Universidade Federal do Para

Interiorização

TCI

11ª JICPET - Geografia apresenta trabalhos

O PET de Geografia participou da 11ª edição da Jornada de Iniciação Científica dos Grupos do Programa de Educação Tutorial do Pará (JICPET), realizada nos dias 12 e 13 de novembro, com a apresentação de três trabalhos – uma comunicação oral e dois banners, que abordaram, respectivamente, a geomorfologia urbana de Belém, a reestruturação produtiva do território no sudeste paraense e a caracterização do centro urbano e histórico de Belém.
PET - Os grupos PET são coletivos de alunos, com tutoria de docentes, que desenvolvem ações que ajudam a melhorar sua formação, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. É um programa do Ministério da Educação, que busca oportunizar aos estudantes a realização de atividades extracurriculares, em complemento aos conteúdos ofertados na graduação.
O PET de Geografia, é vinculado à CAPES e funciona com uma tutora, a professora Carmena França, e doze bolsistas, que realizam ações variadas. Além de pesquisas como as que deram origem aos trabalhos mencionados acima, os alunos participam de atividades de extensão, como de educação ambiental em comunidades carentes, e de ensino, dando aulas durante o ano todo no Projeto Universidade Aberta (PUA), o curso pré-vestibular gratuito da UFPA, coordenado pelo PET de Física.
Para a professora Carmena França, participar de um PET permite a aquisição de uma série de competências. “Com esse programa, pretende-se auxiliar os alunos a organizar o seu conhecimento para a prática docente, estimular a responsabilidade social, desenvolver o espírito cooperativo, crítico e avaliativo, dominar técnicas laboratoriais, entre várias outras habilidades”, destacou.
Sílvia Caroline Neves, uma das autoras do trabalho sobre geomorfologia urbana apresentado na JICPET, concorda com a tutora. “O PET tem contribuído muito pra minha formação não só acadêmica como pessoal. Percebo que tenho evoluído muito, nas leituras, pesquisas, trabalho em equipe. Estou no grupo desde o segundo semestre. Agora já estou no sétimo e não pretendo sair até o fim da graduação. O PET tem uma importância muito grande pra todos os graduandos que participam”, ressalta.
Com informações da Ascom/IFCH

Faculdade de Geografia e Cartografia Altos do IFCH (prédio principal) Fones : 3201 7996/7749 E-mail: cogeo@ufpa.br