tr>
 


TRABALHOS

Coordenadores:
Prof. Dr. Eduardo de Magalhães Braga (edbraga@ufpa.br)
Prof. Dr. Carlos Alberto Mendes da Mota (cmota@ufpa.br)

   
  2007
   
   
  SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
   
  Características Econômicas do Processo de Soldagem Eletrodo Revestido Utilizando Consumíveis AWS E7018
 
O processo por eletrodo revestido é um processo de soldagem por fusão a arco elétrico que utiliza um eletrodo consumível, no qual o calor necessário para a soldagem se origina da energia liberada pelo arco formado entre a peça a ser soldada e o referido eletrodo. A proteção da poça de fusão é obtida por meio dos gases gerados pela decomposição do revestimento do eletrodo. Cada eletrodo revestido possui um conjunto de características que determinam a sua maior ou menor aplicabilidade em um dado serviço, dependendo de inúmeras variáveis que cobrem aspectos tecnológicos, operacionais e econômicos, entre outros. No tocante às características econômicas, pode-se destacar: o preço do eletrodo (no Brasil, geralmente por peso), a sua taxa de fusão ("consumo"), a sua taxa de deposição (“produção”) e o seu rendimento de deposição (MODENESI, 2000). A produtividade do processo está diretamente relacionada com a velocidade com que o eletrodo se funde e é incorporado pela poção de fusão. Este trabalho tem o objetivo de definir as características econômicas de soldagens com o eletrodo revestido AWS E7018 quando submetido a diferentes níveis de corrente.
   
 

Avaliação das Características Geométricas e Econômicas de Soldas Mag e Arame Tubular.

 
O estudo dos processos e parâmetros de soldagem tem tido grande desenvolvimento nas últimas décadas devido a enorme quantidade de materiais existentes, o que demanda um crescente desenvolvimento de pacotes operacionais para as mais diversas aplicações. Neste sentido o estudo das características geométricas e econômicas tem relevante aplicação por caracterizar as juntas soldadas o perfil geométrico e perfil econômico pela relação direta com os parâmetros de soldagem. Para a avaliação do comportamento geométrico foram estudados os valores de reforço (r), de largura (l), de penetração (p) e do coeficiente de diluição (d). E para a avaliação econômica foi estudada a taxa de fusão (TF), a taxa de deposição (TD) e posteriormente o rendimento (R). O objetivo principal deste trabalho é comparar as características geométricas e econômicas dos cordões depositados pelo processo MAG (Metal Active de Gás) e Arame Tubular.
   
 

Microestrutura de Soldas de Revestimento Depositadas pelo Eletrodo AWS E Fé Cr-Al

 
Na indústria metal mecânica a técnica de revestimento em superfícies é utilizada para a recuperação ou para o prolongamento da vida útil de componentes sujeitos ao desgaste por abrasão ou por corrosão. No revestimento de pás escavadeiras o eletrodo AWS E Fe Cr-A1 é um dos consumíveis mais utilizados na deposição da camada protetora. Este eletrodo revestido é especificado para a soldagem de ferro fundido, e tem a seguinte composição química 4,5% C, 3,0% Si, 60,5% Fe e 32,0% Cr. Cada elemento que constitui a liga Fe-Cr representa características de propriedades mecânicas que, também estão relacionadas com os microconstituintes existentes naquele material, ou seja, o alto teor de carbono deixa o revestimento duro e com microconstituintes característicos ao revestimento. Portanto, as microestruturas formadas no cordão de solda são responsáveis pelos comportamentos mecânicos do cordão de solda.
   
