Página Inicial


Nota de Pesar: Yego Cunha Leal

A coordenação, professores, alunos e funcionários do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Geociências da Amazônia da UFPA (INCT GEOCIAM) prestam aqui sua homenagem ao jovem estudante Yego Cunha Leal da Faculdade de Geologia de Marabá que partiu desta vida esta semana. Na oportunidade o GEOCIAM apresenta suas mais sinceras condolências aos familiares, amigos e professores de Yego e lamenta profundamente a perda de um estudante tão dedicado. 

Yego Cunha Leal de 21 anos foi encontrado morto no final da manhã do dia 28/08/13 na região onde fazia pesquisa de campo. Segundo informações coletadas em diversos sites na internet, ele estava desaparecido desde o último domingo (25), quando praticava um treinamento de mapeamento geológico na região entre Babaçulândia e Wanderlândia, norte do Tocantins. Desde segunda-feira (26), os bombeiros e populares e a polícia local faziam buscas para localizar o jovem que infelizmente foi encontrado sem vida. A fatalidade lamentavelmente interrompeu a promissora carreira de geólogo do estudante que cursava o 5º período de geologia na UFPA-Marabá.
Leia mais...
 

Doutoranda Carolina Moreto Defende Tese de Doutorado

carolina_moreto01
A defesa de tese de doutorado de Carolina Penteado Natividade Moreto, desenvolvida no âmbito do Geociam, que ocorreu no dia 05 de agosto de 2013.

A tese intitulada Geocronologia U-Pb e Re-Os aplicada à evolução metalogenética do Cinturão Sul do Cobre da Província Mineral de Carajás foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Geociências do Instituto de Geociências da UNICAMP, sob orientação da Profa. Dra. Lena Virgínia Soares Monteiro e co-orientação do Prof. Dr. Roberto Perez Xavier.

A banca examinadora foi composta pela Profa. Dra. Dra. Lena Virgínia Soares Monteiro, Prof. Dr. Ticiano José Saraiva dos Santos - IG/UNICAMP, Prof. Dr. Elton Luiz Dantas – UnB, Profa. Dra. Maria José Maluf Mesquita - IG/UNICAMP e Prof. Dr. Marcio Pimentel – UnB.

Leia mais...
 

III Simpósio de Metalogenia

III_simposio_metalogenia_01O INCT GEOCIAM participou do III Simpósio de Metalogenia, realizado na bela cidade de Gramado/RS, entre os dias 02 e 5 de Junho deste ano. O Evento trouxe como tema "Os novos depósitos minerais brasileiros" e foi promovido pela Universidade federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com apoio do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), além de outras instituições.

A conferência contou com palestrantes convidados de reconhecida capacidade científica e com experiência em modelamento, controles e gênese de depósitos minerais. Segundo o prof. Dr Caetano Juliani, membro do Comitê Gestor do GEOCIAM e coordenador do grupo Alteração Hidrotermal Processos Petrológicos e Metalogênese, IG-USP, o INCT foi responsável por 19 apresentações (incluindo duas palestras, apresentações orais e posters) de um total de 85 apresentações.
Leia mais...
 



Instituições Financiadoras

Banner
Banner
Banner
Banner

© 2009 Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Geociências da Amazônia - GEOCIAM. Instituto de Geociências. Universidade Federal do Pará. Cidade Universitária José da Silveira Netto. Belém - Pará. Telefone: (55) 91 3201 - 7477. E-mail: robdal@ufpa.br. Localização: By ASCOM.