Página Inicial


Novos Mestres – Grupo Evolução Crustal e Metalogênese – IG-USP

novos_mestres_evolucao_04Formação de Recursos Humanos

Com satisfação que o INCT anuncia a formação de novos mestres que desenvolveram suas dissertações no âmbito do GEOCIAM. As apresentações ocorreram nos auditórios da Universidade de São Paulo – USP.

Marco Antônio Delinardo da Silva apresentou sua dissertação de Mestrado intitulada –"Metatexitos e diatexitos do Complexo Xingu na região de Canaã dos Carajás: Implicações para a evolução mesoarqueana do Domínio Carajás".
A defesa ocorreu no Instituto de Geociências da UNICAMP, no dia 11 de Abril de 2014. A banca foi composta por sua orientadora, Profa. Lena Virgínia Soares Monteiro (IG-USP), pelo Prof. Rudolph Allard Johannes Trouw (UFRJ) e pelo Prof. Wagner da Silva Amaral (IG-UNICAMP).
Leia mais...
 

DEFESAS DE DISSERTAÇÕES DE MESTRADO NA UFMT - Grupo de Pesquisa em Evolução Crustal e Tectônica

defesa_dissertacao_ufmt01O INCT GEOCIAM cumprimenta as novas mestras da Universidade Federal do Mato Grosso que nos dias 28 de Fevereiro e 21 de Março de 2014 defenderam suas dissertações de mestrado. São elas Ohana França e Regiane Ferreira de Oliveira, no  Programa de Pós-Graduação em Geociências da UFMT (PPGEC –UFMT), ambas pertencentes ao INCT GEOCIAM, lotadas  no Grupo de Pesquisa em Evolução Crustal e Tectônica.

A dissertação de Ohana França, intitulada "Petrologia, Geocronologia U-Pb (SHRIMP) e Deformação do Granito Morrinhos – Suíte Intrusiva Pensamiento - Terreno Paraguá, SW do Cráton Amazônico: Implicações Sobre a Evolução do Arco Magmático Continental Durante a Orogenia San Ignácio”, foi apresentada a banca composta pelo seu orientador, Prof. Amarildo Salina Ruiz (ICET-UFMT), Prof. Ramiro Matos Salinas (Universidad Mayor de San Andres, Bolívia) e Profa. Ana Claudia Dantas da Costa (ICET-UFMT), onde a Profa. Maria Zélia Aguiar de Sousa (ICET-UFMT) foi co-orientadora da pesquisa.

Leia mais...
 

INCT GEOCIAM FORMA NOVOS MESTRES EM 2013.

Grupo Alteração Hidrotermal Processos Petrológicos e Metalogênese - IG-USP

maria_alexandre_geociamO INCT GEOCIAM parabeniza a mestranda Maria Alexandra Aguja Bocanegra pela defesa e aprovação de sua dissertação de mestrado, no dia 21 de novembro de 2013. A mestranda pertence ao grupo Alteração Hidrotermal Processos Petrológicos e Metalogênese IG-USP. Sua dissertação intitulada "Mineralizações Epitermal Low-Sulfidation e do Tipo Pórfiro Superpostas Associadas ao Magmatismo Félsico de 1.88 GA na Parte Norte da Província", foi apresentada para a banca composta pelo seu orientador o Prof. Caetano Juliani, o Prof. Gustavo Correa de Abreu (IGC-USP) e a Profa. Juliana Charão Marques (UFRGS).

A nova mestra Maria Alexandra com seu Orientador Caetano Juliani

maria_alexandre_geociam2

Banca : Prof. Gustavo Correa de Abreu, Prof. Caetano Juliani e Profa. Juliana Charão Marques

O INCT GEOCIAM cumprimenta também os demais grupos de pesquisa que formaram novos mestres em 2013, contribuindo para o crescimento científico das geociências na Amazônia e no país. Confira a relação de novos mestres abaixo.

