Página Inicial PESQUISAS SOBRE GEOCIÊNCIAS DA AMAZÔNIA SÃO APRESENTADOS NO 26TH GOLDSCHMIDT CONFERENCE

goldschmidt_yokohama_2016O evento internacional Goldschmidt  Conferenc chega a sua 26º edição e conta com a participação de membros do INCT GEOCIÊNCIAS DA AMAZÔNIA, que  apresentaram pesquisas na área das geociências da região do Craton Amazônico.

A Goldschmidt Conference é uma reunião anual organizada pela International Geochemical Society e European Association of Geochemistry com a participação de várias outras entidades científicas, que aborda todos os aspectos da Geoquímica e áreas relacionadas. A conferência tem sido realizada, desde de 1988, em diferentes países da América do Norte e da Europa, além da Austrália e Japão e contou com mais de 3.500 participantes de todo o mundo, que acompanharam sessões técnicas relativas aos mais recentes avanços em um amplo espectro de áreas com ênfase na Geoquímica, das Ciências Planetárias às Fronteiras em Técnicas Analíticas.

Esse ano, o INCT Geociam foi representando no evento pelos Professores Doutores Caetano Juliani e Lena Monteiro da Universidade de São Paulo (USP), que apresentaram orais e também na categoria pôster conforme temas:

• “Mineral Resources” na Sessão “Links between Large Igneous Province Events and Metallogeny”, coordenada pelos doutores Simon Jowitt e Richard Ernst,
  • “Metallogeny of the Paleoproterozoic volcanic centers in the Vila Mandi region, Uatumã SLIP, southernmost Amazonian Craton, Brazil”.
  • Nas categorias orais o Prof. Dr. Juliani apresentou o trabalho intitulado “The Paleoproterozoic Uatumã SLIP (Amazonian Craton, Brazil): tectonic setting and epitermal gold and base metal mineralization” e a Professora Lena Monteiro falou sobre The Carajás IOCG deposits: a SLIP-related mineral system?”sobre os depósitos de óxido de ferro-cobre-ouro da Província Mineral de Carajás e sua relação com o estabelecimento de Large Igneous Provinces neoarqueanas e paleoproterozoicas.

Os trabalhos apresentaram resultados importantes relativos à caracterização do ambiente tectônico associado aos eventos vulcano-plutônicos paleoproterozoicos da Província do Tapajós e da região de São Félix do Xingu e Iriri no Cráton Amazônico, bem como a possível relação desse com a Silicic Large Igneous Province (SLIP) e sua conexão genética com mineralizações auríferas e de metais base associadas a sistemas magmático-hidrotermais epitermais e do tipo pórfiro.

Segundo a pesquisadora Lena Monteiro, a participação esseo evento possibilitou aos pesquisadores a divulgação das pesquisas realizadas no âmbito do INCT Geociam para um público altamente qualificado, resultando em importantes interações científicas e permitiu o contato com novas técnicas e abordagens que poderão ser aplicadas na continuidade dos estudos.

caetano_juliani

lena_monteiro

Caetano Juliani

Doutor em Geociências, professor associado da Universidade de São Paulo
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C - CA GC

Lena Virginia Soares Monteiro

Professora Assistente Doutora (MS-3) da Universidade de São Paulo
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D - CA GC - Geociências

Texto original: Lena Monteiro

Texto Adaptado: Isabela Carmo.

Instituições Financiadoras

© 2009 Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Geociências da Amazônia - GEOCIAM. Instituto de Geociências. Universidade Federal do Pará. Cidade Universitária José da Silveira Netto. Belém - Pará. Telefone: (55) 91 3201 - 7477. E-mail: robdal@ufpa.br. Localização: By ASCOM.