Página Inicial


Participação do GEOCIAM no Symposium A-type Granites and Related Mineralization in the Tethyan Belt na Turquia no período de 26 de setembro a 3 de outubro de 2009

O pesquisador Hilton Túlio Costi do Museu Paraense Emilio Goeldi, atuante no Grupo de Pesquisa de Petrologia de Granitóides, participou como palestrante convidado e coordenador de sessão técnica no Symposium A-type Granites and Related Mineralization in the Tethyan Belt (From Pyrennes Through Turkey to Indonesia), correspondente ao quinto encontro anual do Projeto IGCP-510.

ST832208

Este evento foi realizado na Turquia e o referido pesquisador, e a pesquisadora Marcia Barros (UFMT) representaram o Brasil e o GEOCIAM naquele evento. Além da sessão técnica, duas excursões de campo, pré e pós-simpósio, fizeram parte da programação.

ST832237

Dra. Carol Frost ( Wyoming Unirsity, USA.

A Dra.  Carol abriu a conferência como membro do IGCP e proferiu a palestra On Ferron Granites: Their composicional Variability and Modes of Origin.

 

XXIII Reunião do Comitê Científico do Programa de Grande Escala Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA)

Participação na XXIII Reunião do Comitê Científico do Programa de Grande Escala Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA) em Alter do Chão, Pará, no período de 20 a 21 de março de 2009. O coordenador do GEOCIAM participou a convite da XXIII Reunião do Comitê Científico do Programa de Grande Escala Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA). Os dirigentes do LBA buscaram aproximação com os diferentes institutos criados na Amazônia e solicitaram uma palestra sobre a estrutura e proposta do GEOCIAM, com o intuito de avaliar possíveis áreas de interesse comum e perspectivas de futuras colaborações. Foi identificado como tema mais promissor para a integração a questão da evolução paleoclimática e seus reflexos na paisagem e geomorfologia da Amazônia atual, que exige base geológica para sua definição e interessa às pesquisas do LBA, centradas na questão das mudanças climáticas e seus efeitos na Amazônia. Como resultado da participação do GEOCIAM no evento, houve avanço importante no conhecimento mútuo, o que cria perspectivas favoráveis para futuras colaborações e os conselheiros do LBA manifestaram disposição em convidar o GEOCIAM para integrar oficialmente o Conselho Científico do LBA.

 



Instituições Financiadoras

Banner
Banner
Banner
Banner

© 2009 Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Geociências da Amazônia - GEOCIAM. Instituto de Geociências. Universidade Federal do Pará. Cidade Universitária José da Silveira Netto. Belém - Pará. Telefone: (55) 91 3201 - 7477. E-mail: robdal@ufpa.br. Localização: By ASCOM.