE, torna pública a abertura de inscrições aos Processos Seletivos Simplificados para preenchimento de vagas de Professor Substituto, para o Magistério Superior, em regime de trabalho de 40 horas semanais, de acordo com as seguintes informações:

Quadro n. 01

Unidades Acadêmicas

Temas

Nº de Vagas

Período de inscrição

Requisitos para a Inscrição

Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

Geografia do Turismo, Planejamento do Espaço Turístico, Cartografia Aplicada ao Turismo

1

07/03/16 à 18/03/16

Bacharel em Turismo, ou em Geografia; com PósGraduação em Turismo, ou em Geografia, ou em Cartografia; e experiência docente ou técnico-profissional na matéria do concurso

Campus Universitário de Bragança

Linguística

1 07/03/16 à 18/03/16

Graduação em Letras; ou Graduação em Letras com Pós-Graduação.

Campus Universitário de Tucuruí

Botânica Aquática, Zoologia Aquática, Ictiologia, Fisioecologia de Animais Aquáticos, Limnologia

1 07/03/16 à 18/03/16

Licenciatura Plena em Ciências Biológicas ou Bacharelado em Engenharia de Pesca; com Mestrado em Zoologia ou áreas afins.

Campus Universitário do Tocantins/Cametá

Prática e Metodologia do Ensino de Ciências

1 07/03/16 à 18/03/16

Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais, ou Licenciatura em Biologia, ou Licenciatura em Física, ou Licenciatura em Química; com Mestrado em Educação, ou em Educação em Ciências.

Geografia Física (Geografia Física, Geomorfologia, Geologia e Fundamentos de Pedologia)

1 07/03/16 à 18/03/16

Graduação em Geografia com Especialização na área de Geografia Física

1. DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS

1.1. Os Processos Seletivos Simplificados (PSS) serão regidos por este Edital e posteriores alterações, caso existam.

1.2. A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (PROGEP) será responsável pela coordenação dos Processos Seletivos Simplificados, no que diz respeito à publicação deste Edital, de outros editais e avisos relacionados aos Processos Seletivos Simplificados no Diário Oficial da União (DOU), em Jornal Local e a divulgação do Edital de abertura do PSS na página eletrônica da PROGEP.

1.3. Será de responsabilidade da Unidade Acadêmica e suas Subunidades zelar pela realização dos Processos Seletivos Simplificados, providenciando a composição das Bancas Examinadoras, as inscrições ao PSS, os equipamentos e/ou materiais didáticos necessários a cada prova, a divulgação do cronograma do certame e dos resultados nos locais de realização das mesmas.

1.4. Os Processos Seletivos Simplificados abrirão inscrições para portadores de título de Graduado, Especialista, Mestre e Doutor, conforme requisito para inscrição.

1.5. Os diplomas e/ou certificados dos títulos apresentados deverão satisfazer as seguintes exigências: a) Terem sido obtidos em Instituições de Ensino devidamente credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC). b) Quando expedidos por Instituições de Ensino estrangeiras, os Diplomas de Graduação deverão ser revalidados e os de Pós-Graduação reconhecidos por universidades brasileiras credenciadas pelo MEC.

1.6. As Provas dos Processos Seletivos Simplificados poderão ser realizadas na Unidade Regional para onde as vagas estão sendo destinadas ou no Campus de Belém, na Universidade Federal do Pará, em local a ser indicado juntamente com o cronograma detalhado de provas, que será disponibilizado na Unidade solicitante do PSS.

1.7. Para acesso dos candidatos às unidades de aplicação das provas, será exigida a apresentação de documento original de identidade, conforme item 10.10 deste Edital.

1.8. Os candidatos, no momento da inscrição, farão opção pela Unidade e Tema do PSS a que desejam concorrer.

1.9. A distribuição das vagas, o regime de trabalho, o perfil exigido para o candidato, o nível e a classe a qual se destinam os Processos Seletivos Simplificados encontram-se discriminados no Quadro 01; e as ponderações de cada prova constam nas Resoluções das respectivas Unidades, que serão disponibilizadas ao candidato no ato da inscrição. 2. DA INSCRIÇÃO E DA HOMOLOGAÇÃO

2.1 Para realizar a inscrição o candidato deverá entregar pessoalmente, ou por meio de procurador legalmente constituído (apresentar procuração específica), na Unidade proponente do Processo Seletivo Simplificado, a documentação exigida para homologação da inscrição (descrita nos subitens abaixo), conforme definido no Art. 25 da Resolução n. 4.198/2011/CONSEPE, ou encaminhá-la via Empresa Brasileira de Correios, pelo serviço de postagem rápida – SEDEX, ou serviço similar de entrega rápida, com a documentação já autenticada em cartório, sendo a data de entrega e postagem até o último dia de inscrição. a) Requerimento de Inscrição, devidamente preenchido e assinado; b)Curriculum Vitae na Plataforma Lattes em 03 (três) vias, quando houver o julgamento de títulos, atendendo ao perfil descrito neste Edital, discriminando a experiência acadêmica, didática, científica, cultural e profissional, sendo apenas uma via deste acompanhada das comprovações. Os documentos referentes a comprovação deverão ser apresentados em cópia autenticada ou cópia e original (para conferência). c)Declaração de Experiência na área, quando exigido; d) Apenas 1 via do Curriculum Vitae na Plataforma Lattes devidamente comprovado quando não houver o julgamento de títulos.

2.2 Na falta dos diplomas e ou certificados, os candidatos poderão apresentar declaração atualizada de conclusão do curso, com a indicação que o candidato faz jus ao título e que está aguardando a emissão do diploma ou certificado, acompanhado de histórico escolar (Graduação e/ou Pós-Graduação).

