Página Inicial


PESQUISAS SOBRE GEOCIÊNCIAS DA AMAZÔNIA SÃO APRESENTADOS NO 26TH GOLDSCHMIDT CONFERENCE

goldschmidt_yokohama_2016O evento internacional Goldschmidt  Conferenc chega a sua 26º edição e conta com a participação de membros do INCT GEOCIÊNCIAS DA AMAZÔNIA, que  apresentaram pesquisas na área das geociências da região do Craton Amazônico.

A Goldschmidt Conference é uma reunião anual organizada pela International Geochemical Society e European Association of Geochemistry com a participação de várias outras entidades científicas, que aborda todos os aspectos da Geoquímica e áreas relacionadas. A conferência tem sido realizada, desde de 1988, em diferentes países da América do Norte e da Europa, além da Austrália e Japão e contou com mais de 3.500 participantes de todo o mundo, que acompanharam sessões técnicas relativas aos mais recentes avanços em um amplo espectro de áreas com ênfase na Geoquímica, das Ciências Planetárias às Fronteiras em Técnicas Analíticas.

Esse ano, o INCT Geociam foi representando no evento pelos Professores Doutores Caetano Juliani e Lena Monteiro da Universidade de São Paulo (USP), que apresentaram orais e também na categoria pôster conforme temas:

  • “Mineral Resources” na Sessão “Links between Large Igneous Province Events and Metallogeny”, coordenada pelos doutores Simon Jowitt e Richard Ernst,
  • “Metallogeny of the Paleoproterozoic volcanic centers in the Vila Mandi region, Uatumã SLIP, southernmost Amazonian Craton, Brazil”.
  • Nas categorias orais o Prof. Dr. Juliani apresentou o trabalho intitulado “The Paleoproterozoic Uatumã SLIP (Amazonian Craton, Brazil): tectonic setting and epitermal gold and base metal mineralization” e a Professora Lena Monteiro falou sobre The Carajás IOCG deposits: a SLIP-related mineral system?”sobre os depósitos de óxido de ferro-cobre-ouro da Província Mineral de Carajás e sua relação com o estabelecimento de Large Igneous Provinces neoarqueanas e paleoproterozoicas.
Leia mais...
 

UFPA inaugura Laboratório de Microanálises do Instituto de Geociências

O Laboratório de Microanálises do Instituto de Geociências (IG) é a mais nova aquisição para as áreas de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA). Inaugurado nesta terça-feira, 10, o espaço recebeu dois novos equipamentos de última geração, importantes para análises químicas pontuais de minerais, materiais sintéticos e orgânicos, incluindo vegetais, e para estudos morfológicos e texturais, em escala micrométrica.

 
  

O primeiro equipamento, instalado em agosto de 2014, foi a Microssonda Eletrônica JEOL JXA 8230, adquirido com recursos provenientes de projetos e agências de fomento à pesquisa (Finep, Capes, CNPq e Fundação Amazônia Paraense). O segundo é o Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) ZEISS SIGMA VP, cedido em comodato pelo Instituto Tecnológico Vale (ITV) para a UFPA. Este equipamento entrou em funcionamento em fevereiro deste ano. Esses dois importantes equipamentos juntam-se, agora, ao Microscópio Eletrônico de Varredura LEO-ZEISS 1430, em funcionamento de rotina no referido instituto desde 2004. Um terceiro MEV no valor de R$ 500 mil foi adquirido recentemente, por meio do Projeto GEOCIAM, coordenado pelo professor Roberto Dall’Agnol, e deverá chegar ao IG em agosto deste ano e ser instalado até dezembro de 2015. Desta forma, o Laboratório de Microanálises do IG passará a contar com três MEVs e uma microssonda eletrônica.

Os equipamentos mencionados podem ser utilizados para pesquisas em diversas áreas do conhecimento, como Geologia, Biologia, Odontologia, Geoquímica, entre outras, permitindo a obtenção de imagens de materiais sólidos com grandes ampliações e alta resolução. “Na área da geologia, por exemplo, pode-se identificar com maior precisão os tipo de minerais presentes em uma determinada rocha e obter , suas composições químicas rapidamente. Em pesquisas feitas com pele de peixe, é possível identificar se pode ser utilizada para fabricação bolsa ou sapato. Alguns trabalhos buscam aumentar a resistência de compensados por meio da diminução da sua porosidade, o que pode ser facilmente observado imagens ampliadas de MEV, explica o coordenador do Laboratório, Claudio Nery Lamarão.

Leia mais...
 

Comunicado Fim de Ano

boas-festas_GEOCIAMO INCT GEOCIAM deseja a todos os seus membros e a comunidade cientifica uma excelente passagem de ano e agradece o empenho de todos que trabalham para construir e disseminar ciência de qualidade, a qual contribui para o desenvolvimento deste país.

Agradecemos, também a toda a equipe de colaboradores da Fundação de Amparo e Desenvolvimento à Pesquisa – Fadesp pelo essencial apoio e esforço nos processos administrativos.

Esperamos que em 2015 possamos estar unidos e com a energia necessária para intensificar a produção cientifica e a formação de recursos humanos.

Boas Festas!

Coordenação do GEOCIAM

 



Instituições Financiadoras

Banner
Banner
Banner
Banner

© 2009 Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Geociências da Amazônia - GEOCIAM. Instituto de Geociências. Universidade Federal do Pará. Cidade Universitária José da Silveira Netto. Belém - Pará. Telefone: (55) 91 3201 - 7477. E-mail: robdal@ufpa.br. Localização: By ASCOM.