Joomla TemplatesBest Web HostingBest Joomla Hosting

Histórico do Campus de Santarém

A Universidade do Pará foi criada pela Lei nº 3.191, de 02 de Julho de 1957, sancionada pelo Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira após cinco anos de tramitação legislativa. Congregou as sete faculdades federais, estaduais e privadas existentes em Belém: Medicina, Direito, Farmácia, Engenharia, Odontologia, Filosofia, Ciências e Letras e Ciências Econômicas, Contábeis e Atuariais.

Em 14 de outubro de 1970, através da Resolução nº 39/70 - CONSEP, foi criado o Núcleo de educação da Universidade Federal do Pará em Santarém. Assim no ano seguinte iniciou o processo de Interiorização dos Cursos de Graduação em Santarém. Inicialmente, foram ofertados cursos de Licenciatura de curta duração, entre 1972 e 1973.

Image Consciente da importância de seu papel no desenvolvimento do Estado do Pará, a UFPA, a partir de 1986, a Universidade estendeu de forma mais sistemática suas ações no interior do Estado, numa tentativa de democratizar o acesso ao ensino superior a milhares de pessoas que estavam excluídas do ambiente universitário em decorrência das distâncias e das dificuldades de trânsito entre os diversos municípios e entre esses e a capital. Desde aquele ano, então, de forma sistemática e contínua, tem a UFPA, formado e fixado profissionais especializados no interior da Amazônia.

O programa de Interiorização da UFPA permitiu a implantação de 08 (oito) Campi universitários no interior do Estado, em municípios considerados pólos de desenvolvimento: Altamira, Marabá, Soure, Abatetuba, Santarém, Castanhal, Bragança e Cametá. Através de convênio com a SUDAM - Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia, deu-se inicio ao curso de Licenciatura Plena em Pedagogia no ano de 1983, em caráter permanente.

HISTÓRICO – UFPA 50 ANOS
Neste ano de 2007, a Universidade Federal do Pará completa seu jubileu de Ouro, 50 anos de existência. Criada pelo Decreto-lei nº 3.191, de 2 de julho de 1957, foi instalada após cinco anos de tramitação legislativa.

Em 1952 um projeto de lei apresentado pelo Deputado Epílogo de Campos foi apresentado a Câmara Federal e arrastou-se durante 5 (cinco) anos naquela Casa. Até que o deputado João Lameira Bittencourt elaborou substitutivo, aprovado logo em seguida. O Congresso Nacional aprovou a Lei nº 3.191, que foi sancionada pelo então Presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira

A criação da UFPA reuniu as sete faculdades existentes em Belém: Medicina, Direito, Farmácia , Engenharia, Odontologia, Filosofia, Ciências e Letras e Ciências Econômicas, Contábeis e Atuariais.

HISTÓRICO – UFPA 20 ANOS DE INTERIORIZAÇÃO
A partir de julho de 1985, na gestão do Reitor, Prof. José Seixas Lourenço, a Universidade Federal do Pará iniciou um processo de discussão interna, com a finalidade de intensificar as ações de ensino, pesquisa e extensão universitária no interior do Estado do Pará. O Programa de Interiorização da UFPA possibilitou a implantação de 08 (oito) Campi universitários no interior do estado em Municípios considerados pólos de desenvolvimento, quais sejam: Abaetetuba, Altamira, Bragança, Cametá, Castanhal, Marabá, Santarém e Soure.

HISTÓRICO – UFPA 20 ANOS DE INTERIORIZAÇÃO - SANTARÉM
Em 14 de outubro de 1970, através da Resolução nº 39/70 – CONSEP, foi criado o Núcleo de Educação da Universidade Federal do Pará em Santarém. No ano seguinte iniciou o processo de Interiorização dos Cursos de Graduação em Santarém. Inicialmente, foram ofertados cursos de licenciatura de curta duração nos anos de 1971 a 1973, funcionando na Escola Estadual Álvaro Adolfo da Silveira.
No ano de 1980, o Núcleo de Educação foi reativado ofertando a complementação dos estudos existentes anteriormente e iniciando novas turmas de licenciatura curta entre 1980 e 1983.
O Prefeito Municipal da época, Sr. Ronan Liberal, cedeu à Universidade o prédio da escola Municipal “Everaldo de Souza Martins”. A Universidade, então com estrutura, ofertou a complementação dos estudos existentes anteriormente, iniciando novas turmas de licenciatura curta que se estendeu até 1983. A partir deste ano, por meio de um convênio com a Superintendência do desenvolvimento da Amazônia – SUDAM, deu-se início ao curso de Licenciatura Plena em Pedagogia em caráter permanente.

Nós temos 1 visitante online
Content View Hits : 386331