TRABALHOS

Coordenadores:
Prof. Dr. Eduardo de Magalhães Braga (edbraga@ufpa.br)
Prof. Dr. Carlos Alberto Mendes da Mota (cmota@ufpa.br)
   
  2004
   
  PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
   
  Análise das características do arco voltaico mediante a variação dos parêmetros de soldagem utilizando o processo FCAW pulsado em soldas de revestimento
 
O Processo de Soldagem arame tubular no modo pulsado apresenta algumas características particulares que garantem grandes benefícios ao material de solda. Flux Cored Arc Welding (FCAW) é um processo de soldagem onde a coalescência entre metais é obtida através de arco elétrico entre o eletrodo tubular e a peça a ser soldada, é um processo amplamente utilizado na indústria em geral, seja para fabricação ou recuperação de peças, pois dá uma alta qualidade ao metal de solda depositado, excelente aparência da solda, além de diminuir o número de respingos e possibilidade de solda em todas as posições.
   
  SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
   
  Identificação Microestrutural da zona fundida de soldas de aço inoxidável
 
Esse trabalho tem o objetivo estudar e identificar as microestruturas nas zonas fundidas de soldas de aços inoxidáveis. As soldas serão depositadas pelo processo arame tubular pulsado e convencional, com o intuito de entender qual a interferência dessa estruturas nas propriedades e características desse material.
   
  Avaliação das características econômicas de soldas de revestimento de aço inoxidável austenítico sobre aço carbono ABNT 1020
 
A cladização ou cladeamento é uma das técnicas utilizadas para a colocação de revestimentos metálicos com a finalidade de controle de corrosão; consiste na aplicação, através de soldagem, de um metal resistente à corrosão sobre outro metal cuja resistência à corrosão é inferior. Neste trabalho, utilizou-se a soldagem de revestimento de aço inoxidável austenítico sobre aço carbono ABNT 1020, utilizando o processo de soldagem com arame tubular. Os aços inoxidáveis são materiais que apresentam excelentes características para a soldagem de revestimento: Boa aparência, resistência à corrosão, resistência à oxidação, além de resistência mecânica. O objetivo do estudo foi avaliar o desempenho operacional de dois tipos de arames tubulares de aço inoxidável (E 309MoL e E 317L), no que se refere a suas características econômicas, tais como: taxa de fusão, taxa de deposição e rendimento, já que a tecnologia de soldagem dos aços inoxidáveis está associada, entre outros fatores, a escolha correta do consumível. Esta pesquisa contribuiu para o desenvolvimento de experiências relativas ao comportamento operacional dos aços inoxidáveis austeníticos na soldagem de revestimento, assunto praticamente inédito em se tratando de resistência à corrosão.
   
   

 

 
Universidade Federal do Pará - Rua Augusto Corrêa, n.1 - Guamá - Belém - PA
® Desenvolvido por GETSOLDA