Universidade Federal do Para
 
QUINTA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO DE 2017
 

Interiorização

TCI


Histórico

 

O Curso de Geografia é ofertado no Estado do Pará   desde o ano de  1955. Até a década de 70 pertencia ao antigo Núcleo de Geociências (cursos de Geografia e Geologia).

A partir de 1971, o curso  foi transferido para o campus do Guamá, e  vinculado ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas, hoje Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

A última reforma curricular pela qual passou o curso, data do ano de 1988, sendo reajustado em 1992, quando foi realizada reforma para as duas habilitações, Licenciatura Plena e Bacharelado em Geografia. O curso passa a funcionar no regime seriado semestral, abandonando o sistema de créditos em disciplinas.

Na última década ocorreu um investimento na qualificação dos professores da Faculdade. No início da década de 90 a Faculdade era constituída, em sua grande maioria, apenas por professores graduados e especialistas.

Atualmente a Faculdade  de Geografia conta com 20 professores efetivos, dos quais: 2 Pós-Doutorando; seis (6) com doutorado; onze (11) com Mestrado (destes 1 em doutoramento). O novo projeto político pedagógico do Curso está tramitando junto a Pró-reitoria de Ensino de Graduação da UFPA (Proeg).

Além dos professores da própria Faculdade de Geografia e Cartografia, o curso conta também com o apoio de outras faculdades da UFPA (História, Biologia, Antropologia, Biologia etc).

 


Banner
Banner
Banner
Banner
Faculdade de Geografia e Cartografia Altos do IFCH (prédio principal) Fones : 3201 7996/7749 E-mail: cogeo@ufpa.br