Universidade Federal do Para

TCI

Grupo PET Geografia PDF Imprimir E-mail

Visite o BLOG PET/GEOGRAFIA

O Programa de Educação Tutorial foi criado em 1979, como forma de incentivo aos estudantes na participação na pesquisa acadêmica e no aprofundamento nas suas áreas de atuação. Antigamente mantido pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), hoje é coordenado pela Secretaria de Educação Superior, que continua mantendo as diretrizes dos interesses acadêmicos.

O estudante interessado em participar do projeto necessita ser mais que um universitário, ele precisa demonstrar potencial e habilidades que o destaquem no seu curso. O PET abriga um grupo de 12 alunos bolsistas, regularmente matriculados, orientados por um professor tutor, e voluntários que desejem contribuir com o andamento das pesquisas.

São objetivos deste Programa: a melhoria do ensino de graduação, a formação acadêmica ampla do aluno, a interdisciplinaridade, a atuação coletiva, planejamento e execução de um programa diversificado de atividades acadêmicas, muitas delas extracurriculares, em grupos sob tutoria.

O Grupo PET da Faculdade  de Geografia da Universidade Federal do Pará foi criado em março de 1992 por meio da iniciativa da professora Janete Coimbra de Oliveira. Visite o BLOG PET/GEOGRAFIA

A partir daí muitos estudantes e professores começaram a desenvolver um trabalho de equipe paralelo e compatível com as atividades do curso. Atualmente o Programa é coordenado pelo Pr. Dr.João Márcio Palheta da Silva, com a participação de três professores pesquisadores, onze bolsistas graduandos de Geografia e um do curso de Bologia.

Na UFPA, o PET – Geografia trabalha em parceria com o Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia (GAPTA), composto por estudantes, pesquisadores e professores da UFPA, em intercâmbio com outros pesquisadores de universidades no Pará, no Brasil e no exterior. O objetivo dessa parceria é unir estudantes da graduação e da pós-graduação assegurando o avanço do conhecimento dentro das ciências humanas, especialmente da Geografia e outras áreas do conhecimento.

Coordenador : Prof. Dr. João Marcio Palheta da Silva

Bolsistas:

Adriane Karina Amin de Azevedo
Antônio Carlos Ribeiro Araújo Júnior
Denison da Silva Ferreira
Francejane Ferreira da Costa
Heverton de Oliva Pamplona
Marlon Lima da Silva
Michel Brito de Lima
Michel Pinheiro Carvalho
Pedro Wander dos Santos Pinheiro
Romilson dos Santos Alcântara