Faculdade de Ciências Biológicas

A profissão do Biólogo foi regulamentada pelo Decreto n° 88.438/83, de acordo com Lei n° 6.684/79 e de conformidade com alteração estabelecida pela Lei n° 7.017/82, quando o então Conselho Federal de Educação fixou o conteúdo mínimo e a duração dos cursos de História Natural (Biologia) no país, para a formação destes profissionais. Antes dessa regulamentação, o curso já funcionava em algumas instituições de ensino superior, sendo o caso da UFPA. O reconhecimento do curso no MEC se deu por meio do Decreto nº 81.728/78, de 25/05/78.

A Biologia, ciência que estuda os seres vivos, a relação entre eles e o ambiente, bem como, os mecanismos que regulam a vida, possibilita a compreensão do surgimento da vida e sua organização através do tempo, sob a ação de processos evolutivos. A necessidade de investimento do homem contemporâneo em esforços para consolidar espaços articulados de ensino, pesquisa e extensão no campo das Ciências Biológicas justifica e maximiza a relevância do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas porque constitui importante fator de qualificação e profissionalização da docência na Educação Científica em diversas regiões do estado do Pará.

Considerando os recentes indicadores do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes/2009 (PISA - Programme for International Student Assessment), que explicitam resultados dos sistemas educativos em termos do desempenho dos alunos de acordo com técnicas aceites internacionalmente, o Brasil ocupa as últimas posições do ranking em relação desempenho de estudantes sobre conhecimentos científicos, apesar de sua inexpressiva melhora. Essa realidade reflete a necessidade de maiores investimentos em cursos como o de Licenciatura em Ciências Biológicas para ministrar aulas de Ciências e Biologia com formação adequada visando à qualidade de ensino em nossa região.

Objetivo do Curso - Geral

Formar Profissionais para a Pesquisa e para o Ensino em Ciências Biológicas, qualificando pessoas, prioritariamente, para o desenvolvimento da pesquisa na Amazônia e para o ensino de Ciências e Biologia para a Educação Básica – ensinando do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio – comprometidos com uma educação científico-tecnológica de qualidade e uma visão abrangente das Ciências Biológicas e das problemáticas ligadas aos fenômenos naturais e sócio educacionais da vida no planeta.

Objetivos específicos

- Promover o princípio institucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão para a diferenciação do Ensino de Ciências e Biologia e das Ciências Biológicas como áreas de construção de conhecimentos científico-sociais e profissionais.

- Propiciar uma formação teórico-prática na área das Ciências Biológicas para o desenvolvimento de uma visão crítica e uma intervenção adequada em distintos campos de atividade profissional.

- Formar profissionais para o ensino e a pesquisa em Ciências Biológicas capazes de lidar, com autonomia e responsabilidade, com demandas socioambientais e educacionais emergentes no mundo contemporâneo e, particularmente, na Amazônia.

- Preparar profissionais em formação inicial no campo das Ciências Biológicas capazes de tomar decisões envolvendo a seleção, adaptação e elaboração de conteúdos, recursos, estratégias e atividades de ensino centradas na disseminação do conhecimento científico e de uma concepção atualizada de ciência.

- Promover experiências de formação profissional no âmbito da Licenciatura em Ciências Biológicas que estimulem nos professorando a análise crítica do trabalho pedagógico no contexto de cada realidade específica, bem como, o estabelecimento de relações entre as dimensões sociais, políticas, culturais e a construção de conhecimentos pelos estudantes.

Perfil do profissional a ser formado (desafios)

O Profissional do curso de Ciências Biológicas que se quer formar deve ser o de Biólogo-professor-pesquisador que investiga e reflete sua própria prática pedagógica em processos que envolvem concepção, planejamento, organização e desenvolvimento de atividades e materiais relativos à Educação em Ciências e Biologia.

Tendo como atribuição central a docência na Educação Básica, seu perfil profissional se expressa na capacidade de resolver problemas situados nas zonas indeterminadas da prática, bem como, no investimento em seu desenvolvimento contínuo, mobilizando sólidos conhecimentos sobre Fundamentos da Biologia, seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas, assim como sobre interfaces entre o conhecimento biológico e o saber escolar, para que a vida real e a experiência escolar coexistam em uma forma dinâmica e interativa.

O Licenciado e Bacharel, em Ciências Biológicas, deverá possuir uma formação sólida, com adequada fundamentação teórico-prática em conhecimentos biológicos e didático-pedagógicos, incluindo o conhecimento da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o ambiente em que vivem.

Tal formação qualifica esse profissional a atuar no desenvolvimento de pesquisa científica básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas, elaborando e executando estudos e projetos ligados à Biologia, nos quais pode coordenar e supervisionar equipes de trabalho nas seguintes atividades: análises e perícias, laudos técnicos, pareceres relativos às áreas de ambiente, saúde e biotecnologia.

O entendimento do processo sócio histórico de construção do conhecimento na área biológica deve estar presente em sua formação, particularmente, no que diz respeito a conceitos, princípios e teorias, bem como, a compreensão do significado das Ciências Biológicas para a sociedade, consciente do seu papel na formação de cidadãos. Deve propiciar também a visão das possibilidades presentes e futuras da profissão de biólogo que o capacite buscar autonomamente o conhecimento relacionado ao objeto da profissão, tornando-o capaz de desempenhar o papel de gerador e transmissor do saber em diferentes ramos de sua área específica de conhecimento.

O licenciado e o bacharel em Ciências Biológicas devem estar comprometidos com os resultados de sua ação pautando a sua conduta profissional por critérios humanísticos e de rigor científico, bem como por referenciais éticos e legais. Deve ter consciência da realidade, na busca da melhoria da qualidade de vida da população humana, compreendendo a sua responsabilidade na preservação da biodiversidade como patrimônio da humanidade.

 

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