Página Inicial


Resumo Roverato Matteo - México

O Pós-Doutorando Matteo Roverato,do grupo Alteração Hidrotermal Processos Petrológicos e Metalogênese do IGc-USP,vinculado ao INCT GEOCIAM, apresentou trabalho na ReuniãoAnual da Unión Geofísica Mexicana 2013 (UGM 2013)

roverato01Seu trabalho é intitulado "Evidênciade uma grande atividade vulcânica andesítica/riolítica Proterozóica naProvíncia Aurífera do Tapajós, cráton Amazônico , Brasil".

A reunião UGM 2013 é um evento anual que neste ano aconteceu entre 03 e 08de novembro, na cidade de Puerto Vallarta, Jalisco, México, e reuniu geólogos egeofísicos mexicanos e pesquisadores de muitos países. Esse encontrorepresentou uma oportunidade muito importante para apresentar o avançocientífico em assuntos relacionados com geologia e geofísica desenvolvidostanto no território mexicano como em outras partes do mundo.

Houve também um ciclo de seminários no campus do Centro de Geociências(CGEO UNAM), localizado na cidade de Querétaro, que é um centro de pesquisa dealto nível científico, onde os pesquisadores convidados, mexicanos eestrangeiros, puderam apresentar temas de geologia e outras disciplinas.

A apresentação do trabalho do Pós-Doutorando durou 12 min, na sessão da UGMe 45 min na série de seminários CGEO UNAM. O pesquisador do INCT GEOCIAM mostrou em sua apresentação um aspecto dageologia da Amazônia de grande importância científica, despertando interesse por alguns problemasgeológicos ainda pouco investigados presentes naquela região.

Matteo Roverato comentou que "apesarde seu grande tamanho, o Brasil é um dos poucos países latino-americanos quenão tem vulcanismo ativo. No entanto, antigas rochas vulcânicas ainda estãopreservadas em várias partes do país como remanescentes arcaicos de antigasatividades vulcânicas.

O Cráton Amazônico apresenta exemplos perfeitos de atividade vulcânicaprimitiva, a qual ocorreu em uma região que se apresenta completamente estáveldesde 1,87 Ga e atualmente se situa num contexto geotectônico muito diferentedo que gerou o vulcanismo.

As rochas vulcânicas encontradas emvárias partes do Cráton Amazônico são agrupadas no Supergrupo Uatumã, um dosmais completos e mais bem preservados episódios magmáticos paleoproterozoicosdo Cráton Amazônico.roverato02

Por outro lado, o México é um dos territórios que tem melhor representaçãodo vulcanismo recente. De fato, seu território é amplamente coberto por vulcõesativos e depósitos vulcânicos e vulcanoclásticos do Terciário / Quaternário,fazendo do México um dos lugares mais interessantes e cientificamentedesafiadores do mundo para o estudo da vulcanologia. Assim, a comparação das unidades paleoproterozóicasinvestigadas no Cráton Amazônico com a geologia e estratigrafia vulcânica deuma das maiores províncias magmáticas do Terciário / Quaternário do mundo, casodo México, deve contribuir para melhorar o entendimento de: processosvulcânicos envolvidos na formação dos depósitos ígneos e vulcanoclásticos; dassuas distribuições e estratigrafias; origens, fontes e mecanismos de colocaçãoem ambientes vulcânicos antigos".

 

O INCT GEOCIAM Participa do 13º Simpósio de Geologia da Amazônia.

Cerimnia_de_Abertura_do_13_SGAAconteceu nos dias 22 a 26 de setembro, no Centro de Eventos Benedito Nunes localizado no Campus Belém da Universidade Federal do Pará. O 13º Simpósio de Geologia da Amazônia. O 13SGA contou com sessões técnico-científicas, conferências, mesas-redondas, excursões, minicursos, visitas técnicas, exposições em estandes que divulgaram, além de produtos e serviços, também exemplares de minerais, minérios, rochas, fósseis, publicações e etc. Houve ainda, reuniões especiais e uma ampla programação cultural, social e turística para os participantes e acompanhantes, tanto na cidade de Belém quanto em outras localidades turísticas do Pará. Em todos os eventos desse simpósio houve  a presença de representantes do GEOCIAM.
Leia mais...
 

VI ENCONTRO DO INCT GEOCIAM

VI Encontro do INCT GEOCIAM -Setembro 2013O VI Encontro do INCT GEOCIAM ocorreu no dia 24 de setembro de 2013, no Auditório da Geofísica – Campos Guamá, Cidade Universitária José Silveira Netto (UFPA).

O evento contou com a presença do comitê gestor, representado por Roberto Dall’Agnol da UFPA (coordenador do INCT), também da UFPA, Marcondes Lima da Costa (vice-coordenador do GEOCIAM). Além dos doutores Roberto Perez Xavier (UNICAMP), Caetando Juliani (USP), Afonso Cezar Nogueira (UFPA) e Raimundo Netuno Nobre Villas (UFPA). Estando ausente a penas o coordenador do grupo Geologia Isotópica da UFPA, o professor Dr Jean Michel Lafon que estava viajando nesse período.

Leia mais...
 



Instituições Financiadoras

Banner
Banner
Banner
Banner

© 2009 Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Geociências da Amazônia - GEOCIAM. Instituto de Geociências. Universidade Federal do Pará. Cidade Universitária José da Silveira Netto. Belém - Pará. Telefone: (55) 91 3201 - 7477. E-mail: robdal@ufpa.br. Localização: By ASCOM.