Um dos mais importantes pensadores da história teve lugar de destaque na programação da XV Feira Pan-Amazônica do Livro. A Editora da Universidade Federal do Pará (ed.ufpa) lançou a Coleção Diálogos de Platão – Edição Bilingue, no úlimo sábado dia 3 de setembro, em seu estande no Hangar – Convenções e Feiras da Amazônia.

O filósofo grego escreveu seus Diálogos séculos antes do nascimento de Cristo, mas sua obra permanece importante até os dias de hoje. A ed.ufpa edita a única recomposição integral em língua portuguesa do Corpus planonicum, ou seja, a consolidação das obras atribuídas a Platão na Antiguidade, traduzida do grego pelo erudito Carlos Alberto Nunes, que doou à UFPA os direitos da tradução. “Não só completa, “a tradução do Carlos Alberto Nunes é muito valorizada no meio acadêmico. Trata-se da única reconstituição integral da obra de Platão em língua portuguesa, feita por um único autor”, destaca Simone Neno, diretora da ed.ufpa.

Espelho: O professor Benedito Nunes, sobrinho de Carlos Alberto, coordenou três edições anteriores dos Diálogos de Platão. Entre 1973 e 1980, quatorze volumes foram publicados. Entre 1986 e 1988 três volumes foram reeditados e a partir de 2000 sete títulos da coleção voltaram às prateleiras. Conforme as edições se esgotavam a Coleção Diálogos de Platão se tornou “uma raridade, procurada por estudiosos e livreiros”, explica a diretora da Editora da UFPA.

A nova edição traz o texto original, em grego, e a tradução para o Português de forma espelhada. “O texto está nos dois idiomas, com correspondência linha a linha; ou bem aproximada, em casos raros. Nas páginas pares, em grego; nas ímpares, em português”, explica Simone Neno.

Além do refinado acabamento gráfico e material, os três primeiros volumes da Coleção trazem o selo FSC (Forest Stewardship Council). No Brasil, o FSC é representado pelo Conselho Brasileiro de Manejo Florestal. Os produtos gráficos que recebem o selo FSC são produzidos com papel de origem controlada. Isso significa que o papel é fabricado com madeira proveniente de florestas certificadas e que sua extração é feita de forma ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável. Embora não seja o único órgão certificador no país, o FSC é um dos selos verdes mais reconhecidos no mundo.

A Arte invisível: Os três primeiros volumes da edição bilingue chegam às mãos dos leitores após um processo cuidadoso de planejamento e decisões editoriais para toda a coleção, incluindo o projeto gráfico. “São detalhes que fazem a diferença, mas que são invisíveis para o leitor porque são coisas que não se percebe facilmente. É uma arte invisível, como ensinou Richard Hendel. Há muita ciência na forma de se fazer, de se produzir livros. Buscamos aplicar este conhecimento acadêmico nas obras que são lançadas pela ed.ufpa”, conta a diretora da Editora da UFPA.

A nova coleção de Platão teve como editor convidado o Prof. Dr. Plinio Martins Filho, professor do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e Diretor-Presidente da Edusp. “Plinio atua no mercado editorial há mais de 35 anos e dirige a mais importante editora universitária do país. Pudemos contar com sua experiência, a seriedade do seu trabalho e o padrão de excelência na coordenação editorial”, diz Simone Neno.

A coordenação da Coleção esteve a cargo do Professor Benedito Nunes e de Vitor Sales Pinheiro. O Prof. Benedito Nunes tinha grande entusiasmo com o projeto e também acompanhou todos os detalhes de sua execução, inclusive quanto à escolha das datas para o lançamento dos primeiros volumes da coleção.

Ainda segundo a Diretora da ed.ufpa, o projeto da nova coleção dos Diálogos só foi possível com o apoio irrestrito do Reitor Carlos Maneschy, que viabilizou as condições necessárias para o trabalho e participou de todas as etapas de sua execução.

O estande da ed.ufpa na Feira do Livro deste ano traz ainda uma homenagem ao professor Benedito Nunes, que presidiu todas as reuniões do Conselho da Editora, desde agosto de 2009. “É uma programação que deve surpreender os visitantes e permitir às pessoas se sentirem mais perto de Benedito Nunes”, explica Simone Neno, diretora da editora.

Na inauguração do estande, será revelada a homenagem especial ao filósofo, crítico literário, ensaísta e escritor Benedito Nunes. O professor emérito da Universidade Federal do Pará presidiu o Conselho da Editora da UFPA de agosto de 2009 até seu falecimento, em  fevereiro de 2011, além de ser o fundador do Curso de Filosofia da Instituição.

Texto: Glauce Monteiro - ASCOM/UFPA