2.3 A documentação deverá ser encaminhada em envelope lacrado, contendo a identificação do candidato, o número do Edital e o Tema do Processo Seletivo Simplificado, ao setor de protocolo da Unidade responsável pelo PSS que deseja concorrer, conforme endereço abaixo: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas 3 Local de inscrição: Secretaria da Faculdade de Turismo do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas. Rua Augusto Corrêa, nº 01 – Bairro Guamá – CEP: 66075-110 Belém-Pará. Fone/fax: (91)3201-7618 / 3201-8715 / 3201-7385 No horário de 09:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 17:00 horas. Campus Universitário de Bragança Local de inscrição: Secretaria da Faculdade Letras do Campus Universitário de Bragança. Alameda Leandro Ribeiro, s/nº - Bairro: Aldeia – CEP: 68600-000, Bragança – Pará. Fone: (91) 3425-1593, Ramal: 292. Horário: de 09:00 às 12:00 horas e das 15:00 às 18:00 horas. Campus Universitário de Tucuruí Local de inscrição: Secretaria da Faculdade de Engenharia de Pesca do Campus Universitário de Bragança. Alameda Leandro Ribeiro, s/nº - Bairro: Aldeia – CEP: 68600-000, Bragança – Pará. Fone: (91) 3201-1593 / (91) 3425-1593, Ramal: 250. Horário: de 09:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 17:00 horas. Campus Universitário do Tocantins/Cametá Local de inscrição para o tema Prática e Metodologia do Ensino de Ciências: Secretaria do Campus Universitário do Tocantins/Cametá. Travessa Padre Antônio Franco, nº 23617 - Bairro: Matinha – CEP: 68.400-000, Cametá – Pará. Fone: (91) 3781-1182. Horário: de 09:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 17:00 horas. Local de inscrição para o tema Geografia Física: Coordenadoria de Gestão e Planejamento do Campus Universitário do Tocantins/Cametá. Travessa Padre Antônio Franco, nº 23617 - Bairro: Matinha – CEP: 68.400-000, Cametá – Pará. Fone: (91) 3781-1182. Horário: de 08:00 às 12:00 horas e das 16:00 às 19:00 horas.

2.4 A Unidade aguardará as inscrições via Correio pelo prazo de até 3 (três) dias úteis, contados a partir do dia seguinte ao final das inscrições.

2.5 Não serão admitidas inscrições via fax e/ou correio eletrônico, ou fora do prazo determinado.

2.6 Não haverá pagamento da taxa de inscrição.

2.7 A documentação exigida para inscrição será homologada pela Comissão Examinadora e submetida à aprovação do órgão Colegiado da Unidade, no prazo de até 5 dias úteis, a contar da data final da postagem.

2.8 Somente serão homologadas as inscrições de candidatos que atendam aos requisitos previstos no artigo 25 da Resolução n. 4.198/2011 – CONSEPE/UFPA

2.9 A Unidade solicitante do PSS disponibilizará no local de realização das provas a relação de candidatos com a inscrição homologada em cada Processo Seletivo Simplificado.

2.10 O deferimento da inscrição não exime o candidato que venha a ser aprovado no PSS da obrigação de apresentar, no momento da contratação, os comprovantes definitivos da formação exigida, sem a qual perderá irrevogavelmente e automaticamente o direito de ser contratado no cargo.

2.11 Caso não haja candidatos inscritos, o prazo de inscrição ficará automaticamente prorrogado por igual período, mediante divulgação do novo cronograma pela Unidade proponente do PSS.

3. DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PcD)

3.1. Ao candidato portador de deficiência é assegurado o direito de inscrição nos Processos Seletivos Simplificados, em igualdade de condições com os demais candidatos, desde que as atribuições do cargo sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores.

3.2. A participação de candidatos com deficiência nos Processos Seletivos Simplificados obedecerá ao estabelecido no Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999.

3.3. O candidato que necessitar de condições especiais deverá assinalar a condição no formulário de inscrição e informar o tipo de atendimento compatível com a sua necessidade especial para a realização da(s) prova(s).

3.4. O candidato que necessitar de tempo adicional para realização da(s) prova(s) deverá requerê-lo, com 72 (setenta e duas) horas de antecedência do evento, na Secretaria da Unidade para onde se destina o PSS, no horário de atendimento, com justificativa acompanhada de laudo médico emitido por especialista da área de sua necessidade especial (Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999). 4

3.5. Em virtude do que dispõe o anexo II do Decreto n. 6.944/2009, que trata do número máximo de candidatos classificados por vaga e do reduzido número de vagas por tema/concurso, não haverá reserva de vagas para deficientes neste edital.

4. DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO As etapas dos Processos Seletivos Simplificados serão realizadas de acordo com o Plano de PSS da disciplina, e constará de: Prova Escrita, Prova Didática, Memorial e Julgamento de Títulos para o tema: Prática e Metodologia do Ensino de Ciências. Prova Escrita, Prova Didática e Julgamento de Títulos para os temas: Linguística; Geografia Física (Geografia Física, Geomorfologia, Geologia e Fundamentos de Pedologia). Prova Escrita e Prova Didática para os temas: Botânica Aquática, Zoologia Aquática, Ictiologia, Fisioecologia de Animais Aquáticos, Limnologia; Geografia do Turismo, Planejamento do Espaço Turístico, Cartografia Aplicada ao Turismo.

4.1 A Prova Escrita (Eliminatória e Classificatória)

4.1.1 A Prova Escrita versará sobre item sorteado de uma lista contida no Plano de PSS, de no mínimo dez e máximo de quinze itens relacionados ao tema e aos conteúdos referidos no Edital do PSS e terá a duração máxima de quatro horas para sua execução.

4.1.2 A avaliação da Prova Escrita observará os critérios abaixo discriminados, sendo que a valoração a ser conferida a cada um deles ficará a cargo da Unidade, conforme a Resolução que trata da Valoração das Provas e Títulos que prevê a Resolução do CONSEPE, que trata dos Concursos para professores efetivos da UFPA: a) apresentação: introdução, desenvolvimento e conclusão; b) conteúdo e desenvolvimento do tema: organização, coerência, clareza de ideias, extensão, atualização e profundidade; c) linguagem: uso adequado da terminologia técnica, propriedade, clareza, precisão e correção gramatical.

4.1.3 A prova escrita será realizada imediatamente após o sorteio do item.

4.1.4 A leitura e o julgamento da Prova Escrita serão realizados dentro de, no máximo, vinte e quatro horas após a realização da mesma.

4.1.5 A presença do candidato é obrigatória durante o ato da leitura da Prova Escrita, implicando a sua ausência em eliminação do Processo Seletivo Simplificado.

