A Importância da soldagem na indústria
Em nosso cotidiano utilizamos uma série de objeto que de alguma forma foram soldados, por isso se pesquisa esse tipo de processo, pois com todos os avanços tecnológicos existentes a soldagem não poderia ficar para trás.
Há alguma forma de solda desta aquela aplicada nos portões de nossas casas até aquelas existentes em foguetes espaciais, porém se não valorizarmos esse tipo de pesquisa estaremos nos distanciando cada vez mais tecnologicamente do restante do mundo, pois se pode avaliar o nível de desenvolvimento industrial de um país através do processo de soldagem mais freqüentemente utilizado na indústria, ou seja, se usamos mais o processo de soldagem eletrodo revestido estará indicando um atraso tecnológico tendo em vista que países como E.U.A e Japão usam em seus pólos industrias mais o processo arame tubular e outros até mais modernos que já utilizam máquinas eletrônicas intercambiáveis a computador, que geram mais produtividade e uma melhor qualidade. Diante de tal situação a indústria brasileira que já avançou muito nas últimas décadas tem que cada vez mais
procurar avançar no setor primordial da fabricação à soldagem.
Referências bibliográficas:
GUERRA, I. G.: “Soldagem & Técnicas Conexas:Processos”. Livro, Editado pelo Autor, Porto Alegre, 1996.
BARROS, S. M. “Processos de Soldagem”. Petrobrás, Rio de Janeiro, 1975.
 
A evolução da soldagem MIG
Os avanços científico e tecnológico registrados nas últimas décadas do século XX em todas as áreas do conhecimento humano têm sido marcados pelo contínuo desenvolvimento da engenharia, seja na concepção, seja no aperfeiçoamento de materiais e processos alternativos de fabricação que beneficiam as diversas atividades industriais como a automobilística, naval, aeroespacial, metalúrgica, química, telecomunicações, os bens de serviços etc. A soldagem MIG convencional é um exemplo dessa evolução, pois mesmo sendo a mais comumente utilizada, esta possui limitações quanto ao controle da transferência metálica. Estas limitações têm sido superadas com o advento de uma nova vertente da soldagem MIG, a que utiliza corrente pulsada. A importância do processo pulsado pode ser ressaltada quando se utilizam materiais como o alumínio. Hoje já existe o processo MIG com
pulsação térmica ou MIG duplamente pulsado que representa uma variante do processo MIG pulsado. Toda essa evolução do processo MIG deve-se bastante aos avanços vindos da eletrônica, principalmente agora que podemos conectar um computador em uma máquina de solda, podendo assim acompanhar todo o processo obtendo respostas mais rápidas e eficientes.
Referências bibliográficas:
Manual de Soldagem. ALCAN. 1993
ALMEIDA, H. A. L., "Uma Contribuição ao estudo da soldagem MIG de chapas finas de liga Al-Mg". Dissertação de Mestrado, UFPA, 2003.
MOTA, C. A. M.: “Estudo de Porosidade em Soldas de Alumínio Fabricadas pelo Processo de Soldagem MIG”, Dissertação de Mestrado, UFMG, 1985.
 
 
 
INFORMATIVO GETSOLDA
   
Conheça o Projeto de Extensão organizado pelo GETSOLDA.

 

   
Dia do Soldador - 24 de setembro de 2007. O GETSOLDA parabeniza este profissional pela sua contribuição ao crescimento tecnológico dos processos de soldagem.
   
   
 
 
 
 
 
Influência dos Parâmetros operacionais do processo MIG sobre a Microestrutura e perfil de dureza na soldagem de Alumínio Naval.
Saiba mais>
 
 
A soldagem de revestimento consiste na aplicação de um metal de adição em um substrato com o objetivo da obtenção de propriedades desejadas.
Saiba mais >
 
 
Contribuição em Estudos de aços austeníticos empregando a técnica de revestimento
Saiba mais >
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
 
 
 
Google Scholar

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Universidade Federal do Pará - Rua Augusto Corrêa, n.1 - Guamá - Belém - PA
® Desenvolvido por GETSOLDA