Programação
11 DEZEMBRO
Cinema Olympia
  08h CREDENCIAMENTO
  10h MESA DE ABERTURA
    “Linguagem E Cinema: Foco Da Câmera Apoiado No Tripé Discurso, Ideologia e Arte”
    Profa. Dra. Rosa Maria de Souza Brasil (UFPA/GTI)
Prof. José Sena Filho (UFPA/GTI)
Profa. Mara Rodrigues Tavares (UFPA/GTI)

  11h PALESTRA DE ABERTURA
    “Em Busca da Rosa Perfeita: Ética &Estética no Espelho da Tela de Cinema”
    Prof. Dr. Latuff Mucci (UFF/USP)

  12h INTERVALO
  14h CICLO DE PALESTRAS
    “Cinema & Literatura: contrapontos possíveis”
    Prof. Dr. Joel Cardoso (UFTM)

  15h “Luz, câmera, opressão: Inconsciente maquínico e sociedade de controle no cinema do século XX”
    Prof. M.Sc. Luiz Guilherme dos Santos Jr. (UVA/GTI)

  16h “Isto há de matar aquilo no quarto 666”
    Prof. Dr. Luís Heleno Montoril Del Castilo (UFPA)
Teatro Waldemar Henrique
  17h COQUETEL
  17:30h Mostra de Vídeo “A Imagem da Música”
    Leonardo Venturieri (Idealizador) Leonardo Venturieri é um músico que nasceu em Belém e trabalha atualmente com composição musical, destacando trilhas para cinema, trilhas para teatro, música popular e música instrumental polifônica. Seu mais recente trabalho é "A Imagem da Música", resultado de uma bolsa de pesquisa e experimentação do Instituto de Artes do Pará do ano de 2007, que contou com a produção de Dez Curtas e Trilha Sonora Original. Leonardo escreveu, produziu, dirigiu, compôs e contou com a participação de sete diretores de cinema de Belém. No mesmo ano, participou do I Festival de Choro da Casa do Gilson, no qual foi um dos finalistas com a música "Choro da Cidade". Entre outros trabalhos de trilha sonora para cinema, destacam-se "Visagem!" e "Chupa-Chupa: A História que Veio do Céu"; para teatro, os espetáculos "Histórias de Vagalume", "Carro-Céu" e "Útero". Durante a adolescência teve algumas músicas premiadas em Festivais como: "O Porco e a Flor", "Terra em Transe" e "O Fumo da Eloqüência" e "Glasnost, Perestroika". Paralelo aos trabalhos de composição dedica-se a instrumentos musicais diversos como: Theremin, Rabeca, Violino, Bandolim, Violão, Piano, Cavaquinho, além de tocar e fabricar flautas de bambu. O músico também fabrica instrumentos como Flautas, Trombetas e Cítara de Bambu de maneira artesanal. Leonardo Venturieri é formado em Comunicação Social e, atualmente, está fazendo pós-graduação em Música pela Universidade Federal do Pará, com o Curso Fundamentos de Criação em Música.

Marco Antônio Braga (Diretor) Marco Antônio Braga, estudante de Multimídia Digital, do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia, pesquisador da área de vídeo. Possui trabalhos em direção e edição, dentre alguns, o videoclipe da Banda Jolly Joker, "Suck my dick and die". Participou do Projeto Floresta Sonora e, também, como assistente de câmera e tratamentos de imagens no curta em stop-motion, "Visagem!". Ultimamente, trabalha na pesquisa e produção de vídeos experimentais.

Roger Elarrat (Diretor) Roger Elarrat é jornalista e professor universitário do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia. Dirigiu o primeiro videoclipe independente da Banda Madame Saatan, premiado na mostra Curta Pará Cine Brasil, em 2005. No ano seguinte, dirigiu seu primeiro curta ficcional, "Vernissage...", e o primeiro curta de animação stop-motion do Estado do Pará, "Visagem!", realizado pelo Instituto de Artes do Pará. Em 2007, lançou pela rede pública de televisão, com exibição nacional, "Chupa-chupa: A história que veio do céu", documentário em média-metragem, filmado em High-Definition. "Chupa-chupa" foi o primeiro colocado do DOCTV III, representando o Estado do Pará.

Otoniel Lopes de Oliveira (Diretor) Otoniel Lopes de Oliveira Junior é um quadrinhista nascido em Macapá, formado em Publicidade e Marketing, e professor das disciplinas de Quadrinhos e Arte Seqüencial e Desenho Para Apresentação de Projetos na FEAPA, além desenvolver há cinco anos um trabalho importante como autor para a cena dos quadrinhos em Belém do Pará, onde reside atualmente. Trabalhou nas Graphic Novels Belém Imaginária e Encantarias:A Lenda da Noite, obras premiadas nacionalmente, do Estúdio Casa Velha, além da obra Brasil 1500, épico em quadrinhos que conta a descoberta do Brasil no cenário de espionagem marítima. Este ano foi bolsista do IAP, com o projeto de painéis de quadrinhos Pretérito Mais Que Perfeito, o qual narra as histórias da Praça da República, em Belém, no período de 150 anos. Otoniel faz trabalhos de animação, como a direção do curta em 2D, Viagem Astral,do projeto Imagem da Música, de Leonardo Venturieri e, também, participou da concepção de personagens e do storyboard em Adimirimiriti, de Andrei Miralha, Visagem, de Roger Elarrat e O Rapto do Peixe Boi, de Cássio Tavernad. Também trabalha com storyboard para agências de propaganda e para longas-metragens, como Andar As Vozes, de Eliane Caffé.

Cássio Tavernard (Diretor)

  18:30h COQUETEL
  19h Show da Banda Stereoscope

12 DEZEMBRO
Cinema Olympia
  08h MESA REDONDA
    “Cinema e as Linguagens Conexas”
    Mediador: Prof. Dr. Luís Heleno Montoril Del Castilo (UFPA)
Debatedores:
Prof. Dr. Latuff Mucci (UFF/USP)
Prof. Dr. Joel Cardoso (UFTM)

  09h CICLO DE PALESTRAS
    “Cinema Nacional e Semiótica: a água como símbolo paradoxal”
    Profa. Dra. Rosa Brasil (UFPA/GTI)

  10h “Cinema e televisão: aproximações e convergências”
    Profa. Dra. Maria Ataíde Malcher (UFPA)

  11h “Na estrada da vida: Paula Sampaio fotografa a Transamazônica”
    Prof. Dr. Ernani Chaves (UFPA)

  12h INTERVALO
  14h MESA REDONDA
    “Cinema: o que é e como se faz”
    Mediadora: Débora Miranda (Fox Vídeo)
Debatedores:
Prof. M. Sc. Mariano Klautau Filho (UNAMA)
Profa. Dra. Ana Lúcia Lobato (IAP)
Jorane Castro (Cineasta)

Teatro Waldemar Henrique
  15:30h PERFORMANCE TEATRAL
    “Três Clássicos em Duas Horas: João Simões em Frente ao Espelho”
    Prof. M. Sc. João Simões (UFPA) e Banda Leviatã

  17:30h MESA DE ENCERRAMENTO
    Profa. Dr. Rosa Maria de Souza Brasil (UFPA)
Prof. José Sena Filho (UFPA)
Profa. Mara Rodrigues Tavares (UFPA)

  18h COQUETEL DE ENCERRAMENTO
  18:30h Entrega de Certificados
     
design by: Impulso Design