PPGECM-UFPA: 20 anos expandindo o ensino e a pesquisa em Ciências e Matemáticas na Amazônia

"Portal

Em 2022, o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (PPGECM-UFPA) completa 20 anos de atuação. Tudo começou com o curso de Mestrado Acadêmico, em 2002, e ampliação com a primeira turma de Doutorado, em 2009. Para celebrar essas duas décadas de existência, a comunidade acadêmica do programa realizou programação no dia 1º de dezembro, para confraternizar com docentes, discentes, servidores(as) técnico-administrativos(as) e convidados(as).

"IMGAo longo dos anos, houve conquistas, como o recente alcance da nota 5 na Avaliação Quadrienal (2017-2020) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que corresponde ao nível de excelência nacional e consolida o programa como importante núcleo formador de professores de Ciências e Matemáticas para a região. Desde 2002, o PPGECM entregou à sociedade brasileira 505 titulados, entre mestres e doutores, sendo responsável pela defesa de 359 dissertações e 146 teses. Mais do que números, a formação desses egressos impacta positivamente a qualidade do ensino na educação básica e no ensino superior.

"IMGA partir dos cursos de Mestrado e Doutorado, o PPGECM nucleou outros programas da área de Ensino de Ciência e Matemática em universidades amazônicas, como a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), no Pará, Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Tocantins (UFT), em outros estados da Região Norte. Com a produção e as pesquisas do corpo docente nessas duas décadas, foi possível contribuir diretamente com a criação do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC), que oferta o curso de Mestrado Profissional, e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM), da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (Reamec). Além das relações inter-regionais, as experiências internacionais também foram exitosas, com execução de projetos em cooperação e atuação de egressos em instituições sediadas em Portugal, Moçambique, Venezuela, Timor-Leste e Angola.

"IMGHomenagens – Como forma de reconhecer e agradecer a todos que contribuíram para o desenvolvimento institucional e acadêmico-científico do programa nesses primeiros 20 anos, o dia 1º de dezembro foi marcado por lembranças e homenagens a docentes, discentes, servidores(as) técnico-administrativos(as) e gestores(as), em especial aos(às) coordenadores(as) que dedicaram tempo durante essas décadas: professora Terezinha Valim Oliver Gonçalves (2002-2004/2004-2006/2006-2008); professor Tadeu Oliver Gonçalves (2008-2010); professora Isabel Cristina Rodrigues de Lucena (2010-2012/2020-2021); professora Nádia Magalhães da Silva Freitas (2012); professor Francisco Hermes Santos da Silva (2012-2014); professor José Messildo Viana Nunes (2014-2016); professor Elielson Ribeiro de Sales (2016-2018); professor Iran Abreu Mendes (2018-2020) e professor Marcos Guilherme Moura Silva (2022-).

"IMGA programação contou com abertura oficial, no auditório do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), seguida pela mesa com os egressos do PPGECM, sessão de homenagens e momento de dar parabéns ao programa. Durante o evento, houve exposição de livros. O PPGECM comemorou o percurso até aqui e pactuou um compromisso com os próximos 20 anos, durante os quais o esperado é expandir, ainda mais, a produção científica internacionalmente, a qualidade na educação e a transformação social para a Amazônia e o Brasil.

Texto: Divulgação PPGECM-UFPA

Fotos: Rebeca Amaral