Descrição: Do período colonial aos dias atuais, com frequência, crianças e adolescentes têm sido acolhidos em instituições asilares por razões quase sempre relacionadas à condição de vulnerabilidade social de suas famílias. Estudos mostram que, em que pese críticas feitas à prática da institucionalização de crianças e adolescentes, muitos são aqueles que permanecem privados da convivência familiar e comunitária, que foram submetidos a rotinas e práticas de cuidado despersonalizado, que moram em instituições de acolhimento por longo período de tempo.
Por esses e outros motivos, pesquisas recentes têm procurado retratar aspectos da realidade das instituições asilares no Brasil e em outras partes do mundo, provocando o necessário debate sobre o reconhecimento dos abrigos como contexto de desenvolvimento humano para crianças e adolescentes que se encontram vulneráveis à pobreza, ao abandono e os maus-tratos na família. O projeto de pesquisa aqui proposto considera a importância de se contribuir com o debate em torno de características específicas desse ambiente institucional e da qualidade das relações que a criança, o adolescente e os educadores que com ele lidam conseguem estabelecer entre si.
Desse ponto de vista, este projeto quer investir de forma sistemática na consolidação de espaços capazes de fomentar o intercâmbio entre grupos de pesquisa sediados em importantes universidades localizadas em quatro das cinco regiões do Brasil, com destaque para a divulgação da produção de discentes, docentes e profissionais dedicados à pesquisa, à extensão e à pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento.
Nesse sentido, esta proposta pretende dar continuidade e aprofundar ações investigativas que vêm sendo realizadas no maior abrigo para crianças de zero a seis anos da região metropolitana de Belém, sob a responsabilidade de alunos e professores do Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento (LED), vinculado Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC) da Universidade Federal do Pará.
Situação: Concluído;
Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2).
Integrantes: Celina Maria Colino Magalhães - Integrante / Solange Aparecida Serrano - Integrante / Lilia Iêda Chaves Cavalcante - Coordenador / Maria Lucia Garcia - Integrante / Kátia Santos - Integrante.