UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

 

Faculdade de letras

 

                                                                     Estudantes recebem carteira de meia-passagem

 

                                                          

 

 

 

Na última sexta-feira, dia 11 de agosto, a representante da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (ARCON), Dayse Sa entregou 96 carteirinhas de meia-passagem para estudantes do Campus UFPA Marajó-Soure. Os acadêmicos haviam solicitado o documento em julho deste ano. A entrega ocorreu no auditório Ernani Chaves e contou com a participação do Coordenador Acadêmico; professor Marcelo Pinheiro, da Representante do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPEX); Justina Santana e do representante do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR); João Ricardo. A próxima visita da ARCON no Campus de Soure deverá ser realizada em fevereiro de 2018 para que outros estudantes possam solicitar a carteira de meia-passagem.

 

(Publicado em 17/08/2017)

 

 

 

 

                                                          UFPA Lança edital para mestrado em Zoologia

 

O Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZool) torna público o edital de seleção de mestrado em zoologia, ofertado por meio do convênio da Universidade Federal do Pará (UFPA) com o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). Serão ofertadas 14 vagas, sendo sete para uma das duas áreas de concentração do Programa (Área 1 - Evolução e área 2 - Biodiversidade e Conservação).

O período de inscrição será de 1º a 30 de setembro pelo endereço eletrônico:

https://sigaa.ufpa.br/s…/public/processo_seletivo/lista.jsf…

Mais informações sobre o processo seletivo e a documentação necessária podem ser conferidas no edital, na página do programa, no menu ingresso, seleção atual

http://ppgzool.propesp.ufpa.br/index.php/br/

 

(Publicado em 17/08/2017)

 

 

                                                     Campus Soure oferece oportunidade para professor

 

Estão abertas as inscrições para professor substituto do Curso de Etnodesenvolvimento da UFPA Campus Marajó-Soure. A entrega dos documentos para a inscrição acontece na Secretaria Executiva do Campus, no mesmo prédio da Coordenação Geral. Confira o edital completo:
http://www.progep.ufpa.br/progep/

 

(Publicado em 17/08/2017)

 

                                                       Enade 2017: Fique atento aos prazos!

 

O Exame Nacional Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 vai ocorrer no dia 26 de novembro. Os estudantes concluintes dos cursos de Letras-inglês e Biologia do Campus Soure precisam fazer um cadastro entre 14 de agosto e 26 de novembro.

Devem se inscrever todos os estudantes com expectativa de conclusão do curso até julho de 2018, que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da Instituição de Ensino Superior (IES).

Mais informações sobre o Enade no site: http://portal.inep.gov.br/enade

 

(Publicado em 17/08/2017)

 

 

 

                    Estudantes de Geografia promovem atividade sobre Paleogeografia e Geologia

 

 

 

 

 

Origem da terra, etapas da evolução do planeta, caverna cenográfica e até uma representação do Tyrannosaurus rex. Esses foram os principais temas abordados pelos estudantes de Geografia do Campus Universitário da UFPA Marajó-Soure em uma aula demonstrativa sobre Paleografia e Geologia, que ocorreu no último dia 1º de agosto.

A aula foi promovida no prédio de Biologia, e já na entrada era possível notar uma representação de um Tyrannosaurus rex, feito de madeira e tecido. Na sala B2 o trabalho continuava, e os discentes utilizaram cartazes e outros recursos visuais para explicar sobre placas tectônicas, surgimento do universo, diversas etapas de evolução do planeta até o surgimento do Homo sapiens sapiens.

A atividade está ligada à disciplina de Geologia, ministrada pelo professor doutor Enilson Sousa, que destacou a intenção do trabalho: “A aula demonstrativa tem o objetivo de tornar o ensino da geografia menos monótono e mais representativo, em que o aluno da educação básica possa interagir dentro de um ambiente lúdico.”

Durante todo o dia estudantes de escolas públicas de Soure, docentes, técnico-administrativos e discentes compareceram ao evento. O professor, Enilson Sousa explicou a importância da atividade para os alunos de Geografia. “Tivemos uma resposta muito positiva por parte dos discentes de licenciatura em Geografia, os quais demonstraram uma total desenvoltura, empenho e cumplicidade na elaboração de todo o evento. Foi muito interessante vê-los repassando o conhecimento teórico, recebido durante a disciplina, de forma prática para os alunos da educação básica e para a comunidade que nos visitou.”

 

(Publicado em 17/08/2017)

 

 

 

Prefeitura de Soure oferece ônibus para estudantes

 

 

 

Os estudantes do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica(Parfor) agora contam um ônibus que faz a linha Centro de Soure - UFPA. A condução sai do Porto da Rabeta às 08:00 da manhã e volta da UFPA às 18:00. O transporte é para estudantes do Parfor, mas alunos do regular e intervalar podem utilizar. A preferência é para aqueles que moram em Salvaterra e precisam atravessar o rio todos os dias. O transporte, por enquanto, só vai funcionar no período das aulas do Parfor. A condução é uma parceria da Prefeitura de Soure com a UFPA.

