Universidade Federal do Para

Interiorização

TCI

Diretor da Faculdade de Geografia recebe mérito da Segurança Pública

O diretor da Faculdade de Geografia e Cartografia (FGC) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UFPA, professor doutor Clay Anderson Nunes Chagas, recebeu, no dia 27 de fevereiro, a Medalha de Mérito de Ensino Integrado de Segurança, concedida pelo Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), entidade que promove a formação dos quadros das Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, entre outros. A comenda, entregue a personalidades que contribuíram de forma significativa com a  entidade, é um reconhecimento dos serviços prestados pelo professor, que, desde 2007, leciona nos cursos da Instituição.

Unanimidade - A honraria foi entregue ao docente pelo titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Jeannot Jansen da Silva Filho, que ressaltou a importância da atuação do professor para a formação dos agentes de Segurança Pública no Pará. Para receber a medalha, o nome de Clay Chagas foi aprovado por unanimidade por três conselhos diferentes: o Conselho do IESP, o Conselho Superior de Segurança Pública (Consup) e o Conselho Estadual de Segurança Pública (Consep).

De acordo com o tenente-coronel João Carlos Lima e Silva, diretor do IESP e um dos responsáveis pela indicação, a parceria com o docente e com o próprio IFCH tem sido fundamental. “É uma honra poder conceder essa medalha ao professor Clay, porque é uma pessoa que tem contribuído muito com o sistema e com o ensino na área, não só como professor da nossa graduação e pós-graduação, mas também como auxiliar na formatação dos nossos cursos. Também temos tido as portas do IFCH sempre abertas para nós, numa relação de longa data”, lembra.

Pós-graduação e capacitação - De fato, o IFCH vem, desde os anos 80, atuando na formação em segurança pública, com a criação de um curso de especialização. Atualmente, além de ofertar um mestrado profissional na área, por meio do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, o IFCH também oferece cursos de capacitação para policiais e bombeiros na área de Cartografia e tem professores atuando nos cursos do IESP, a exemplo do professor doutor João Márcio Palheta da Silva, também da FGC, igualmente agraciado com a Medalha de Mérito de Ensino Integrado de Segurança no ano passado.

Currículo – O professor Clay Chagas possui Graduação em Geografia pela UFPA (1998) e Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido também pela UFPA (2002 e 2010). Além de diretor da FGC, leciona no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) e no Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública (PPGSP), todos do IFCH. Também dá aulas na Universidade do Estado do Pará (UEPA) e é professor colaborador na Universidade de Cabo Verde, no Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública daquela instituição, fruto de uma parceria com o IFCH.

Nos últimos anos, Clay Chagas vem desenvolvendo pesquisas na área de Segurança Pública, em especial, na análise geográfica dos crimes de homicídios e roubos a ônibus na Região Metropolitana de Belém, produzindo uma cartografia dos homicídios no Pará. “Essa comenda que recebi é um reconhecimento do trabalho que desenvolvo nessa área, que comprova que a UFPA tem ultrapassado seus muros para produzir um conhecimento aplicado à realidade das pessoas. Isso mostra que estamos no caminho certo”, comemora.

Texto e fotos: Ádria Azevedo – Assessoria de Comunicação/IFCH

Faculdade de Geografia e Cartografia Altos do IFCH (prédio principal) Fones : 3201 7996/7749 E-mail: cogeo@ufpa.br