4.2 A Prova Didática (Eliminatória e Classificatória)

4.2.1 A Prova Didática consistirá na apresentação oral, pelo candidato, de um item sorteado com, no mínimo, vinte e quatro horas de antecedência, a partir de uma lista contida no Plano de PSS, com um mínimo de dez e no máximo de quinze itens relacionados ao tema e aos conteúdos referidos no Edital do PSS.

4.2.2 A Prova Didática destina-se à avaliação do desempenho didático-pedagógico do candidato, devendo ser observados a clareza, a organização e o planejamento da aula; a extensão, atualização e profundidade de seus conhecimentos, cuja ponderação de cada critério ficará a cargo da Unidade responsável pelo PSS, atendendo à Resolução da Unidade que trata da Valoração das provas e Títulos que prevê a Resolução do CONSEPE, que trata dos Concursos para professores efetivos da UFPA.

4.2.3 Na impossibilidade de todos os candidatos realizarem a Prova Didática no mesmo dia, um novo sorteio será realizado, com vinte e quatro horas de antecedência de cada dia de prova.

4.2.4 Ao iniciar a prova, o candidato fornecerá a cada um dos integrantes da Comissão Examinadora o respectivo plano de aula.

4.2.5 A prova didática, realizada em sessão pública, terá duração mínima de 30 (trinta) e máxima de 50 (cinquenta) minutos, sendo vedado aos demais candidatos assisti-la. 4.2.6 O candidato poderá utilizar, na Prova, quaisquer recursos didáticos por ele julgado necessários, desde que disponíveis na Instituição.

4.3. Prova de Memorial 5

4.3.1. A defesa do Memorial será realizada em sessão pública, vedada a participação dos demais candidatos inscritos no mesmo Concurso.

4.3.2. A defesa constará de apresentação seguida de arguição. Com duração máxima de 30 (trinta) minutos. O tempo para a arguição será de 20 (vinte) minutos para cada examinador de 20 (vinte) minutos para resposta a cada examinador. Havendo acordo, a arguição poderá ser feita sob a forma de diálogo, observando então o limite de uma hora para cada examinador.

4.3.3. Do conteúdo O memorial, apresentado em 3 (três) vias, deverá conter de forma discursiva, cronológica e circunstanciada a descrição e a análise das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo candidato, incluindo sua produção científica, e de outras atividades individuais ou em equipe, relacionadas à área de conhecimento em exame, e plano de atuação profissional para o triênio na área do concurso, estabelecendo os pressupostos teóricos dessa atuação, as ações a serem realizadas, os resultados esperados, identificando seus possíveis desdobramentos e consequências.

4.4 O Julgamento de Títulos (Classificatória)

4.4.1 O Julgamento de Títulos será realizado por meio do exame do Curriculum Lattes e, quando do seu julgamento e avaliação, a Comissão Examinadora considerará e pontuará, desde que devidamente comprovados, os seguintes Grupos de Atividades: I – Grupo I – Formação Acadêmica; II – Grupo II – Produção Científica, Artística, Técnica e Cultural; III – Grupo III – Atividades Didáticas; IV – Grupo IV – Atividades Técnico-Profissionais.

4.4.2 Para efeito de adequação às especificidades, que deverão estabelecer as atividades e pontuações a serem consideradas em cada Grupo de Atividades, com seus respectivos pesos, as Unidades utilizarão o estabelecido em Resolução da Congregação ou Conselho da Unidade, definido para concursos de professores efetivos, conforme prevê a Resolução do CONSEPE que trata dos Concursos para professores efetivos da UFPA.

5 DOS RESULTADOS

5.1 A avaliação das provas e a classificação obedecerão aos critérios estabelecidos na Resolução n° 4.198/2011 – CONSEPE/UFPA, ao Decreto 6.944/2009 e as Resoluções das Unidades, que tratam da Valoração das Provas.

5.2 Os examinadores deverão atribuir uma pontuação de zero a dez para o exame das Provas e Títulos (se houver).

5.3 As Provas Escrita e Didática terão caráter eliminatório, sendo reprovado do PSS o candidato que obtiver pontuação inferior a 7 (sete) em uma delas.

5.4 A pontuação do candidato em cada prova será a média aritmética simples dos pontos a ele atribuídos por cada um dos examinadores, considerada uma casa decimal.

5.5 Quando houver Julgamento de Títulos, será considerado aprovado no Processo Seletivo Simplificado o candidato que obtiver nota final igual ou superior a 5 (cinco) como média aritmética simples das pontuações das Provas e Títulos.

5.6 O resultado será divulgado nos quadros de avisos da Unidade responsável pelo PSS.

5.7 A classificação dos aprovados no PSS será feita em ordem decrescente da nota final dos candidatos, limitada ao número máximo de aprovados, estabelecido pela legislação vigente.

5.8 Em caso de empate, a Comissão Examinadora utilizará sucessivamente os critérios de desempate, conforme Resolução do CONSEPE que trata a respeito de Concursos Públicos.

5.9 Os candidatos não classificados dentro do número máximo de aprovados de que trata o Anexo II do Decreto 6.944/2009, ainda que tenham atingido nota mínima, estarão automaticamente reprovados no Processo Seletivo Simplificado.

5.10 Nenhum dos candidatos com notas e pontuações empatados na última classificação de aprovados serão considerados reprovados nos termos do Art. 16 do Decreto nº 6.944/2009.

6 DOS RECURSOS

6.1 Caberá recurso, devidamente fundamentado: 6 I – da homologação das inscrições, no prazo de 2 (dois) dias consecutivos, a partir da data de sua publicação; II – do resultado de cada prova eliminatória, no prazo de 2 (dois) dias consecutivos, a partir da data de divulgação do resultado; III – do resultado final do PSS, no prazo de 2 (dois) dias úteis, a partir da data de sua divulgação.

6.2 Os recursos deverão ser formalizados no Setor de Protocolo da Unidade responsável pelo PSS, conforme endereço constante no item 2.3 deste Edital, no horário das 8 às 12 h e das 14 às 17 h.

6.3 Os recursos interpostos deverão ser encaminhados, em primeira instância, à Congregação ou Conselho da Unidade interessada e, em segunda instância, ao CONSEPE, no prazo de 2 (dois) dias consecutivos entre cada instância recursal.