 

Avaliação da Corrosão nas Soldas de Aço Inoxidável

 

A corrosão pode ser definida de diversas formas, seja como a deterioração de um material por ação química ou eletroquímica do meio ambiente, ou ainda como sendo um processo natural resultante da inerente tendência dos metais se reverterem para sua forma mais estável. Pela importância de estruturas metálicas unidas por soldas em nosso cotidiano o estudo da corrosão, que é muito comum em compostos metálicos principalmente em aços inoxidáveis, é um problema que deve ser analisado com todo o cuidado necessário por envolver custos assim como expor vidas em perigo. Estudos de processos de soldagens vêm se desenvolvendo a cada dia, é crescente o emprego da soldagem em diversas áreas, principalmente em uniões e em revestimentos. Neste sentido faz-se necessário um estudo mais aprofundado do fenômeno da corrosão, evitando-se custos desnecessários e ate perdas de vidas, com o prolongamento do tempo de vida útil do componente.

   
 

A Influência da Corrente Elétrica na Análise Geométrica da Soldagem do Eletrodo Revestido BTS 7100

 

Uma das principais linhas de pesquisa na área da soldagem é a análise geométrica da solda para controle do processo, através desta análise podemos indicar os procedimentos e os consumíveis a serem aplicados para satisfazer as necessidades exigidas por cada tipo de soldagem, exemplo: preenchimento, revestimento, união, etc.
O processo de soldagem com eletrodo revestido é um dos mais utilizado na indústria devido a sua versatilidade e seu baixo custo, neste trabalho utilizamos este processo tendo como metal de adição o eletrodo da classe BTS 7100 que é empregado em revestimento de estruturas onde são requeridas elevadas resistência a abrasão e ao impacto moderado. Pela análise da composição química do metal de adição (4,5% C, 32% Cr, 3% Si e 60,5% Fe) verifica-se que se trata de uma liga Ferro - Cromo que possui como característica uma considerável dureza, resistência mecânica e resistência à corrosão. O trabalho propôs tem como objetivo principal analisar as características geométricas do metal de solda (penetração, reforço e largura) indicando a melhor aplicação do consumível para a indústria.

   
  CREEM - Congresso nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica.
   
 

A Influência da Corrente Elétrica de Soldagem na Análise Geométrica do Processo de Soldagem do Eletrodo Revestido BTS 7100

 

Uma das mais importantes linhas de pesquisa na área da soldagem é a análise geométrica da solda para um melhor controle do processo. Essa análise pode ajudar na identificação dos procedimentos e consumíveis adequados a serem aplicados para satisfazer certas necessidades, como preenchimento, revestimento e união de juntas metálicas. O processo de soldagem com eletrodo revestido é um dos mais utilizados na indústria devido a sua versatilidade e seu baixo custo. Neste trabalho é utilizado este processo, tendo como metal de adição o eletrodo da classe BTS 7100 que é empregado em revestimento de estruturas onde são requeridas elevadas resistências à abrasão e ao impacto moderado. Essa técnica de revestimento é utilizada principalmente em estruturas de difícil manutenção e alto custo que sofrem desgaste pela corrosão e abrasão, ela é realizada a partir da deposição de solda sobre a superfície criando uma camada de proteção, desse modo preservando e aumentando a vida útil da estrutura metálica.
Pela análise da composição do metal de adição (4,5% C, 32% Cr, 3% Si e 60,5% Fe) verifica-se que se trata de uma liga ferro-cromo com alto teor de carbono e que possui como características consideráveis à dureza, a resistência mecânica e resistência à corrosão, portanto esse material fornece um ótimo revestimento.
As características geométricas são diretamente influenciadas pelos parâmetros de soldagem (a corrente de soldagem, tensão, diâmetro do eletrodo, velocidade de soldagem, espessura da chapa, polaridade do eletrodo e habilidade do soldador). Para alcançar os parâmetros mais eficientes são necessários inúmeros testes e ajustes do processo, no caso da soldagem de revestimento é interessante termos maiores dimensões de largura e reforço. O trabalho proposto tem como objetivos principais analisar, de modo comparativo entre três faixas de correntes, as características geométricas do metal de solda (penetração, reforço, largura e diluição) levantando os melhores parâmetros de soldagem e indicando a melhor aplicação do consumível para a indústria.

   
   
   

 

 
Universidade Federal do Pará - Rua Augusto Corrêa, n.1 - Guamá - Belém - PA
® Desenvolvido por GETSOLDA