Página Inicial


UFPA inaugura Laboratório de Microanálises do Instituto de Geociências

O Laboratório de Microanálises do Instituto de Geociências (IG) é a mais nova aquisição para as áreas de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA). Inaugurado nesta terça-feira, 10, o espaço recebeu dois novos equipamentos de última geração, importantes para análises químicas pontuais de minerais, materiais sintéticos e orgânicos, incluindo vegetais, e para estudos morfológicos e texturais, em escala micrométrica.

 
  

O primeiro equipamento, instalado em agosto de 2014, foi a Microssonda Eletrônica JEOL JXA 8230, adquirido com recursos provenientes de projetos e agências de fomento à pesquisa (Finep, Capes, CNPq e Fundação Amazônia Paraense). O segundo é o Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) ZEISS SIGMA VP, cedido em comodato pelo Instituto Tecnológico Vale (ITV) para a UFPA. Este equipamento entrou em funcionamento em fevereiro deste ano. Esses dois importantes equipamentos juntam-se, agora, ao Microscópio Eletrônico de Varredura LEO-ZEISS 1430, em funcionamento de rotina no referido instituto desde 2004. Um terceiro MEV no valor de R$ 500 mil foi adquirido recentemente, por meio do Projeto GEOCIAM, coordenado pelo professor Roberto Dall’Agnol, e deverá chegar ao IG em agosto deste ano e ser instalado até dezembro de 2015. Desta forma, o Laboratório de Microanálises do IG passará a contar com três MEVs e uma microssonda eletrônica.

Os equipamentos mencionados podem ser utilizados para pesquisas em diversas áreas do conhecimento, como Geologia, Biologia, Odontologia, Geoquímica, entre outras, permitindo a obtenção de imagens de materiais sólidos com grandes ampliações e alta resolução. “Na área da geologia, por exemplo, pode-se identificar com maior precisão os tipo de minerais presentes em uma determinada rocha e obter , suas composições químicas rapidamente. Em pesquisas feitas com pele de peixe, é possível identificar se pode ser utilizada para fabricação bolsa ou sapato. Alguns trabalhos buscam aumentar a resistência de compensados por meio da diminução da sua porosidade, o que pode ser facilmente observado imagens ampliadas de MEV, explica o coordenador do Laboratório, Claudio Nery Lamarão.

Leia mais...
 

Comunicado Fim de Ano

boas-festas_GEOCIAMO INCT GEOCIAM deseja a todos os seus membros e a comunidade cientifica uma excelente passagem de ano e agradece o empenho de todos que trabalham para construir e disseminar ciência de qualidade, a qual contribui para o desenvolvimento deste país.

Agradecemos, também a toda a equipe de colaboradores da Fundação de Amparo e Desenvolvimento à Pesquisa – Fadesp pelo essencial apoio e esforço nos processos administrativos.

Esperamos que em 2015 possamos estar unidos e com a energia necessária para intensificar a produção cientifica e a formação de recursos humanos.

Boas Festas!

Coordenação do GEOCIAM

 

ARTIGO DE MEMBROS DO INCT GEOCIAM É PREMIADO PELA SBG NO 47ºCBG.

premio_fernando_almeida

Leia mais...
 



Instituições Financiadoras

Banner
Banner
Banner
Banner

© 2009 Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Geociências da Amazônia - GEOCIAM. Instituto de Geociências. Universidade Federal do Pará. Cidade Universitária José da Silveira Netto. Belém - Pará. Telefone: (55) 91 3201 - 7477. E-mail: robdal@ufpa.br. Localização: By ASCOM.