6.4 Não serão aceitos recursos via fax nem correio eletrônico.

6.5 Não serão aceitos pedidos de revisão de recursos.

6.6 O recurso interposto fora do respectivo prazo não será aceito.

6.7 O recurso deverá ser interposto e assinado pelo próprio candidato ou por meio de seu procurador legalmente constituído, indicando, com clareza, objetivos, razões, fatos e circunstâncias justificadoras da inconformidade do interessado, indicando número do Edital e Tema do PSS para o qual concorre.

6.8 Os recursos interpostos terão efeito suspensivo e, consequentemente, a contratação somente se efetivará após o julgamento dos mesmos.

6.9 Após o julgamento de recursos referidos nos incisos I e II do item 6.1, será disponibilizado, no quadro de avisos da Unidade, um novo cronograma das fases subsequentes do PSS.

6.10 A primeira instância recursal terá o prazo de 2 (dois) dias úteis para julgar os recursos e divulgar o resultado dos mesmos.

7 DOS REQUISITOS PARA CONTRATAÇÕES

7.1 Ter sido aprovado em PSS, objeto do presente Edital;

7.2 Apresentar, por ocasião da contratação, os documentos exigidos em lei: declaração de não acumulação de cargo ou emprego público, declaração de experiência quando solicitado, comprovação dos requisitos para o cargo/emprego, conforme edital e outros documentos exigidos pela Instituição.

7.3 É vedada a acumulação de cargos e empregos cuja carga horária ultrapasse 60 (sessenta) horas semanais, conforme o Parecer GQ n° 145, da Advocacia Geral da União, e a Nota Técnica n° 628/2010.

7.4 A contratação ficará condicionada à aprovação em inspeção médica a ser realizada pelo Serviço Médico Pericial da UFPA.

7.5 Os contratos serão regidos pela Lei 8.745/93 e suas alterações.

7.6 Os candidatos que já foram contratados por meio da Lei 8.745/93, poderão ser novamente contratados desde que já tenham decorrido 24 (vinte e quatro) meses do encerramento do contrato anterior.

8 ATIVIDADES A SEREM EXERCIDAS PELO DOCENTE

8.1 Desenvolver atividades curriculares de ensino, conforme estabelecido no contrato, para os Cursos de Graduação.

9. DA REMUNERAÇÃO

9.1 A remuneração do contratado deve observar como parâmetro os vencimentos correspondentes ao padrão inicial da classe e receberá vencimento básico acrescido da RT (Retribuição por Titulação), conforme previsto na Lei nº 12.772/2012 alterada pela Lei nº 12.863/2013 e Orientação Normativa/SRH/MP N° 5/2009. Os contratados exercerão a docência na Universidade Federal do Pará, percebendo salário inicial de acordo com a tabela salarial vigente a partir de 1º de março de 2015, conforme a seguir:

Classe    

Denominação

Nível

Regime de Trabalho

 Titulação

Vencimento Básico

Retribuição por Titulação

Total

A

Adjunto A

1

40h

Doutor

R$ 2.764,45

R$ 1.934,76

R$ 4.699,21

A

Assistente A

1

40h

Mestre

R$ 2.764,45

R$ 835,05

R$ 3.599,50

A

Auxiliar

1

40h

Especialista

R$ 2.764,45

R$ 253,13

R$ 3.017,58

A

Auxiliar

1

40h

Aperfeiçoamento

R$ 2.764,45

R$ 110,22

R$ 2.874,67

A

Auxiliar

1

40h

-

R$ 2.764,45

-

R$ 2.764,45

 

10. DISPOSIÇÕES GERAIS:

10.1. Os temas para as provas escrita e didática, as referências bibliográficas e as demais datas das etapas do processo seletivo, serão informados no ato da inscrição.

10.2 O resultado final de cada PSS/tema será homologado pelo Reitor da Universidade Federal do Pará - UFPA e a relação dos candidatos será publicada no Diário Oficial da União de acordo com o estabelecido no Anexo II do Decreto nº 6.944/2009.

10.3 A aprovação no PSS assegura ao candidato a expectativa de direito à contratação, ficando a concretização deste ato condicionada à observância das disposições legais pertinentes, do exclusivo interesse e conveniência da Administração, da rigorosa ordem de classificação e do prazo de validade do PSS.

10.4 A jornada de trabalho poderá ser distribuída no período diurno e noturno, conforme as necessidades institucionais e o interesse público.

10.5 A lotação dos Professores deverá ser feita na Unidade para onde prestou o concurso.

10.6 Os candidatos aprovados, que excederem ao número de vagas atualmente existentes no Edital para cada disciplina, poderão ser contratados até o prazo de vigência deste Edital em função da disponibilidade de vagas futuras.

10.7 O prazo de validade dos Processos Seletivos será de 01 (um) ano a contar da data de sua homologação no D.O.U.

10.8 O processo Seletivo seguirá as orientações da Resolução 4.198/2011 do CONSEPE.

10.9 Este Edital estará disponível na página Eletrônica www.progep.ufpa.br.

10.10 Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte brasileiro; certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente modelo com foto).

10.11 Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos enquanto o PSS não for realizado, circunstâncias que serão mencionadas em edital ou aviso a ser publicado.

10.12 Os casos omissos serão resolvidos pelo Órgão Colegiado da Unidade proponente do PSS.

 

HORACIO SCHNEIDER

Vice-Reitor.

 

Publicado  em: 17/03/2016 às 18:00

 

PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO- ICMBio

 

CIRCULAR N.º 001/2016

SOURE, 17 DE MARÇO DE 2016.

À:            GRADUANDOS DO PRIMEIRO AO PENULTIMO PERIODO.

DO:         LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA.

1.            Comunicamos à população em geral que O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio torna público o Processo Seletivo para função de Estagiário, com remuneração de meio salário mínimo e Local de Trabalho no escritório do ICMBio-Soure e eventuais atividades em campo.

    2.             Eventualmente são desenvolvidas atividades aos finais de semana. É fundamental que o estagiário tenha disponibilidade para apoiar estas ações.

