Faculdade de Biomedicina

O Curso de Graduação em Biomedicina teve a reformulação de seu Projeto Pedagógico concluída no mês de novembro de 2013. O atual projeto, datava do ano de 2011 e precisava ser atualizado. As principais alterações dizem respeito à possibilidade de o aluno realizar estágio supervisionado em duas áreas diferentes e obter a habilitação pelo Conselho Regional de Biomedicina nessas duas áreas de atuação do Biomédico.

Foram incluídas novas disciplinas optativas (Bioinformática, Banco de Sangue, Hematologia Prática, ect.) e feitas alterações em alguns módulos, com ajustes de carga horária.

O curso também poderá contar agora com o espaço reformado do Laboratório de Análises Clínicas para estágios voluntários e curriculares, inserindo o discente na área das Análises Clínicas desde o início de seu curso de graduação.

Objetivo

Formar profissionais para atuar na área de saúde como biomédicos.

O curso inicialmente conhecido como Bacharelado em Ciências Biológicas – Modalidade Médica, hoje renomeado como BIOMEDICINA, teve seu início em 1966, com o intuito de formar profissionais para atuar como docentes e pesquisadores nas diversas especialidades da área biomédica, particularmente àquelas da área básica e não-clínica e de apoio aos serviços de diagnóstico e terapêutica, tais como as análises clínicas, hemoterapias, de citologia e de técnicas radiológicas.

A profissão do Biomédico foi regulamentada pela Lei No 6.684, de 03 de setembro de 1979, ficando estabelecido desde então, as habilitações pertinentes à profissão, cabendo ao Biomédico uma atividade de trabalho mais técnica, voltada para a área de saúde humana. Com o avanço tecnológico e o aumento da demanda do mercado de trabalho, o biomédico tem aumentado sua participação profissional em novas áreas de atuação dentro da saúde, assim como da biotecnologia.

Perfil Profissional

O Biomédico é um profissional da área de saúde e como tal deverá possuir uma formação sólida, com capacidade de inovação, de participação nos processos de tomada de decisão e produção de conhecimento sobre seu trabalho, pautando a sua conduta profissional por critérios humanísticos e de rigor científico, bem como por referenciais éticos e legais. o biomédico deve ter consciência da realidade, na busca da melhoria da qualidade de vida da população humana, compreendendo sua responsabilidade perante esta sociedade.

 

Contato

Diretoria: Prof. Dr. Francisco Acácio Alves
E-mail: falves@ufpa.br
Telefone: 3201-8660


Secretaria da Coordenadoria: Tec. Maria Amélia de Figueiredo Araújo
E-mail: ameliafig@ufpa.br
Telefone: 3201-7924

 

VISITE O SITE DA FACULDADE DE BIOMEDICINA

 

  • FONE: 91.3201 8188 / 91.3201 7102
  • EMAIL: icb.ufpa@gmail.com