DESTAQUES
Jogos Odontológicos
Crianças do PRD aprendem a importância da saúde bucal Lazer aliado ao conhecimento.
É assim que a equipe de odontologia do Projeto Riacho Doce buscou o desenvolvimento de técnicas alternativas e a melhoria da saúde bucal de suas crianças. A partir do primeiro semestre de 2001, os mais diversos recursos educativos foram utilizados durante as palestras: manequins odontológicos, cartazes, dramatizações, cartilhas, entre outros.
O grande destaque das técnicas alternativas ficou por conta dos "Jogos Odontológicos", que tiveram como objetivos educar e consolidar hábitos corretos de higiene oral e dieta, prevenindo as principais doenças bucais e esclarecer dúvidas sobre odontologia de forma dinâmica e prazerosa.
Os resultados não poderiam ser diferentes: grande entusiasmo e maior interesse das crianças do Projeto Riacho Doce por questões relacionadas à saúde bucal, aprendendo, inclusive, a confeccionar suas próprias escovas e fio-dental alternativos.

Conheça alguns jogos desenvolvidos durante a programação:

- Amarelinha odontológica: Assemelha-se a uma amarelinha convencional, a diferença é que cada "casa" do jogo é formada por um "amigo" ou "inimigo" da saúde bucal (escova, creme dental, flúor, frutas, doces, balas, etc...). É considerado vencedor o participante que primeiro chegar ao SORRISO CAMPEÃO, sem passar pelos objetos que prejudicam os dentes.

- Jogo da Odontologia: Espécie de corrida composta por um tabuleiro com quadros numerados. Os participantes devem jogar os dados e "andar" conforme o número sorteado. O percurso oferece benefícios e punições, vence quem primeiro chegar ao SORRISO CAMPEÃO.

- Show do Dentão: Baseado em um grande sucesso da tv brasileira, o Show do Dentão é um jogo de perguntas e respostas sobre odontologia. Cada participante tem o direito de pular a questão, consultar as placas ou solicitar ajuda aos outros alunos presentes. O conhecimento adquirido é o grande prêmio que os competidores levam pra casa.

- Passa Escova: Ao som de músicas educativas sobre odontologia, os alunos passam um para o outro a escova de dente. Ao parar a música, aquele que estiver segurando a escova terá que executar uma tarefa determinada pelos outros participantes.

REALIZAÇÃO
Aliados:

Aliado Regional:

Última atualização
por Daniel Silva Pinto
em 04/12/03

© Projeto Riacho Doce - Todos os direitos reservados