Inscrições abertas para o Processo Seletivo (PS) da segunda turma (2/2018) do Curso em nível de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O curso tem o objetivo de qualificar profissionais para desenvolver atividades acadêmicas e de pesquisas na área de fármacos e medicamentos, de modo a aproveitar a biodiversidade amazônica e atender as demandas da sociedade relativas ao desenvolvimento sustentável da região.

Linha de pesquisa – Para a segunda turma de 2018, são ofertadas 12 vagas distribuídas em duas linhas de pesquisa: “Desenvolvimento e Avaliação de Medicamentos Naturais e Sintéticos” e “Avaliação Biológica de Produtos Naturais e Sintéticos”. Graduados em Farmácia ou áreas afins podem concorrer às vagas.

Para a primeira linha de pesquisa o PPGCF disponibiliza cinco (5) vagas sob orientação dos seguintes professores: (02 vagas) Dra. Ana Cristina Baetas Gonçalves; (01 vaga) Dr. Edemilson Cardoso da Conceição; (01 vaga) Dr. Heriberto Rodrigues Bitencourt; (01 vaga) Dr. Milton Nascimento da Silva. A segunda linha compreende a sete vagas ofertadas pelos professores: (02 vagas) Dr. Alejandro Ferraz Prado; (02 vagas) Dra. Maria Elena Crespo Lopez; (01 vaga) Moises Silva; (02 vagas) Dr. Rafael Rodrigues Lima. O grupo de pesquisa de cada orientador está disponível no edital.

Inscrições – As inscrições podem ser feitas até 19 de abril na Secretaria do PPGCF. O horário de atendimento é de 9h às 12 horas. O candidato deverá efetuar a taxa de R$ 80,00 no ato da inscrição. As inscrições via Sedex devem ser endereçadas a Secretaria do PPGCF, com postagem até o último dia de inscrição, no endereço: Av. Augusto Corrêa, n. 1, Cidade Universitária Prof. José da Silveira Neto, Guamá, Belém-Pa, CEP: 66075-110.

Documentação – Os interessados deverão apresentar no ato da inscrição os documentos a seguir: Carta de intenção de orientação; Formulário de inscrição devidamente preenchido, disponível no site do PPGCF; Documento de identificação com fotografia; Cadastro de Pessoa Física; Declaração de quitação eleitoral ou comprovante (em caso de comprovante, eleitores de Belém deverão apresentar 1º e 2º turno); Comprovante de cumprimento das obrigações militares (quando couber); Diploma ou certificado de conclusão do Curso de Graduação ou declaração de concluinte de curso; Histórico escolar do curso de graduação; Curriculum vitae em 3 (três vias) modelo Lattes, sendo um comprovado; Duas fotografias 3x4 atuais; Comprovante original de pagamento do valor referente à taxa de inscrição de R$ 80,00 (oitenta reais). O boleto (GRU) para pagamento é gerado na Secretaria do Programa ou poderá ser solicitado via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Etapas do PS – O Processo Seletivo conta com quatro etapas, conforme listadas a seguir: 1. Prova Escrita de carácter eliminatório; 2. Prova de Língua Inglesa; 3. Prova Oral; e 4. Avaliação de Currículo. A data de aplicação da prova escrita está prevista para o dia 26 de abril.

O PPGCF – O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) foi criado em 2005, objetivando construir um espaço de excelência para os estudos na área das Ciências Farmacêuticas, fomentando a formulação de estratégias de pesquisa, capacitando recursos humanos para atuar na região e estabelecer cooperação técnico-acadêmica com instituições regionais, nacionais e internacionais visando o entendimento do processo saúde x doença e o aproveitamento da biodiversidade para melhoria da qualidade de vida do amazônida.

Para mais informações e acesso ao cronograma, confira o edital.

Processo Seletivo do Curso de Mestrado em Ciências Farmacêuticas – Turma 2/2018
Prazo para inscrições: 19 de abril
Local: Secretaria do PPGCF, Av. Augusto Corrêa, n. 1, Cidade Universitária Prof. José da Silveira Neto, Guamá, Belém-Pa, CEP: 66075-110.
Prova Escrita: 26 de abril
Taxa de inscrição: R$ 80,00