UFPA Universidade Federal do Pará
Página Inicial > Pós-Graduação > biologia agentes >

Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários

Apresentação

E-mail do programa: baip@ufpa.br
Home Page do Programa: http://www.ufpa.br/baip Abre em outra janela

Unidade Acadêmica na UFPA
Instituto de Ciências Biológicas
Área: Microbiologia
Área de Avaliação: Ciências Biológicas III
Nome do Curso:
Mestrado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários
Doutorado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários

Ano de Início: 2004
Número de Créditos para integralização
Mestrado: 20 créditos
Doutorado: 30 créditos

Clientela e Requisitos para a Admissão

A demanda de candidatos que procuram ingressar no Mestrado ou no Doutorado em Biologia dos Agentes Infecciosos e Parasitários é formado por profissionais das áreas das Ciências Biológicas e da Saúde.

O ingresso no Mestrado se dá por meio de processo seletivo baseado em prova de conhecimentos na área a partir de material bibliográfico disponibilizado englobando as áreas da Microbiologia, Imunologia, Epidemiologia, Parasitologia e Genética do Hospedeiro.

O ingresso no Doutorado é baseado na análise do projeto de teste e do CV Lattes do candidato por um comitê ad hoc, escolhido pelo colegiado do PPG-BAIP.

Destino e Atuação Profissional dos Egressos

O PPG-BAIP tem formados pesquisadores em nível de mestrado e doutorado, que integram o corpo de pesquisadores de instituições de pesquisa importantes da região, além da Própria UFPA, tais como: Universidade do Estado do Pará (UEPA), Instituto Evandro Chagas (IEC/SVS/MS), HEMOPA, Centro de Referência de Doenças Tropicais do Estado do Amapá (CRDT-AP) e o Laboratório Central do Estado do Amapá (LACEN-AP).

Alguns doutores, formados ainda no extinto Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (área de concentração Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários) hoje compõem o corpo docente do atual programa de Pós-graduação em Biologia dos Agentes Infecciosos e Parasitários, do atual ICB/UFPA.

Endereço e Contatos

Universidade Federal do Pará
Instituto de Ciências Biológicas
Programa de Pós-Graduação em Biologia dos Agentes Infecciosos e Parasitários
Cidade Universitária José da Silveira Netto (Bairro Guamá)
Rua Augusto Corrêa nº 1
CEP: 66075-900
Belém-Pará-Brasil
Telefone/Fax:
(91) 3201 7616

Histórico

O ensino de pós-graduação em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários da Universidade Federal do Pará foi iniciado em 2004, com o Cusso de Mestrado, a partir de docentes/pesquisadores que faziam parte da Área de Concentração Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários do extinto Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas. Ao final do ano de 2004, o Comitê CBIII da Capes, reconhecendo a maturidade do corpo docente do PPG-BAIP, aprovou o curso de Doutorado com conceito 4. Ao final do primeiro triênio (2004/2006) o Comitê de Área CBIII concedeu ao PPG-BAIP o conceito 5, tanto para Mestrado quanto para Doutorado, ratificando a qualidade e a importância do programa uma vez que a área de atuação do grupo de pesquisadores do PPG-BAIP está perfeitamente inserida na realidade amazônica, e a constituição de um curso de pós-graduação nessa área, em nível de Doutorado, tem um impacto considerável na formação de recursos humanos da própria região para abordar, de forma competente e continuada, os problemas e questões relacionadas à Amazônia.

Coordenador: Luiz Fernando A. Machado.
Vice-Coordenador: Sandro Percário.
Mandato: 02/2009 – 12/2010

Mais sobre o curso

Saiba mais em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários:

Enquete

Nenhuma enquete foi encontrada!

 

Desenvolvimento Bredi