Página Inicial


Vice-Coordenador do INCT GEOCIAM é empossado como Membro Titular da ABC

prof_marcindesRM_MARCONDES_1O prof. Dr Marcondes Lima da Costa, vice-coordenador do GEOCIAM, foi empossado como Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências - ABC, na seção de Ciências da Terra. Marcondes Lima da Costa foi apresentado pelo Acadêmico Umberto Cordani, professor emérito do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP) na cerimônia de posse que se deu na noite de 07 de maio de 2013, na Escola Naval do Rio de Janeiro e é o único Membro Titular do estado do Acre. Os 37 novos membros foram eleitos em assembléia geral em dezembro de 2012 e estão distribuídos nas dez áreas abarcadas pela Academia.

Marcondes Lima da Costa, natural de Feijó-Acre, é graduado em Geologia pela Universidade Federal do Pará (1975), com mestrado em Geologia e Geoquímica pela mesma Universidade (1980) e doutorado em Mineralogia e Geoquímica pela Universitaet Erlangen-Nurnberg (Friedrich-Alexander), na Alemanha (1982) e com pós-doutorado em mineralogia-geoquímica pelo IG-USP (2001).

Ele foi professor colaborador da Universidade Federal do Pará de 1976 a 1978, professor adjunto IV de 1982 a 2006 e atualmente é professor Associado III da mesma Universidade, estando lotado no Instituto de Geociências.

Marcondes é professor-orientador do Programa de Pós-graduação em Geologia e Geoquímica e do Programa de Pós-Graduação em Química da UFPa. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica do IG – UFPA no biênio 12/2009-05/2012 e é atualmente vice-coordenador do mesmo.

Suas atividades principais de pesquisas estão centradas em Mineralogia e Geoquímica de Superfície, com ênfase em lateritização e depósitos minerais associados, bem como no estudo do Quaternário da Amazônia, envolvendo a sedimentação lacustre e fluvial (sedimentos e águas), de manguezais, a formação de Terra Preta Arqueológica -TPA (solos e cerâmicas), rejeitos minerais, além de envolvimento com minerais de gema e do artesanato mineral.

Leia Mais: http://www.abc.org.br/article.php3?id_article=2693
 

Mudança de Secretária do INCT de Geociências da Amazônia

Denise_Duarte O INCT de Geociências da Amazônia comunica o desligamento da secretária Denise Duarte, em virtude da aprovação e nomeação em concurso público. A equipe do INCT GEOCIAM agradece à estimada Denise Duarte pelo trabalho desenvolvido, com competência, compromisso e dedicação. E deseja sucesso nesta nova fase da sua carreira e da sua vida.


Isabela_Safira2Em substituição à Denise Duarte, foi contratada, através da FADESP, a administradora Isabela Safira, formada pela Universidade Federal do Pará – UFPA, que assumiu as atividades da secretaria no dia 02 de maio de 2013. A nova secretária será responsável pelas demandas administrativas do projeto, entre outras atribuições, auxiliando: na elaboração de relatórios e documentos oficiais; na organização e manutenção de arquivos; na comunicação interna e externa; na preparação e divulgação de eventos; na atualização da página do INCT; dando agilidade ao dia-a-dia da Coordenação.


Os contatos com Isabela Safira poderão ser feitos pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e pelo telefone (91) 3201-7477 de segunda a sexta-feira das 13:00 às 18:00h.
   



Instituições Financiadoras

Banner
Banner
Banner
Banner

© 2009 Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Geociências da Amazônia - GEOCIAM. Instituto de Geociências. Universidade Federal do Pará. Cidade Universitária José da Silveira Netto. Belém - Pará. Telefone: (55) 91 3201 - 7477. E-mail: robdal@ufpa.br. Localização: By ASCOM.