Comunidade Ribeirinhas








Descrição: Os estudos sobre desenvolvimento têm apontado para a relevância de compreender o sujeito humano dentro do seu contexto, o que inclui tanto as relações imediatas, como as desenvolvidas na família e na escola, como também os aspectos físicos e simbólicos partilhados em uma determinada cultura. Em adicional, os dados têm destacado a importância dos elementos temporais no processo de desenvolvimento. Neste sentido, não apenas a história social pertencente ao universo da cultura, mas também os fatores relativos a história do sujeito e da família parecem repercutir nas transformações no indivíduo. De fato, o ciclo de vida do sujeito se entrecruza com o ciclo da família e em conjunto contribuem com o desenvolvimento humano, de modo que as mudanças individuais geram mudanças no grupo familiar e vice-versa. O objetivo deste trabalho é identificar as peculiaridades das relações entre o ciclo de vida individual e familiar em uma comunidade ribeirinha amazônica, de modo que, seja possível verificar os marcos culturalmente estabelecidos que indiquem mudanças e transições individuais e familiares naquele contexto e o intercruzamentos de fatores presentes nos ciclos estudados. Utilizando-se de técnicas quantitativas e qualitativas serão acompanhados e dado prosseguimento aos estudos de casos já desenvolvidos no decorrer de três anos (2004 - 2007). Tais casos serão reanalisados a luz de novas informações que serão coletados através da reaplicação de alguns instrumentos já utilizados e da utilização entrevistas semiestruturadas, cujas questões norteadoras se dão em torno das etapas do ciclo de vida individual e familiar. As técnicas de análise a serem utilizadas serão principalmente de natureza qualitativa que busca a construção de dimensões que permitem a compreensão da qualidade dos dados coletados. Espera-se não somente desvendar particularidades da organização dos fatores investigados em um modo de vida pouco estudado, como também a inclusão de novos aspectos teóricos ainda não.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (2).
Integrantes: Simone Souza da Costa Silva - Integrante / Fernando Augusto Ramos Pontes - Coordenador / Leila Mendes Said Assef - Integrante / Daniela Castro dos Reis - Integrante / Sarah Daniele Bahia da Silva - Integrante / Julia Bucher Maluske - Integrante / Celina Maria Colino Magalhães - Integrante / Garotti, Marilice - Integrante.