Dinâmica de Famílias de Crianças com Deficiência









Descrição: É consenso na literatura que a família constitui um contexto fundamental para o desenvolvimento humano. A trajetória percorrida pelas crianças com e sem deficiências é em parte influenciado pelas características do ambiente familiar. Todavia, o potencial da família como um contexto que oferece proteção, cuidado e afeto está relacionado com um conjunto de elementos que precisam ser considerados.
Neste sentido, o estresse enfrentado por pais de crianças com deficiências, assim como suas características resilientes, a rede de apoio disponível e as relações coparentais constituem um complexo mosaico que repercute na saúde familiar e, por conseguinte no desenvolvimento infantil. O conhecimento sobre estes aspectos contribui com a geração de técnicas de intervenções promotoras da saúde na família e de desenvolvimento de crianças com deficiências.
O presente projeto tem por objetivo geral investigar a saúde de famílias com crianças com paralisia cerebral sobre os parâmetros do estresse familiar, da resiliência, da rede de apoio e relações coparentais. Estes aspectos serão acessados através de instrumentos quantitativos. Além da investigação desses aspectos, será realizado uma intervenção no grupo de pais com o intuito de gerar redes de apoio e relações coparentais mais equilibradas. Na sequência, estes componentes serão reavaliados a fim de se verificar o impacto gerado pela intervenção. Os dados quantitativos serão analisados de acordo com as estratégias pertinentes a cada instrumento e as informações qualitativas serão analisadas a partir da análise de conteúdo. Ao final, pretende-se estabelecer a interconexão entre os resultados obtidos com os diferentes instrumentos com vistas a construir um panorama que permita visualizar a interferência dos diferentes aspectos sobre a saúde da família e as relações estabelecidas entre estes. Por fim, os efeitos da intervenção serão analisados considerando seus aspectos positivos e negativos com vistas a gerar conhecimento prático e operacional expresso na forma de tecnologias de apoio as famílias com crianças com paralisia cerebral.
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Simone Souza da Costa Silva - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.