Instituto de Ciências Biológicas

Apresentação

fachada do instituto
Nova Entrada do ICB

No Instituto de Ciências Biológicas – ICB – estuda-se a vida, suas origens, desenvolvimento e manifestações: a vida vegetal, animal e a vida humana. Nesse âmbito apresentamos os cursos oferecidos pela Universidade Federal do Pará por meio do ICB: Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas, incluindo o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Modalidade à Distância (EAD), o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR); Biomedicina e Biotecnologia. O Instituto oferta também disciplinas a vários Cursos de Graduação de outras unidades da UFPA, os quais fazem parte de sua formação básica no ICB como, por exemplo, os Cursos de Medicina, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Psicologia, Geografia, Oceanografia entre outros.

O Instituto dispõe de conjuntos de laboratórios de alto padrão que são usados também pelos grupos de pesquisa e pelos cursos de Pós-Graduação em Ciências Biológicas.

O Instituto possui 10 Programas de Pós-Graduação em Ciências Biológicas nos quais são oferecidos cursos Stricto Sensu, de Mestrado e Doutorado em: Genética e Biologia Molecular; Neurociências e Biologia Celular; Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários; Zoologia; Ecologia; Ecologia Aquática e Pesca, Biotecnologia e Mestrado em Análises Clínicas Profissional. Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia, também é ofertado o Curso Lato Sensu em Microbiologia em duas vertentes, Clínica e Ambiental.

O ICB também conta com a existência de um Herbário, um orquidário, um Biotério, um Museu de Zoologia, um Museu de Anatomia Humana, um Laboratório de Análises Clínicas, um Laboratório de Informática, além de vários laboratórios que prestam serviços à comunidade universitária, externa e empresas, destacando-se o Laboratório de Informática, Laboratório de Análises Clínicas, Laboratório de Genética Humana, Laboratório Genética Molecular, Laboratório de Polimorfismo de DNA, Laboratório de Neurofisiologia, Laboratório de Qualidade da Água, Laboratório de Citogenética, Laboratório de Reprodução Animal, Laboratório de Virologia, Laboratório de Erros Inatos do Metabolismo e Laboratório de Ecologia, entre outros.

Destacamos ainda, que o ICB possui como sua maior riqueza o seu capital humano, constituído atualmente por 168 servidores docentes e 75 servidores Técnico-Administrativos. Do total de 168 docentes, 158 são efetivos, 08 substitutos e 02 visitantes. Desse total, 157 são Doutores, 10 mestres e 01 especialista. Do total de 75 Técnico-Administrativos, constitui-se por 01 Doutor, 08 Mestres; 17 Especialistas; 20 Graduados no Ensino superior; 25 com Ensino Médio; 04 com Ensino Fundamental.

Prof. Dr. Edmar Tavares da Costa
Ex-diretor Geral do ICB
 


  • FONE: 91.3201 8188 / 91.3201 7102
  • EMAIL: icb.ufpa@gmail.com