 

(Publicado em 17/08/2017)

 

 

 

 

Estudantes de Geografia realizam aula de astronomia no Campus Soure

 

       Estudantes de Geografia do Campus Universitário da UFPA Marajó-Soure realizaram na última sexta-feira, dia 21 de julho uma aula sobre Astronomia Tátil. O evento ocorreu durante todo o dia, na sala B2 com a coordenação do professor Enilson Sousa (Geógrafo e doutor em ciências ambientais). Confira as fotos abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Publicado em 20/07/2017)

 

 

Assistente Social da Saest visita o Campus de Soure

para atender estudantes

 

 

       Está sendo realizado no Campus Universitário da UFPA - Marajó-Soure a emissão de carteira de meia passagem intermunicipal (GRÁTIS), e a carteira de meia-entrada para universitários (R$ 20,00), na DEPEX. A carteira de meia passagem é emitida pela Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (ARCON), por meio da representante da agência reguladora, Dayze Sa. Para solicitar os documentos os estudantes precisam comparecer na DEPEX de 09:00 - 12:00/ 15:00 - 18:00, até o dia 21 de julho, sexta-feira. 
        Quem pode tirar a carteira de meia-passagem?

      Estudantes que moram em outro município e precisam se deslocar da cidade de origem para a cidade onde estudam. Mais informações na Depex

 

(Publicado em 20/07/2017)

 

 

 

 

Assistente Social da Saest visita o Campus de Soure

para atender estudantes

      

       A Assistente Social, Antônia Santos da Superintendência de Assistência Estudantil (Saest) - UFPA está no Campus de Soure para esclarecer dúvidas, realizar atendimentos e repassar orientações para os discentes das bolsas de assistência dos estudantes. Os alunos da UFPA têm direito a: auxílio moradia, bolsa permanência, bolsa de estudante saudável, auxilio para portadores de necessidades especiais, auxilio intervalar e auxílios para indígenas e quilombolas. A assistente social destacou a função da Saest: “Nosso objetivo é garantir o apoio ao aluno na graduação fornecendo auxilio pedagógico, financeiro e psicológico”. O atendimento vai ser realizado na Depex, até o dia 21 de julho, sexta-feira.

(Publicado em 20/07/2017)

 

Vice-reitor participa de uma série de reuniões com

a comunidade acadêmica

 

       O vice-reitor da UFPA, professor Gilmar Pereira da Silva participou de uma série de reuniões com técnicos-administrativos, professores, alunos do curso de etno e desenvolvimento e outros discentes do Campus Universitário da UFPA Marajó-Soure. As reuniões ocorreram na última terça-feira, dia 11 de julho. O vice-reitor visitou os espaços físicos do Campus e aproveitou a oportunidade para conversar com cada categoria com o objetivo de encontrar soluções para os problemas da universidade.

       Pela manhã o professor conversou com os alunos do curso de etno e desenvolvimento, pela tarde os outros discentes apresentaram pautas como: regulamento para o uso do laboratório de informática, lançamento de notas no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), diplomas para os recém-formados do curso de letras-inglês, o uso do WI-FI, entre outros assuntos.

       Ainda no período da tarde o vice-reitor conversou com os professores e técnicos administrativos e as pautas discutidas na reunião foram: uso dos recursos financeiros para projetos de pesquisa e extensão, contratação de professores substitutos, manutenção nos computadores do laboratório de informática, lançamento de notas no SIGAA, Projeto Pedagógico do Curso de letras-inglês, etc.

       O professor Gilmar Pereira deve se reunir com o coordenador geral do Campus, professor Anderson Maia, na próxima sexta-feira, dia 14 de julho na UFPA de Belém para buscar soluções para os problemas do Campus de Soure junto com os setores responsáveis.

        A próxima visita do vice-reitor no Campus de Soure deve ser realizada em outubro deste ano com a alta-gestão da UFPA de Belém para buscar soluções para outros problemas que envolvem as pró-reitorias da UFPA.

 

(Publicado em 20/07/2017)

 

Estudantes do Parfor realizam atividades lúdicas com crianças autistas

e portadores de necessidades especiais

 

         Estudantes de pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR) do Campus Soure participaram de uma atividade lúdica com crianças autistas e portadores de necessidades especiais, na última sexta-feira, dia 07 de julho. O trabalho é uma iniciativa da professora Rita Figueiredo, que leciona a disciplina de Fundamentos e Metodologias da Educação inclusiva, de acordo com a docente o objetivo da atividade é fazer com que os alunos percebam que a prática inclusiva pode ser feita no cotidiano, além de quebrar paradigmas, e mostrar que é possível a participação de todos no âmbito educacional.

(Publicado em 20/07/2017)

 

Estudantes do Campus Soure realizam 2º Assembleia Geral de 2017

 

       Na última quinta-feira, dia 06 de julho, foi realizada no Campus UFPA – Soure a segunda Assembleia Extraordinária dos Discentes. Participaram também da reunião o coordenador acadêmico, professor Luiz Marcelo Pinheiro, a diretora da faculdade de letras, Márcia Blake, a diretora do Departamento de Ensino Pesquisa e Extensão(DEPEX), Justina Santana, e o técnico administrativo, Eliomar Nascimento. Estudantes dos cursos de biologia, etno e desenvolvimento, letras-inglês e geografia se reuniram no auditório Ernani Chaves para discutir temas como: representante dos discentes no conselho, problemas em relação os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s), seguro de vida para os alunos, lançamento de notas no Sistema integrado de Gestão de Atividades acadêmicas (SIGAA), panfletagem nos murais e outros espaços do Campus, aulas de campo para estudantes de biologia etc. 

       A assembleia foi organizada pelo Centro acadêmico de Letras, Dalcídio Jurandir e a Comissão Organizadora do Centro acadêmico de Biologia (CABIO).

(Publicado em 20/07/2017)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Universidade Federal do Pará - Campus do Marajó / Soure

Tel.: (91) 3741-1261 - E-mail: ufpasoure@gmail.com