Instalação e Manutenção de Brinquedoteca Móvel na Unidade Materno Infantil- Belém-Pará







Descrição: O Brasil aparece no contexto mundial ocupando o quarto lugar entre os países com maior número de presos: 496.25 apenados. No final de 2011, a população carcerária no Brasil totalizou 514.582 pessoas, sendo que 6,6% destas equivalem às mulheres encarceradas. No âmbito do legislativo encontra-se o respaldo a mãe para amamentar seu bebê por nove meses, entretanto nos Estados brasileiros, ainda existe um descompasso em operacionalizar essa determinação.
O ingresso de gestantes na penitenciária constitui uma questão que merece reflexões e ações eficazes no âmbito de políticas públicas. Diante do exposto, apresenta-se a proposta de criação e instalação de uma brinquedoteca móvel na Unidade Materno Infantil (UMI), objetivando fomentar momentos lúdicos no interior da instituição, onde as mães possam interagir com suas crianças de forma lúdica e afetiva, por meio de brincadeiras ou jogos. Salienta-se que a esta modalidade de brinquedoteca é recente, criada principalmente a partir da necessidade de desenvolver atividades lúdicas em locais onde o espaço físico é restrito. Ademais, esta ação terá ainda como objetivo contribuir para a capacitação dos responsáveis pela rotina de cuidados dispensados à mães e seus bebês no interior da instituição.
Palavras-Chave: Brinquedoteca Móvel, Mães e Bebês, Cárcere, Estimulação Precoce, Relações Afetivas...
Situação: Em andamento;
Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) Mestrado acadêmico: (2)
Integrantes: Celina Maria Colino Magalhães - Coordenador / Janari da Silva Pedroso - Integrante / Géssica Aline dos Santos Leal - Integrante / Mayana Okada - Integrante / Roberto Mario Issler - Integrante / Alexandre Abreu de Freitas - Integrante / Marília Zara Geltil de Oliveira - Integrante / Laryssa Marynnara Lameira - Integrante / Lilian Lameira Silva - Integrante.