Página Inicial Apresentação

Apresentação

O Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) foi criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com a finalidade de:

• Mobilizar e agregar os melhores grupos de pesquisa do país;
  • Impulsionar a pesquisa científica básica e fundamental;
  • Estimular o desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica de ponta e a inovação e o espírito empreendedor;
  • Contribuir para a melhoria do ensino de ciências e a difusão da ciência para o cidadão comum.
Os INCTs foram selecionados a partir de propostas submetidas ao Edital nº 15/2008 – Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia.
A proposta do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Geociências da Amazônia (Geociam) foi aprovada em dezembro de 2008 e os convênios com as agências foram assinados no final de 2008 (Convênio FAPESPA/UFPA/FADESP/SEDECT No 75/2008) e no decorrer de 2010 (Convênio CNPq/UFPA/FADESP proc. CNPq no 610010/2009-3).

Missão do Geociam
  • Tornar-se referencial para pesquisas em Geociências na Amazônia;
  • Manter  grupos de excelência em Geociências atuantes na Amazônia;
  • Formar recursos humanos altamente qualificados na área de Geociências;
  • Fortalecer pesquisas nas diferentes instituições atuantes na região.

Objetivos
  • Aprofundar as pesquisas sobre magmatismo, evolução crustal e metalogênese do Cráton Amazônico;
  • Esclarecer a formação do Cráton Amazônico e a geração de seus depósitos minerais;
  • Contribuir para a educação em ciências e difusão do conhecimento;
  • Induzir a disseminação do conhecimento e popularização da ciência;
  • Consolidar e ampliar a infra-estrutura laboratorial;
  • Formar recursos humanos na área de Geociências;
  • Integrar instituições atuantes na Amazônia.

Instituições Financiadoras

© 2009 Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Geociências da Amazônia - GEOCIAM. Instituto de Geociências. Universidade Federal do Pará. Cidade Universitária José da Silveira Netto. Belém - Pará. Telefone: (55) 91 3201 - 7477. E-mail: robdal@ufpa.br. Localização: By ASCOM.