3.            O cronograma  do Processo Seletivo segue a seguinte ordem. 1 Entrega de Currículos: ATÉ O DIA 12 de Abril no escritório do ICMBio. É fundamental identificar no currículo a disponibilidade de turno para entrevista e trabalho (manhã ou tarde) 2 Entrevista: dia 20 de Abril. O ICMBio entrará em contato por telefone para confirmar a entrevista com os candidatos 3 Resultado final: dia 25 de Abril. 4 Inicio das atividades: Maio 2016.

                Atenciosamente,

 

Dilvane Silva Trindade

Laboratório de Informática

 

 

Publicado  em: 17/03/2016 às 11:50

 

CONVITE

A FEDERAÇÃO  DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS E POPULAÇÕES TRADICIONAIS DO ESTADO DO PARÁ - FCQPTPA e ARTICULAÇÃO NACIONAL QUILOMBOLA - ANQ, através de sua comissão organizadora, vem convidar as autoridades, comunidades, ASSOCIAÇÕES QUILOMBOLAS, POPULAÇÕES TRADICIONAIS e a todos os interessados no tema, para participarem do:

I ENCONTRO NACIONAL DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS E POPULAÇÕES TRADICIONAIS

Com os temas:

"FORTALECIMENTO DOS TERRITÓRIOS CONQUISTADOS"

e

"CONFLITOS DE COMPETÊNCIA NAS COMUNIDADES RECONHECIDAS"

nos dias 21, 22, 23 de Abril de 2016, na Comunidade Remanescentes Quilombola de Boa Vista, no Município de Salvaterra, Pará. As inscrições serão realizadas no período de 11/02 à 22/03/2016, com os coordenadores do evento:

CLAYTON ARAGÃO - (91) 98141-1292

NARHA OLIVEIRA - (91) 98037-0033

LARISSA CRUZ - (91) 99375-6834

E-MAIL: FEDERACAOQUILOMBOLAPA@GMAIL.COM

 

 

 

Publicado  em: 16/03/2016 às 18:12

 

Resultado da Prova Escrita do PSS Tema: Educação e Etnodesenvolvimento‏

 

ATA DE REUNIÃO DO RESULTADO DA PROVA ESCRITA DA COMISSÃO EXAMINADORA DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ-SOURE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA), A QUE SE REFERE O EDITAL N° 39, DE 21 DE JANEIRO DE 2016, REALIZADA NO DIA 15/03/2016.

Aos quinze (15) dias do mês de março de dois mil e dezesseis (20016), às 9horas (9h), no Mini-Auditório do Campus Universitário do Marajó - Soure da Universidade Federal do Pará, reuniu-se a Comissão Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para preenchimento de vagas de Professor Substituto da Faculdade de Letras do Campus Universitário do Marajó - Soure da Universidade Federal do Pará, sob o tema do concurso: Educação e Etnodesenvolvimento, a que se refere o Edital n° 39, de 21 de janeiro de 2016, da UFPA, composta pela Prof.ª Dr.ª Rosa Elizabeth Acevedo Marin como Presidente e como membros o Prof. Dr. Agenor Sarraf Pacheco e o Prof. Dr. Luiz Cardoso Cardoso. A Presidente deu boas vindas aos membros da comissão organizadora ressaltando que o objetivo da reunião era de definir o resultado da Prova Escrita, a que se submeteram os candidatos: Claudiane de Fátima Melo de Sousa, Fabíola Aparecida Ferreira Damacena, Felipe Rodrigues Martins e Rafaella Contente Pereira da Costa, de acordo com o certame determinado pelo edital. O resultado seguiu conforme apresentado abaixo:

 

Nome do Candidato

 Resultado da

Prova Escrita

(por avaliador)

 

Média

 

Conceito

1º Av.

 2º Av.

 3º Av.
Claudiane de Fátima Melo de Sousa

9,0

9,0

9,0

9,0

Excelente

Fabíola Aparecida Ferreira Damacena

7,0

 7,0

7,0

7,0

Regular

Felipe Rodrigues Martins

0,0

0,0

0,0

0,0

Reprovado

Rafaella Contente Pereira da Costa

5,0

5,0

5,0

5,0

Insuficiente

nada mais havendo a tratar a reunião foi encerrada e para produzir os devidos efeitos lavrou-se esta Comissão Examinadora que, a seguir, vai assinada pelos seus membros

 

Prof.ª Dr.ª Rosa Elizabeth Acevedo Marin

Presidente

 

Prof. Dr. Agenor Sarraf Pacheco

Membro

 

Prof. Dr. Luiz Cardoso Cardoso

Membro

 

 

 

 

Publicado  em: 15/03/2016 às 11:55

 

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA

 

Seleção de estagiário para trabalhar no setor administrativo.

As inscrições estão abertas, no período de 09 a 14 de março de 2016, no horário comercial.

As inscrições ao PS para escolha de (01) um bolsita e (03) três cadastro reserva ocorrem no Campus Marajó - Soure, na CPGA.

Soure, 08 de março de 2016

 

 

 

 

Coordenação Geral

Campus Marajó - Soure

 

Publicado  em: 10/03/2016 às 18:00

 

EDITAL_016-2016 LISTA DE ESPERA UFPA PS-2016

INSCRIÇÃO PARA VAGAS REMANESCENTES DO PS – 2016 DE CANDIDATOS APROVADOS E NÃO CLASSIFICADOS PARA CONVOCAÇÃO EM DEMAIS CHAMADAS.

O Diretor do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos da Universidade Federal do Pará CONVOCA os candidatos aprovados e não classificados no OS - 2016, objeto do Edital N.º 3 – CONSEP, de 24/02/2016, a manifestarem interesse em participar de convocações em demais chamadas, para preenchimento de vagas remanescentes, decorrentes das ausências injustificadas e indeferimentos da habilitação ao vínculo institucional de candidatos convocados em primeira chamada.

Para participar de Convocações em demais chamadas, o candidato deverá confirmar sua participação por meio do preenchimento do cadastro on-line de calouro, disponível no endereço: https://coc.ufpa.br/coc/, no período de 01 a 15/03/2016.

