Universidade Federal do Para

Interiorização

TCI

Geografia da Amazônia é tema de Seminário na UFPA

A Amazônia tem sido, ao longo do tempo, alvo de intensa exploração, que se apropria de suas riquezas, castiga seus sujeitos e impacta as dinâmicas de sua natureza. Como forma de refletir sobre essas e outras questões, a Faculdade de Geografia e Cartografia (FGC) e o Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da UFPA promovem, de 19 a 22 de janeiro, o I Seminário Internacional e o II Seminário Nacional de Geografia da Amazônia, no Campus Universitário do Guamá da UFPA.

De acordo com um dos organizadores do evento, o professor Adolfo Oliveira Neto, o seminário será um espaço de diálogo entre pesquisadores locais e estrangeiros sobre os grandes problemas da região. “O conhecimento que vem sendo produzido em Geografia na Amazônia mostra essas lógicas de exploração e discute a questão que permite avaliar em que estágio se encontram essas dinâmicas e quais são as alternativas que podem ser pensadas para superar a situação”, afirma.

Programação - Conferências e mesas-redondas abordarão algumas particularidades da região, como questões ambientais, grandes projetos e movimentos sociais, espacialidades urbanas e a questão agrária. Uma das mesas também trará reflexões sobre o ensino da Geografia na Amazônia, com base em experiências em educação no campo na própria região.

Os destaques da programação ficam por conta das conferências de abertura e encerramento. Para iniciar o seminário, o professor Lúcio Cunha, da Universidade de Coimbra, em Portugal, debaterá a Geografia da Amazônia baseado na visão europeia. Já para finalizar o evento, a conferência "20 nos do massacre de Eldorado do Carajás: aprendizados da luta e desafios da caminhada" será acompanhada de um ato político cultural, ambos conduzidos pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Além do professor Lúcio Cunha, de Portugal, e dos professores da própria UFPA, participam do seminário palestrantes da Universidade de Brasília (UNB), da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), bem como o jornalista e sociólogo Lúcio Flávio Pinto. A programação completa pode ser conferida no site do evento. A  inscrição é on-line e custa R$ 30,00 para profissionais e R$ 20,00 para graduandos.

Serviço:
I Seminário Internacional e o II Seminário Nacional de Geografia da Amazônia
Dias: 19 a 22 de janeiro de 2016
Hora: 9h às 19h
Locais: IFCH, ICED e Auditório Setorial Básico I
Programação e inscrições no site do evento.

Texto: Ádria Azevedo – Assessoria de Comunicação/IFCH
Arte: Divulgação

Faculdade de Geografia e Cartografia Altos do IFCH (prédio principal) Fones : 3201 7996/7749 E-mail: cogeo@ufpa.br