CORRELAÇÃO ENTRE PARÂMETROS DE SOLDAGEM E PROPRIEDADES MECÂNICAS DE SOLDAS DE REVESTIMENTO

Alderi Pantoja Fernandes – Graduando – Universidade Federal do Pará (UFPA)
E-mail: alderi.ufpa@gmail.com

 
 
  Objetivo
  Analisar a correlação existente entre os parâmetros de soldagem e a microdureza em soldas de revestimento utilizando o processo FCAW no modo pulsado e convencional.
   
  Metodologia
 
Soldas de revestimento de aço inoxidável 309MoL foram depositadas pelo processo FCAW sobre chapas laminadas do aço carbono ABNT 1020 utilizando-se três variações no insumo de calor nos modos pulsado e convencional. O ensaio de microdureza, segundo a norma ASTM E 384 de ensaio de microdureza Vickers de materiais, foi utilizado para a determinação da propriedade mecânica. Quatro cordões de solda foram realizados sobre a superfície do metal de base, com sobreposição de 30% e temperatura de interpasse de 100ºC. Foram realizadas cinco medidas de microdureza para cada cordão, totalizando vinte medições para cada corpo de prova.
   
  Resultados
 
Foi observado que houve um aumento na microdureza com a diminuição do aporte térmico para o modo convencional, já no modo pulsado ocorreram também alguns aumentos, mas menos acentuados. Observou-se ainda que o uso da corrente pulsada proporcionou maiores valores de microdureza em relação ao processo convencional, resultados que estão de acordo com a literatura consultada.
   
   
 
 
Universidade Federal do Pará - Rua Augusto Corrêa, n.1 - Guamá - Belém - PA
® Desenvolvido por GETSOLDA