 

 

Confira a lista de

espera: HTTP://CIAC.UFPA.BR/PHOCADOWNLOAD/CANDIDATOS A LISTA DE ESPERA DA UFPA-PS-2016.PDF

 

 

Atenciosamente,

 

 

Campus/Soure - PA

Coordenação Geral

 

Publicado  em: 10/03/2016 às 16:20

 

HOMOLOGAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO PARA A MATÉRIA  EDUCAÇÃO E ETNODESENVOLVIMENTO

 

A C oordenadora do Campus Universitário do Marajó-Soure, no uso de suas atribuições legais, aprova em ad referendum, a Homologação das Inscrições dos candidatos ao PSS para professor substituto para a matéria EDUCAÇÃO E ETNODESENVOLVIMENTO.

 

   AD REFERENDUM

   PROGRAMA PARA AS PROVAS ESCRITAS E DIDÁTICAS
 

Att,

 

Coordenação Geral

 

Publicado  em: 23/12/15 ás 11:15

AVISO

 

Senhores (as) Diretores (as),


De ordem, comunicamos que a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação publicará, no dia 28 de dezembro de 2015, nos jornais de grande circulação do Estado, a Chamada Pública referente ao Processo de Prescrição do ano de 2015 que segue em anexo.


                        Memo Circular nº 239
                        Chamada Pública
 

- Modelos de Processo Administrativo
- Instrução Normativa n° 1/2014
Atenciosamente,
Wanderlúcia Oliveira
Assistente Administrativo-PROEG

Att,

 

Secretaria das Faculdades

 

Publicado  em: 23/12/15 ás 11:15

Visita do Vice-Reitor no Campus Universitário UFPA/Soure
 

Informamos a comunidade universitária deste campus, que o Vice-Reitor Dr. Horácio Schneider, estará nesta unidade nos dias 30/11 e 01/12/2015, para conversa com discentes e servidores da UFPA. Os interessados fiquem atentos na agenda proposta abaixo, com horário e local.

DIA 30/11

Local: Auditório Ernani Chaves

De 10:30h às 11:30h - Reunião com os Discentes.

De 15:00h às 16:30h - Reunião com os Docentes e Técnicos.

 

DIA 01/12

LOCAL: Mini Auditório

De 09:00h às 11:00h - Visita no Campus e Reunião com os Gestores (coordenação geral, assessoria da coordenação e CPGA).

Att,

 

Coordenação Geral.

 

Publicado  em: 20/11/15 ás 15:50

5º Encontro de Arte & Cultura

Em Extensão da UFPA
 

Informamos que acontecerá de 22 à 28/11/2015 no município de Salvaterra o 5º Encontro de Arte & Cultura. Esta será um realização da Pró- Reitoria de Extensão, por meio de sua Diretoria de Apoio Cultural e o Campus Universitário da UFPA/Soure em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvaterra.

O período de inscrição iniciou no dia 01/11/2015 e terminará dia 21/11/2015. Os interessados poderão se dirigir ao Campus Universitário da UFPA/Soure ou a Secretaria de Cultura do município de Salvaterra.

Venha e participe!

                        Folder do evento (Frente)

                        Folder do evento (Verso)

Att,

 

Coordenação Geral.

 

Publicado  em: 18/11/15 ás 11:50

XVIII Jornada de Extensão
&
I Feira de Cultura Marajoara
Campus Universitário Marajó-Soure
 

Informamos que acontecerá de 09 à 12/11/2015 na UFPA - Campus Soure, a XVIII Jornada de Extensão & I Feira de Cultura Marajoara com a realização de Palestras, Comunicação oral, Pôster, oficinas, Minicursos e Feira da Cultura Marajoara.

O Credenciamento será dia 09/11 das 17:00h às 18:30h, logo após Abertura Oficial do evento às 19:00h e Evento Cultural a partir das 20:00h.

Venha e participe!

Att,

 

Coordenação Geral.

 

Publicado  em: 07/11/15 ás 17:35

AVISO

Informamos que acontecerá no dia 08/10/2015 na UFPA - Campus Soure, a homenagem a Nossa Senhora de Nazaré a partir das 17:00h, com a presença da imagem peregrina.

Convidamos você e sua família para participar desse ato de fé, amor e esperança.

Venha e seja agraciado pelas bênçãos de Nossa Senhora de Nazaré!

Att,

 

Coordenação Geral.

 

Publicado  em: 02/10/15 ás 09:05

INSCRIÇÃO DE TRABALHOS PARA XVIII JORNADA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Informamos que a inscrição de trabalhos para a XVIII Jornada de Extensão Universitária já pode ser efetuada e contamos com a colaboração dos coordenadores no sentido de auxiliar o bolsista com as atividades relacionadas a inscrição de trabalhos.

Ressaltamos que a participação no evento é obrigatória a todos os extensionistas (que têm projetos/programas auxiliados por bolsas por esta Diretoria).

As inscrições para quem vai apresentar trabalhos ou quer ser voluntário na Jornada de Extensão 2015 começaram segunda-feira (17/09) e ficam abertas até o dia 17 de setembro. Só podem inscrever trabalhos, bolsistas de extensão que já cumpriram pelo menos 50% de suas atividades. Já para voluntariado, qualquer aluno de graduação e pós-graduação da UFPA pode se inscrever. O evento ocorre no período de 09 a 12 de novembro e aborda o tema "Recursos Naturais: ciência, direito e realidade".
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site da Jornada. O Edital, que estabelece o cronograma e os critérios de seleção, foi publicado pela Diretoria de Programa e Projetos (DPP) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) nesta quarta-feira (12).
Mais informações no site: 
http://www.jornada.proex.ufpa.br/

Coordenadoria Acadêmica,

 

Publicado  em: 18/08/15 ás 16:18

JOGOS INTERNOS UNIVERSITÁRIOS 2015

A Universidade Federal do Pará Campus do Marajó-Soure estará promovendo nos dias 27 a 29 de agosto de 2015 os Jogos Universitários. As inscrições serão realizadas na Coordenadoria Acadêmica do Campus. Participe.

 

Coordenadoria Acadêmica,

 

Publicado  em: 16/06/15 ás 11:40

PERÍODO DE MATRÍCULA PARA OS ESTUDANTES DO CURSO DE BIOLOGIA

A Coordenadoria Acadêmica informa aos estudantes do Curso de Biologia do Campus do Marajó/Soure que as matrículas serão realizadas no período de 23 a 28 de fevereiro de 2015, não percam o prazo para registro nas atividades curriculares do período.

