Neuriciências e Biologia Celular

Programa de Pós-Graduação em Neuriciências e biologia celular – PPGNBC

O Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Biologia Celular (PPGNCBC) teve início em 2004, com a sua aprovação pela CAPES (ver documento de homologação) com a nota 4 (BOM), de 7 possíveis, tanto para o mestrado quanto para o doutorado.

Após a avaliação trienal 2004-2006, o PPGNCBC manteve o mesmo nível na CAPES, mas com melhorias importantes, especialmente em relação à publicação de artigos científicos, seja somente com professores do programa ou com professores e alunos, conforme pode ser visto na planilha em anexo.

Antes de 2004 os professores que formam o quadro atual do PPGNCBC estavam vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, que originou três novos programas de pós-graduação, todos nível 4 na CAPES, entre eles o PPGNCBC. Você pode ter acesso ao histórico da formação do atual programa (primeiros professores, primeira grade curricular, etc.) no documento encaminhado a CAPES pelo primeiro coordenador do PPGNCBC, Prof. Luiz Carlos de Lima Silveira.

Objetivo

O principal objetivo do Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Biologia Celular (PNBC) é a formação de pesquisadores docentes que possam atuar nas áreas de morfologia, fisiologia, biofísica, farmacologia e genética molecular, com conteúdo direcionado para a compreensão do funcionamento da célula em geral e do sistema nervoso em particular. As áreas de concentração do PNBC foram organizadas a partir da identidade de suas linhas de investigação científica, porém, com versatilidade para permitir colaborações multidisciplinares e interdisciplinares em torno das peculiaridades e problemáticas regionais. O PNBC pretende dar continuidade e expandir as atividades de pesquisa e pós-graduação em Neurociências e Biologia Celular, para atender a demanda de formação de recursos humanos e geração de conhecimento nestas áreas no norte do país.

Linha de Pesquisa

O PPGNCBC possui 3 linhas de pesquisa na área de concentração Biologia Celular e 3 linhas de pesquisa da área de concentração Neurociências:

  BIOLOGIA CELULAR

a) Fisiologia de células e moléculas

Descrição: Estudo das células, moléculas citoplasmáticas e nucleares, genomas. Química celular. Manipulação de proteínas, DNA e RNA. Visualização celular. Organização interna da célula. Cito esqueleto. Comunicação celular, junções celulares, adesão celular.

b) Patologia de células e moléculas

Descrição: Estudo das alterações patológicas celulares e moleculares. Química celular, manipulação de proteínas, DNA e RNA, e visualização celular de processos patológicos. Morte celular não programada, necrose. Ciclo celular e câncer. Imunidade inata e adaptação.

c) Micro-organismos patogênicos

Descrição: Estudo dos micro-organismos patogênicos, com especial ênfase àqueles com importância epidemiológica na Região Amazônica. Interação Patógeno-Hospedeiro. Ciclo de vida. Alterações causadas por micro-organismos patogênicos em organismos multicelulares.

  NEUROCIÊNCIAS

a) Neurofisiologia

Descrição: Neurofisiologia sensorial. Ecologia visual. Neuroendocrinologia. Neuroquímica.

b) Neuropatologia

Descrição: Estudo anatômico, fisiológico e bioquímico de neuropatologias de interesse regional. Desenvolvimento de modelos experimentais para neuropatologias de importância epidemiológica.

c) Neurofarmacologia

Descrição: Mecanismos de ação neural de fármacos naturais regionais.




  • FONE: 91.3201 8188 / 91.3201 7102
  • EMAIL: icb.ufpa@gmail.com