MUFPA realiza oficina sobre obra de Vicente Salles

O Museu da UFPA promove, nesta quinta-feira, 1º de outubro, uma oficina sobre partituras musicais. O tema central da oficina será a obra de Vicente Sales. A oficina será ministrada pelo maestro Jonas Arraes, professor do Conservatório Carlos Gomes, e contará com a participação dos professores Antônio Maurício Costa e Amanda Paracampo. O evento será realizado no Museu da UFPA, localizado na Avenida Governador José Malcher, 1192, bairro Nazaré, Belém.

A ideia de criação da oficina surgiu com a necessidade de oferecer treinamento aos técnicos que irão atuar no projeto Pibic “Coleção Vicente Salles: Símbolo da Cultura Paraense”, coordenado pela professora Isis de Melo Molinari Antunes, especialista em Semiótica e Artes Visuais. A oficina tem o objetivo de permitir e ampliar uma visão não-musical do objeto partitura, com fins de catalogação e pesquisa.

Programação – O evento tem como público-alvo técnicos de Biblioteconomia, Museologia e Historiadores. Durante a programação da oficina, serão expostas e debatidas perspectivas sobre a partitura em si. Haverá, ainda, uma breve introdução histórica expondo a evolução da partitura, demonstrando todos os seus aspectos, seja em uma partitura manuscrita ou editada, no período do século XX. Toda a programação será durante o dia 1º de outubro, a partir das 10h, no Museu da UFPA.

Vicente Salles – Vicente Juarimbu Salles nasceu em 27 de novembro de 1931, na vila de Caripi, pertencente ao município de Igarapé-açu, nordeste paraense. Foi um importante pesquisador, historiador, folclorista e musicólogo. Seu interesse por musica, folclore e literatura começaram desde a infância. Seus primeiros trabalhos foram publicados no jornal “A Província do Pará”. Ao todo, sua bibliografia conta com 25 livros e 50 microedições. Ele contribuiu enormemente com o Museu da UFPA (Mufpa) – onde atuou como diretor por dois anos – doando uma parte da sua coleção pessoal e material, que foram utilizadas em suas pesquisas sobre negro, cultura, artes e folclore da Amazônia. O pesquisador faleceu em 7 de março de 2013. Dois anos antes, em dezembro de 2011, a UFPA concedeu ao mestre o título de doutor “Honoris Causa”.

Para o maestro e professor do Conservatório Carlos Gomes, Jonas Arraes, a importância da oficina vem da ampliação da possibilidade de catalogação, além da produção de conhecimentos interdisciplinares e da divulgação do Acervo Vicente Salles. 

Serviço:
Oficina sobre partituras musicais
Data: 1º de outubro 
Hora: a partir das 10h
Local: Museu da UFPA, localizado na Avenida Governador José Malcher, 1192, bairro Nazaré, Belém.
Inscrições podem ser feitas no local do evento.

Texto: Victória Ribeiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Laís Teixeira, Mácio Ferreira, Alexandre Moraes

Publicado em: 01/10/2015 11:30
 Documento sem título