Publicado  em: 25/02/15 ás 16:45

RECEPÇÃO DOS CALOUROS ANO 2015

A Coordenadoria Acadêmica do Campus do Marajó/Soure informa que dia 06 de março de 2015 será realizada a Recepção aos Calouros do ano 2015. A programação terá seu início às 9 horas da manhã e será realizada no Auditório do Campus "Prof. Ernani Chaves". O Tema desta recepção será: "RECURSOS NATURAIS: CIÊNCIA, DIREITO E REALIDADE". Abaixo divulgamos a programação:

 

às 9 horas: Orientação Acadêmica e Administrativa.

às 10:30 horas: Trote solidário.

 

Obs: Cada calouro deverá trazer 1kg de alimento não perecível; uma muda de planta de grande porte; uma garrafa de água e uma pá de jardineiro.

Publicado  em: 04/02/15 ás 17:02

LISTA DOS CLASSIFICADOS NO PS 2015 PARA OS CURSOS DO CAMPUS DO MARAJÓ/SOURE

O Centro de Processos Seletivos da UFPA divulgou a relação dos candidatos classificados para todos os cursos ofertados em todos os Campi da UFPA. Divulgamos então as listas com os nomes dos classificados para os cursos de Letras Língua Inglesa e Ciências Biológicas. Os interessados poderão acessar nos links abaixo:

 

CLASSIFICADOS - LETRAS LÍNGUA INGLESA - NOTURNO

 

CLASSIFICADOS - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - MATUTINO

 

ATENÇÃO

 

Informamos aos Classificados que para efetivação de seu vínculo com a Instituição antes do processo de matrícula é necessário o comparecimento ao Campus do Marajó-Soure para o processo de Habilitação com os documentos necessário segundo Edital que poderá ser acessado AQUI. As datas para o processo de Habilitação são os seguintes:

 

CLASSIFICADOS PARA O CURSO DE BIOLOGIA - MATUTINO

Comparecer ao Campus amanhã dia 05 de fevereiro de 2015, das 8h às 12h, munidos de toda a documentação presente no edital.

 

CLASSIFICADOS PARA O CURSO DE LETRAS LÍNGUA INGLESA - NOTURNO

Comparecer ao Campus sexta-feira dia 06 de fevereiro de 2015, das 8h às 12h, munidos de toda a documentação presente no edital.

 

O Candidato classificado que não comparecer poderá perder a sua vaga no curso.

 

Coordenadoria Acadêmica

Publicado  em: 04/02/15 ás 16:54

Equipe da PROEX de assistência estudantil.

No dia 13 e 14/01, das 8h às 12h e das 14h às 18h, a PROEX disponibilizara uma equipe de assistência estudantil que estará presente no campus Marajó-Soure, para prestar as seguintes assistências aos estudantes:

*Psicólogo

*Assistente Social

Haverá atendimento individual aos estudantes interessados aos serviços já citados.

Solicitamos aos interessados que procurem a Coordenação Acadêmica do campus.

Atenciosamente,

Coordenadoria Acadêmica.

Publicado  em: 12/01/15 ás 10:47

COLAÇÃO DE GRAU DAS TURMAS DE LETRAS INGLÊS 2010 e BIOLOGIA 2011. CONVOCAÇÃO

A Coordenação Acadêmica do Campus do Marajó/Soure, convoca a todos os alunos formandos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas 2011 para comparecerem a esta Coordenação até sexta-feira (09/01/2015) para tratar de assuntos referentes aos TCC's entregues e Colação de Grau.

A mesma convocação ocorre também relacionada a Turma de Letras Inglês 2010 (alunos concluintes) que deverá comparecer no dia 16/01/2015 na Coordenação do Campus para tratar de assuntos referentes a Colação de Grau.

Publicado  em: 07/01/15 ás 17:47

<<Página>> 1 2 3 
OFERTA DE ATIVIDADES CURRICULARES PARA O 2º SEMESTRE DE 2014 DOS CURSOS DE LETRAS E BIOLOGIA

 

A Coordenadoria Acadêmica do Campus do Marajó/Soure divulga a seus estudantes as Ofertas das Atividades a serem ministradas neste 2º Semestre de 2014 nos Cursos de Letras e Biologia, Baixem os documentos em pdf nos links abaixo.

 

Atividades dos Cursos de Biologia.

 

Atividades dos Cursos de Letras.

 

Coordenadoria Acadêmica.

Publicado  em: 05/08/14 ás 16:30

Início das Atividades do 3º período letivo de 2014 no Campus do Marajó/Soure

Período Intensivo:

Curso de Letras - Hab. Língua Inglesa; Início dia 01/07/2014

 

PARFOR. As turmas dos Cursos relacionados abaixo iniciarão suas atividades no dia 30/06/2014.

Pedagogia;

Sociologia;

Educação Física;

Letras Língua Inglesa;

 

Os calouros do PARFOR serão recepcionados no primeiro dia de suas atividades.

 

Coordenadoria Acadêmica.

Publicado  em: 10/06/14 ás 18:20

CARTEIRA DE MEIA PASSAGEM INTERMUNICIPAL E DE IDENTIFICAÇÃO ESTUDANTIL

 

Informamos a comunidade estudantil do Campus do Marajó/Soure que já estão disponíveis as carteiras de meia de passagem intermunicipal emitida pela ARCON que poderão ser obtidas na Coordenadoria Acadêmica, e as de Identificação Estudantil que poderão ser obtidas no Laboratório de Informática.

 

Coordenadoria Acadêmica.

Publicado  em: 28/05/14 ás 18:30

CONCURSO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DE BIOLOGIA - RESULTADO FINAL.

 

A Faculdade de Biologia do Campus do Marajó/Soure divulga aos interessados o Resultado Final do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto conforme Edital Nº 33, de 07 de março de 2014, realizado no dia 03 de abril de 2014. Abaixo o Link para o documento da Coordenação do Campus informando o Resultado Final e o Candidato aprovado.

 

RESULTADO FINAL

 

Faculdade de Biologia

Publicado  em: 03/04/14 ás 15:00

CONCURSO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DE BIOLOGIA

 

A Faculdade de Biologia do Campus do Marajó/Soure, informa aos interessados que estão abertas as inscrições para o concurso de professor substituto para o tema: Biofísica, Biomatemática, Bioestatística e as FTM’s de Física e Química. O Edital contendo os Requisitos para os interessados podem ser acessados no link abaixo:

 

CONCURSO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO EDITAL PROGEP

 

Abaixo o Programa e Bibliografia recomendada para as provas escrita e didática:

 

PROGRAMA

 

1. Funções, gráficos e modelos periódicos aplicados ao ensino e estudo de fenômenos da Biologia;

2. Problemas de otimização e outras aplicações da derivada e integral. Funções exponenciais e logarítmicas aplicados à Biologia;

3. Introdução ao conhecimento e prática de estatística aplicada à Biologia. Probabilidade e aplicações. Dados normais e transformação de dados;

4.   Estimando o erro. A base de testes estatísticos;

5.  Analisando frequências. Correlação e regressão. Comparando médias;

6.  Introdução à análise de variância. Estatística multivariáveis;

7.  Sistemas Operacionais. Multimídia;

8.  Software básico (edição de texto, processamento de planilhas de dados, banco de dados) aplicados ao estudo de fenômenos biológicos;

9.  Conceitos Gerais de Termodinâmica e Entropia dos fenômenos biológicos;

10. Biofísica básica dos sistemas com ênfase em circulação sanguínea;

11. Biofísica básica dos sistemas com ênfase em visão e audição;

12. Radioatividade Aplicada.

 

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

 

AGUIAR, AFA, XAVIER, AFS, RODRIGUES, JEM. (1988). Cálculo para Ciências Médicas e Biológicas. Ed. Harbra, S.P

CALLEGARI-JACQUES, S.M. (2003) Bioestatística. Princípios e aplicações. Artmed, Porto Alegre

HENEINE, I.F. (1995). Biofísica Básica. Ed. Atheneu – São Paulo.

MOTTA, W.T. & WAGNER, M. B. (2002) Bioestatística. EDUSC, São Paulo

PAGANO, M. & GAUVREAU, K. (2003) Princípios de Bioestatística. Editora Campos, São Paulo.

VIEIRA, S. (1980) Bioestatística. Tópicos Avançados. Editora Campos. São Paulo

 

Faculdade de Biologia

(91) 37411434/ biologia_soure@ufpa.br

 

Publicado  em: 12/03/14 ás 14:56

HABILITAÇÃO AO VÍNCULO INSTITUCIONAL PSE 2013-11 E PS 2014

 

A Coordenadoria Acadêmica do Campus do Marajó/Soure convoca aos aprovados no Processo Seletivo Especial (PSE 2013-11) e no Processo Seletivo 2014 (PS 2014) para a entrega de documentos necessários à Habilitação ao Vínculo Institucional. O Candidato que faltar no dia perderá o direito à vaga na UFPA. Abaixo os dias e horários dos Cursos Ofertados no Campus do Marajó/Soure.

 

Ciências Biológicas - Data:20/01/2014; Hora: 9h às 12h.

Letras Língua Inglesa - Data:21/01/2014; Hora: 9h às 12h.

 

Os Candidatos deverão apresentar os ORIGINAIS e CÓPIAS dos seguintes documentos: CPF, Identidade (RG), Título de Eleitor (maiores de 18 anos); prova de que está em dia com as obrigações militares (homens maiores de 18 anos); Histórico Escolar do Ensino Médio; Comprovante de residência, 1 foto 3X4 recente e de frente; e Cadastro Acadêmico, que estará disponível na página eletrônica www.ciac.ufpa.br, Para informações mais detalhadas acesse os Editais abaixo:

 

CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS NO PS 2014

 

CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS NO PSE 2013-11

 

Noticias do Campus

Publicado  em: 17/01/14 ás 11:05

LISTÃO DE CLASSIFICADOS NO PS 2014 UFPA-SOURE

 

Divulgamos a Lista de Classificados no PS 2014 para os Cursos  de Letras Habilitação em Língua Inglesa e Ciências Biológicas do Campus Universitário do Marajó/Soure.

Para acessar a Lista clique no link abaixo.

 

LISTÃO DE CLASSIFICADOS PS 2014 CAMPUS/SOURE

 

Noticias do Campus

Publicado  em: 17/01/14 ás 11:05

Campus de Soure recebe o XXIV FÓRUM DE COORDENADORES DOS CAMPI DA UFPA

A 24ª reunião do Fórum dos Coordenadores de Campi da Universidade Federal do Pará será realizada no Campus de Soure, na Ilha do Marajó, nos dias 28 e 29 de novembro de 2013. Nesta edição, os coordenadores dos campi, acompanhados pelo reitor, pelo vice-reitor, pelos pró-reitores, pela procuradora geral, pelo prefeito e por outros assessores discutirão como tema central “A importância das ações meio para o desenvolvimento da Universidade Multicampi”.

A programação está dividida em painéis temáticos, seguidos de debates e proposições. Serão três painéis voltados para o tema central: PAINEL 1: “A importância das ações meio para o desenvolvimento da Universidade Multicampi”; PAINEL 2: “Reflexões sobre o Estatuto e Regimento da UFPA e os Campi do interior”; Painel 3: “Desafios da gestão de pessoas na UFPA Multicampi". Acrescentada a programação serão apresentados o Contexto e perspectivas para o Campus de Soure além de homenagem aos servidores e técnicos desta unidade.

A programação encerra-se com a avaliação do Fórum e a escolha da sede da próxima reunião, a qual ocorre, ordinariamente, duas vezes ao ano. Há uma diretriz de revezamento entre os campi para sediar as reuniões do Fórum. As últimas edições foram realizadas em Bragança, Cametá, Altamira e Breves.

 

Divulgação

Publicado  em: 26/11/13 ás 18:38

 

<<página>> 1 2 3

Em Destaque:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Universidade Federal do Pará - Campus do Marajó / Soure

Tel.: (91) 3741-1261 - E-mail: campusoure@ufpa.br