Histórico da Associação dos Amigos do Museu da UFPA

O Início 

      A Associação de Amigos do Museu da UFPA foi criada em 2003, mesmo ano em que o prédio foi tombado a pedido da direção do museu, pelo governo estadual. Tem participado ativamente de ações e projetos do museu, seja por financiamento parcial, seja por responsabilidade na gestão de projetos enviados a outras instituições. Sem fins lucrativos seus membros atuam voluntariamente e tem sensibilizado parceiros para importantes obras e ações no museu.

      Tendo o museu obtido o selo da Lei Rouanet a Associação conseguiu apoio da Companhia Vale do Rio Doce que patrocinou obras de consolidação da estrutura, novo telhado, restauração interna e criação de acesso para deficientes. Pela mesma via conseguiu-se que o Banco da Amazônia financiasse um projeto de transformação do jardim para uso publico e que, atualmente, sedia exibições gratuitas de cinema semanalmente outra ação em parceria da Associação. Através do Banco da Amazônia foram colocadas esculturas no jardim dando-lhe a possibilidade de servir como extensão das áreas expositivas. O projeto do Jardim desdobrou-se, ainda, em prospecção arqueológica com mais de 2200 fragmentos, todos catalogados e parcialmente expostos. A Associação patrocinou, seminário sobre estas descobertas. O Seminário foi uma das formas de inserção do Museu na Programação nacional da Semana de Museus e só foi possível pela atuação da AAMUFPA. È de iniciativa da Associação uma dos mais relevantes ações para a difusão do museu e das artes plásticas paraenses que é a manutenção de um Jornal trimestral, Jornal do Museu, que trata das atividades do museu e do panorama das artes na região, tendo alcançado dois anos e 11 números até o momento.

      Duas das ações mais importantes da Associação são a promoção de um Seminário nacional sobre Gestão de direito a Acervos em Museu públicos e a aprovação de projeto, em andamento, de recuperação e difusão de acervo musical do Museu. O Acervo, em projeto apoiado pela Petrobrás, tem colaborado, por exemplo, com o festival de ópera de Belém e do Amazonas cedendo partituras históricas e raras e mais recentemente, com o Circuito Banco do Brasil cedendo, para execução, partitura inédita.

OBJETIVOS DA INSTITUIÇÃO

      O objetivo da AAMUFPA é colaborar com a administração do Museu da Universidade permitindo ações de restauração e conservação da estrutura física do prédio fundado em 1903, e de revitalização das atividades museológicas da instituição. Saliente-se que , antes de 2003, as atividades citadas estavam paralisadas há quase uma década apesar do museu possuir um relevante acervo seja em artes visuais , seja bibliográfico e documental.


 Documento sem título  Documento sem título

Galeria de Imagens

 Documento sem título