Zoologia

Programa de Pós-Graduação em Zoologia – PPGZOOL

O Curso de Mestrado em Zoologia foi criado em 1985, dentro de um convênio firmado entre a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) para o estabelecimento de um Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas no Estado do Pará. O Curso de Mestrado em Zoologia foi reestruturado em 1995, sendo recomendado pela CAPES a partir de 1996 como curso novo. Em dezembro de 1999, foi aprovado pela CAPES, o curso de doutorado em Zoologia. A partir de janeiro de 2000, os cursos de Mestrado e Doutorado passaram a compor o Programa de Pós-graduação em Zoologia.

O curso se manteve estagnado com relação à entrada de alunos por anos subsequentes. Para mudar esse quadro e aumentar o número de ingressos no mestrado, foram criadas duas áreas de concentração e antecipado o exame de seleção de janeiro de 2008 para novembro de 2007. Essas alterações resultaram no aumento visível de 90% no número de candidatos que concorreram para o ingresso em 2008. O número de alunos admitidos em 2008 foi de 19, enquanto que em 2007 apenas 15 foram selecionados. Esses aspectos contribuíram para que o curso mantivesse o conceito 4. Atualmente a infraestrutura do curso já permite admitirmos 28 alunos por ano. Existe a expectativa da construção de um prédio para o PPGZOOL no Museu Emílio Goeldi e outra na UFPA que permitiram a expansão física e aumento do número de alunos do curso consideravelmente nos próximos anos.

  • - Grande Área: ZOOLOGIA
  • - Área de Avaliação: BIODIVERSIDADE
  • - Níveis dos cursos MESTRADO E DOUTORADO
  • - Código CAPES: 15001016 022P6
  • - Conceito CAPES: 4

Objetivos, Desafios e Metas

O principal objetivo do curso Pós-Graduação em Zoologia UFPA/MPEG é formar mestres e doutores em zoologia de modo amplo, capacitando e permitindo que os novos profissionais atuem nas diversas instituições e/ou empresas do Brasil e exterior. Tem como objetivo ampliar e aprofundar conhecimentos pluralísticos e desenvolver a criatividade nas áreas científica e tecnológica, além de gerar conhecimento sobre a biodiversidade animal. A formação de recursos humanos para atender as demandas regionais e nacionais de ensino, pesquisa científica e desenvolvimento, também tem sido foco do nosso Programa. Desta forma, a proposta está em consonância com as diretrizes da Área Biodiversidade, que busca crescimento na qualidade das pesquisas desenvolvidas, assim como no incremento da formação acadêmica e tecnológica.

Dados do Programa

É o único com cursos de Mestrado e Doutorado em Zoologia na região Norte do Brasil e conta com a tradição dos 143 anos de pesquisas de excelência em Zoologia mantidas pelo MPEG. O curso atende estudantes de todo o Brasil e ainda dos países do Pacto Amazônico. Para que se possa atrair estudantes das várias regiões do Brasil, os exames de conhecimentos e inglês para a seleção do mestrado são realizados em diversas cidades consideradas estratégicas do ponto de vista da abrangência nacional.

 

Contato

Diretoria: Prof. Dr. Leandro Juen


Secretaria da Coordenadoria: Téc. Edilza Costa dos Santos
E-mail: ppgzoologia@gmail.com
Telefone: 3201-8413

 



  • FONE: 91.3201 8188 / 91.3201 7102
  • EMAIL: icb.ufpa@gmail.com