Agentes infecciosos e parasitórios

Programa de Pós-Graduação em Bilologia de Agentes Infecciosos e parasitórios – PPGBAIP

O curso de Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários foi criado no ano de 2000, com o curso de mestrado e linha de pesquisa de Agentes Infecciosos e Parasitários. O Curso de Doutorado foi criado em 2004 com a mesma linha de pesquisa. No ano de 2010 foi criada outra linha de pesquisa em Epidemiologia de Agentes Infecciosos e Parasitários.

Objetivos (Visão Geral, Evolução e Tendências).

O objetivo principal do Programa de Pós-Graduação em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários (PPG BAIP) do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal do Pará (UFPA) é formar recursos humanos na grande área da Microbiologia (Bacteriologia, Helmintologia, Protozoologia, Virologia e Micologia) utilizando a abordagem da Biologia, Morfologia, Imunologia, Biologia Molecular e da Epidemiologia, com o intuito de aprimorar não somente os recém-graduados das universidades locais, como também àqueles que fazem parte das instituições Amazônicas de Ensino, Serviços e Gestão em Saúde, que buscam o amadurecimento profissional por meio de uma pós-graduação formal, nas áreas de concentração em Epidemiologia e Controle de Agentes Infecciosos.

Desafios e Metas

Ao final do ano de 2010, o PPG BAIP entrou para o Programa de Acompanhamento dos PPGs realizado pela PROPESP/UFPA e que tem como objetivo realizar visitas semestrais ao PPG com a participação de consultores CAPES, a fim de auxiliar os PPGs a realizarem melhorias necessárias para o aumento da nota em suas avaliações trienais. Deste modo, após visita de Consultor Ad Hoc, foram levantadas as seguintes metas a serem cumpridas pelo PPG BAIP, para 2011: - Aumentar o número de publicações em revistas internacionais Qualis A; Melhorar e modernizar as condições de atendimento da Secretaria do Programa; Diminuir o tempo de conclusão das Dissertações e Teses; Aumentar e concretizar a inserção internacional do PPG-BAIP; Melhorar a visibilidade da página do Programa; Organizar eventos, cursos, ciclos de palestras, disciplinas conjuntas. Ao final de 2011 o PPG BAIP alcançou grande parte das metas, na segunda avaliação da consultoria ad hoc, como: a melhoria do site do PPG BAIP propiciando maior visibilidade; o aumento da relação artigo/docente (2,42), com aumento da proporção nos extratos de Qualis A1+A2 (16% dos 75 artigos publicados) e Qualis A1+A2+B1 (38%). Ocorrendo, portanto uma evolução positiva no decorrer de 2011. No entanto, novas metas foram traçadas para o PPG BAIP para o ano de 2012: o que inclui maior agilidade no descredenciamento de docentes que não estão dentro da média global exigida pelo Programa; aumento da participação de discentes em publicações, e de docentes e discentes em atividades no exterior, dentre outras.

 

Contato

Diretoria: Prof. Dr. Adriano Penha Furtado
E-mail: afurtado@ufpa.br
Telefone: 3201-7890


Secretaria da Coordenadoria: Téc. Raimundo Hosana Negrão
E-mail: hosana@ufpa.br
Telefone: 3201-8412

 


  • FONE: 91.3201 8188 / 91.3201 7102
  • EMAIL: icb.ufpa@gmail.com