Extensão

Coordenadores:
Prof. Dr. Eduardo de Magalhães Braga (edbraga@ufpa.br)
Prof. Dr. Carlos Alberto Mendes da Mota (cmota@ufpa.br)

 

Embora o GETSOLDA seja um grupo que tem a pesquisa como principal atividade, procuramos dar a nossa colaboração à sociedade de uma forma mais direta, por implementar projetos de apoio à comunidade, ou, projetos de extensão. O PROJETO UNIÃO foi desenvolvido com esse papel, e desde 1998, tem empregado ajuda prática ás comunidades carentes próximas à universidade. Foi, inicialmente encabeçado pelos professores Carlos Alberto Mota, Fernando Sá e Sérgio Rodrigues Barra. Hoje, o projeto sofre a coordenação do professor Carlos Alberto Mota e o Professor Eduardo Magalhães Braga. Além do GETSOLDA, o projeto também conta com o apoio da Prefeitura de Belém (Liceu de artes e ofício Ruy Meyra). O projeto consiste na ajuda à jovens em situação de risco pessoal e social,estimulando o seu potencial produtivo através do desenvolvimento de habilidades que favoreçam melhorias na qualidade de vida, no exercício pleno da cidadania e a sua inserção no mercado de trabalho. Tal objetivo é alcançado com a profissionalização destes jovens, oferecida em forma de um curso de soldagem, além do apoio de palestras que tratam de segurança no trabalho,da necessidade de executarem suas funções tendo em mente os espíritos e grupo e de liderança, alem de atuarem com próatividade. Os resultados alcançados foram e são motivos de grande alegria para o grupo como um todo. O projeto já formou mais de 150 novos soldadores, desde sua criação, até hoje. O ingresso no mercado de trabalho ainda é baixo, contudo os que estão trabalhando, apresentam uma mudança significativa na vida familiar e social além de ter um melhoramento no rendimento escolar e no interesse em aprender.

 

 
PROJETO UNIÃO
  Histórico
  O Projeto UNIÃO íniciou no ano de 1998. Iniciativa dos professores Carlos Alberto da Mota,Fernando Sá e Sérgio Rodrigues Barra. Hoje o Projeto é coordenado pelos Prof. Carlos Mota e Eduardo Braga. O projeto é uma parceria do GETSOLDA e Prefeitura Municipal de Belém (Liceu de artes e ofício Ruy Meyra).
   
  Justificativa
  A universidade como unidade provedora de conhecimentos através do ensino, da pesquisa e da extensão, capacita jovens e adolescentes em situação de risco pessoal e social,residentes na região metropolitana.
   
  Objetivos
  Qualificar adolescente em situação de risco pessoal e social,estimulando o seu potencial produtivo através do desenvolvimento de habilidades que favoreçam melhorias na qualidade de vida, no exercício pleno da cidadania e a sua inserção no mercado de trabalho.
   
  Resultados
 
O projeto já formou mais de 150 novos soldadores deste sua criação até hoje. Inserção no mercado de trabalho ainda é baixo, contudo os que estão trabalhando apresentam uma mudança significatifica na vida familiar e social, tem um melhoramento no rendimento escolar e no interesse em aprender.
   
  Comentários Adicionais
   
   
Universidade Federal do Pará - Rua Augusto Corrêa, n.1 - Guamá - Belém - PA
® Desenvolvido por GETSOLDA