Página Inicial ARTIGO DE MEMBROS DO INCT GEOCIAM É PREMIADO PELA SBG NO 47ºCBG.

ARTIGO DE MEMBROS DO INCT GEOCIAM É PREMIADO PELA SBG NO 47ºCBG.

premio_fernando_almeida

No dia 21 de Setembro de 2014, durante a solenidade de abertura do 47º Congresso Brasileiro de Geologia, realizado em Salvador-BA foi entregue o prêmio “Fernando Flávio Marques de Almeida” aos autores do artigo “Petrography, magnetic susceptibility and geochemistry of the Rio Branco Granite, Carajás Province, southeast of Pará, Brazil” com autoria de Patrick Araújo dos Santos, Gilmara Regina Lima Feio, Roberto Dall’Agnol, Hilton Túlio Costi, Claudio Nery Lamarão, Marco Antonio Galarza e publicado no Brazilian Journal of Geology em 2013*.

A Sociedade Brasileira de Geologia reúne uma comissão julgadora que escolhe o melhor artigo de geologia publicado em periódico nacional indexado nos dois últimos anos, para receber o referido prêmio. A comissão considera os seguintes critérios: relevância do artigo no cenário técnico-científico nacional; ineditismo do artigo; potencial inovador e impacto do artigo para o desenvolvimento técnicocientífico nacional.

premio_fernando_almeidaO primeiro autor do artigo premiado, Patrick Araújo dos Santos, recebeu em nome dos demais autores e do INCT GEOCIAM, medalha e diploma. Patrick fez sua graduação no Curso de Geologia do Instituto de Geociências da UFPA, tendo participado do Geociam e do Grupo de Pesquisa Petrologia de Granitoides (GPPG) como bolsista de IC e durante o desenvolvimento de seu TCC. Seu vinculo com o GPPG se manteve quando ingressou no mestrado, o qual concluiu em 2013. Participou, então, de concurso para a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e, uma vez aprovado, foi contratado como geólogo e designado para atuar na Superintendência de Salvador da CPRM.

Patrick falou sobre a indicação ao premio: “Confesso que não esperava tamanho sucesso, considerando que este se trata do primeiro trabalho convertido em artigo científico da minha carreira. Sucesso não apenas pelo prêmio supracitado, mas pela repercussão e aceitação na comunidade científica (...). Sem dúvida, esta homenagem é um reconhecimento de um trabalho super dedicado, realizado em equipe, que veio nobilitar nosso empenho em busca de um excelente resultado (..). Parabéns para o nosso time! Certamente esta homenagem abrilhanta nosso trabalho e nos motiva a continuar pesquisando, em prol do desenvolvimento e difusão das geociências.”

Roberto Dall’Agnol, coordenador do INCT GEOCIAM e um dos autores do artigo, destaca o diferencial da pesquisa premiada: “Penso que o impacto do artigo deve-se em grande parte ao fato de apresentar um estudo integrado do corpo granítico utilizando diferentes metodologias e, de certo modo, mostrando algo um pouco distinto do padrão dominante no estudo de granitos.”

premiacao_fernando_almeida_patrick

O Geólogo Patrick Araujo dos Santos recebe o prêmio “Fernando Flávio Marques de Almeida”,

*Acesse aqui o artigo publicado no volume 43, n.1 do Brazilian Journal of Geology (2013): http://rbg.sbgeo.org.br/index.php/rbg/article/view/25257

Texto: Isabela Carmo - INCT GEOCIAM

Instituições Financiadoras

© 2009 Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Geociências da Amazônia - GEOCIAM. Instituto de Geociências. Universidade Federal do Pará. Cidade Universitária José da Silveira Netto. Belém - Pará. Telefone: (55) 91 3201 - 7477. E-mail: robdal@ufpa.br. Localização: By ASCOM.