GRUPO DE PESQUISA EM METALOGÊNESE - UFPA


railineAntônia Railine da Costa Silva.
Tema: Estudos Isotópicos (Pb, O, H e S) em Zonas Alteradas e Mineralizadas do Depósito Cupro-Aurífero Visconde, Província Mineral de Carajás. Conclusão em junho/2013, sob orientação do Prof. Raimundo Netuno Nobre Villas.




roseRose de Fátima Santos Assunção
Tema: “Estudos de Inclusões Fluidas e de Isótopos Estáveis no Alvo Moreira Gomes do Campo Mineralizado do Cuiu-Cuiu da Província Aurífera do Tapajós, Estado do Pará”.
Conclusão em dezembro/2013, sob orientação do Prof. Evandro Luiz Klein.



GRUPO DE PESQUISA PETROLOGIA DE GRANITÓIDES - UFPA

fraedaMayara Fraeda Barbosa Teixeira
Tema: Geologia, Petrografia e Geoquímica dos Granitoides Arqueanos de Sapucaia – Província Carajás – PA. Conclusão em julho/2013, sob orientação do Prof. Roberto Dall’Agnol.





patrickPatrick Araújo dos Santos
Tema: Geologia, Petrografia e Geoquímica das Associações Tonalítico-Trondhjemítico-Granodioríticas (TTG) do Extremo Leste do Subdomínio de Transição, Província Carajás. Conclusão em Julho/2013, sob orientação do Prof. Roberto Dall’Agnol.




marangoanhaBhrenno Marangoanha
Tema: Geologia, Petrografia e Suscetibilidade Magnética do Magmatismo Básico da Região de Nova Canadá, Água Azul do Norte - Província Mineral de Carajás.
conclusão em outubro/2013, sob orientação do Prof. Davis Carvalho de Oliveira.




ronaibChrystophe Ronaib Peixoto da Silva
Tema: Geologia e petrografia dos granitóides TTGs aflorantes na região sudeste de Água Azul do Norte-PA PMC.
Conclusão em junho/2013, sob orientação do Prof. Davis Carvalho de Oliveira.  




roseDaniel Silvestre Rodrigues
Tema: Geologia, Geoquímica e Geocronologia do Granito Boa Sorte, Município de Água Azul Do Norte (Pa) – Província Carajás.
Conclusão em novembro/2013, sob orientação do Prof. Davis Carvalho de Oliveira




pauloPaulo Henrique Araújo Lima
Tema: Geologia, Petrografia e Geoquímica do Granito Paleoproterozóico São João, Sudeste do Cráton Amazônico, Província Carajás.
Conclusão em junho/2013, sob orientação do Prof. Claudio Nery Lamarão.




roseMax de Jesus Pereira dos Santos
Tema: Estudo Petrográfico, Geoquímico, Geocronológico e de Susceptibilidade Magnética das Rochas Encaixantes dos Granitos Paleoproterozóicos Seringa e São João, Sudeste do Cráton Amazônico, Província Carajás.
Concluído em Julho/2013, sob orientação do Prof. Claudio Nery Lamarão.


GRUPO DE PESQUISA EVOLUÇÃO CRUSTAL E METALOGÊNESE - UNICAMP


ethianeEthiane Agnoletto
Tema: Aplicação dos Métodos Magnetométricos e Gamaespectrométricos Para a Caracterização de Corpos Graníticos nos Arredores da Gleba da Liberdade, Distrito Aurífero de Peixoto de Azevedo - MT.
Concluído em Agosto/2013, sob orientação do Prof. Emilson Pereira Leite.

 



Instituições Financiadoras

Banner
Banner
Banner
Banner

© 2009 Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Geociências da Amazônia - GEOCIAM. Instituto de Geociências. Universidade Federal do Pará. Cidade Universitária José da Silveira Netto. Belém - Pará. Telefone: (55) 91 3201 - 7477. E-mail: robdal@ufpa.br. Localização: By ASCOM.