menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

NUMA adota a flexibilização curricular para ofertar disciplinas para alunos de Graduação

"banner

O Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) está ofertando disciplinas de caráter interdisciplinar para estudantes dos cursos de graduação da UFPA. Essa iniciativa é um dos projetos da Universidade para melhorar ainda mais a qualidade do ensino de graduação na Instituição. A oferta de disciplinas foi possível pela aprovação da Resolução N. 5.107, de 26 de outubro de 2018, que prevê a flexibilização curricular dos cursos de graduação da Instituição.

Conforme a resolução, a flexibilização curricular concede ao discente a possibilidade de decidir autonomamente sobre partes das atividades de formação a serem cursadas. Assim, compete ao discente definir as atividades curriculares flexibilizadas entre aquelas ofertadas pelas diversas Unidades e Subunidades Acadêmicas da UFPA, ou de outras Instituições de Educação Superior.

As disciplinas a serem ofertadas pelo NUMA aos cursos de graduação da UFPA têm como características instrumentalizar os estudantes na análise crítica de problemas complexos baseado em demandas sociais, econômicas e ambientais. Para o segundo semestre, são ofertadas as disciplinas: “Meio Ambiente e Pecuária na Amazônia”, “Agrossilvicultura na Amazônia”, "Natureza, saúde e cidadania" e "Diversidade Socioambiental na Amazônia".

Sobre o Núcleo de Meio Ambiente – O Núcleo foi criado com o objetivo de integrar diferentes áreas de conhecimento e desenvolver a ciência com a proposição de soluções para problemas complexos. Atualmente o NUMA possui dois programas interdisciplinares voltados para as questões ambientais: o Programa de Formação Interdisciplinar em Meio Ambiente (Profima) e o Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM).

Além de atuar nesses programas, os docentes do NUMA também atuam nos cursos de graduação da UFPA, ministrando disciplinas e orientando estudantes de Iniciação Científica e de Trabalhos de Conclusão de Curso. A aprovação da resolução trouxe a possibilidade de elaboração de atividades curriculares interdisciplinares para a graduação, com enfoque ambiental.

Texto: Assessoria NUMA
Arte: Divulgação

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo