História da alimentação e do abastecimento na Amazônia é tema de evento na UFPA

"II

Com participação de pesquisador da Universidade de Antioquia–Colômbia, o II Colóquio de História da Alimentação e do Abastecimento na Amazônia será realizado de 19 a 21 de setembro, às 18h30, no auditório do Instituto de Ciências  Biológicas (ICB). As inscrições estão abertas (acesse aqui), mas alunos beneficiados com bolsas auxílio da UFPA estão isentos da taxa de inscrição, que também poderá ser feita no dia e local do evento.

De acordo com Sidiana Ferreira, líder do Grupo de Pesquisa da História do Abastecimento e da Alimentação  na Amazônia (ALERE) e professora no Curso de História da Universidade Federal do Pará (UFPA), a novidade da segunda edição do Cclóquio é a participação do professor da Universidade de Antioquia, vista como uma oportunidade de enriquecimento  para os pesquisadores e para aqueles que trabalham com a temática do evento.

Conferencista – O professor e doutor em História de Estudos Históricos pelo Colégio de México Gregorio Saldarriaga, da Universidade de Antioquia (Medelín – Colômbia), será o conferencista principal do evento. O professor vem pesquisando sobre a História da Alimentação na Colômbia, especialmente, no período colonial, atuando também como membro do Comitê para desenvolvimento da investigação da Universidade de Antioquia. Em sua passagem pelo Brasil, foi professor visitante na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no Programa de Mestrado em História Social. Atualmente, é professor associado do Departamento de História da Universidade de Antioquia, em Medellín.

Além disso, “o colóquio é uma oportunidade única de profissionais das áreas de História da Alimentação, Gastronomia e Nutrição poderem discutir os caminhos e as pesquisas sobre a alimentação, por meio de diversos olhares e perspectivas”, explica Sidiana Ferreira.

Além da conferência magna, a programação do colóquio prevê a realização de simpósios temáticos e mesas-redondas. Haverá também a veiculação de curtas-metragens relacionados às temáticas do evento.

ALERE – O Grupo de Pesquisa foi criado e vinculado ao CNPq em 2016, para que pesquisadores e estudantes pudessem dialogar sobre a temática. Foi inicialmente formado pela professora Sidiana Ferreira e um grupo de alunos do curso de História do ano de 2016. Hoje, é composto por professores e discentes do Campus do Guamá, Bragança e da Universidade da Amazônia (Unama) e possui como membros pesquisadores das áreas de História, Turismo, Letras e Gastronomia. As reuniões são mensais e ocorrem para discussões de textos, pesquisas e organizações dos eventos acadêmicos, a exemplo, o II Colóquio.

Serviço:
II Colóquio de História da Alimentação e do Abastecimento na Amazônia
Data: 19 a 21 de setembro
Local: Auditório do Instituto de Ciências  Biológicas (ICB)

Texto: Raquel Brasil – Assessoria de Comunicação da UFPA