Universidade Federal do Para

TERÇA-FEIRA, 21 DE NOVEMBRO DE 2017

Interiorização

TCI

Graduação em Geografia para beneficiários da reforma agrária

Iniciaram na última segunda-feira, 13/7, as aulas do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Geografia, com ênfase em Desenvolvimento Territorial Rural, uma iniciativa da UFPA, em parceria com o Instituto Nacional da Reforma Agrária (Incra), dentro do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). A graduação, de modalidade intervalar, é destinada, exclusivamente, a beneficiários de projetos do Incra.

O curso não é o primeiro oferecido pela UFPA via Pronera, mas é o maior da história da Superintendência Regional do Nordeste Paraense do Incra, com cem vagas, e o primeiro especificamente de Geografia. Para o coordenador do projeto do curso, professor Adolfo Oliveira Neto, essa é uma graduação fundamental para o público a quem se destina. “O curso é composto de quatro anos de licenciatura e um ano opcional de bacharelado. Nossa meta é não apenas formar esses alunos para serem professores da educação no campo, como também graduar bacharéis para atuar nas políticas de desenvolvimento agrário, que a população rural, muitas vezes, deixa de acessar por falta de conhecimento especializado”, explica. Assim, a proposta do curso, em consonância com os objetivos do Pronera, é fortalecer a educação das populações das áreas de reforma agrária, elevando seu nível de escolarização e ampliando sua possibilidade de intervenção na questão de terras.

A premissa é que a Geografia pode ser um instrumento de luta simbólica e cultural dos camponeses pela manutenção de seu território, organização dos seus espaços de vida e desenvolvimento local, contribuindo para o protagonismo social das comunidades rurais.

Público – Todas as cem vagas ofertadas para o curso foram preenchidas, com uma grande variedade de origens dos assentados, seja ribeirinhos, seja agricultores familiares, seja extrativistas, seja quilombolas, de várias partes do Pará. “Essa diversidade de públicos é um desafio pra nós, mas é também muito interessante, porque teremos essa riqueza de experiências”, avalia Oliveira Neto.

O curso, pautado na chamada Pedagogia da Alternância, prevê um “tempo-escola”, o período de cerca de 40 dias de aulas na universidade, e um “tempo-comunidade”, quando o aluno desenvolve as atividades acadêmicas em sua própria localidade no restante do tempo, num processo de ação-reflexão-ação do conhecimento. Nessa perspectiva, está prevista a visita dos professores nas comunidades, para auxiliar nesse processo. “Vamos nos programar para até o final do curso ir, gradualmente, até essas cem localidades, muitas das quais, em furos de rios. Também queremos garantir o intercâmbio dos alunos, para que conheçam as comunidades uns dos outros”, comenta o coordenador, evidenciando parte dos desafios a serem superados.

Movimento social – Para a criação do curso, a parceria UFPA-Incra contou, também, com um aliado presente a todas as discussões, o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), contribuindo com a formatação das propostas. Os militantes Jane Cabral e Moisés Ferreira estiveram presentes às articulações desde 2011 e agora comemoram o resultado. “Todo curso que conseguimos para a população do campo é uma grande vitória, porque os camponeses são extremamente marginalizados do acesso à educação. Também queremos que esse espaço, ao ser aberto pra nós, possibilite a construção de outras coisas, como o fortalecimento da educação pública de qualidade”, ressalta Jane Cabral. Moisés Ferreira também enfatiza a importância da abertura do ensino superior aos públicos excluídos. “Nós, do MST, temos o lema de derrubar os muros da universidade para que o povo, o pobre, a população do campo entre. Entendemos que a reforma agrária não é apenas distribuição de terras: é também distribuição de saberes”.

Texto: Ádria Azevedo – Ascom/IFCH Foto: Reprodução / Google

Faculdade de Geografia e Cartografia Altos do IFCH (prédio principal) Fones : 3201 7996/7749 E-mail: cogeo@ufpa.br