* MYTHOLOGEIN – Ensaio experimental de leitura e adaptação dos mitos gregos

Projeto experimental de leitura e adaptação dos MITOS GREGOS MITOLÓGICAS convida para O MYTHOLOGEIN é um Projeto de Extensão ligado ao POIESIS, Pólo Integrado de Estudos Clássicos, envolvendo a participação de alunos dos cursos de Filosofia e Letras. Nosso proposta envolve a leitura e adaptação dos mitos gregos, nas suas vertentes épica, trágica e filosófica, no sentido de identificarmos sua recepção e influência nas artes (literatura, teatro, música, pintura, escultura, cinema) e no nosso próprio imaginário amazônico.

Coordenação geral: Prof. Dra. Jovelina Maria Ramos de Souza (FAFIL/UFPA)

Coordenação cênica: Adriana Cruz (FALE/INBUST)

Resumo: Mythologeîn, literalmente, significa “mitologizar”, contar uma narrativa fictícia. Imbuídos pelo espírito da palavra, pretendemos reler os mitos gregos, na sua versão poética e filosófica, observando o seu papel na formação dos gregos, contudo dando-lhes uma tonalidade própria, a de um discurso autenticamente paraense, no sentido de aproximá-los de nosso próprio imaginário fabuloso. O confronto entre culturas distantes, e ao mesmo tempo afins, ocorrerá através da encenação desses mitos, por alunos dos cursos de Filosofia e Letras. Na abertura dessas apresentações, teremos sempre uma breve explanação, de natureza filosófica, acerca da temática central a ser apresentada. A finalização desse processo será marcada pela contextualização dos relatos míticos com nossa realidade atual, observando a recepção de nossos espectadores para essas narrações, e ao mesmo tempo, instigando-os a repensar criticamente a própria razão de ser de nossa tradição oral, marcada pela diversidade de práticas narrativas, algumas delas já superadas, por falta de registro. Na aproximação entre essas duas ordens de realidade, a grega e a paraense, pretendemos despertar em nosso público-alvo, estudantes dos cursos de Filosofia e Letras, mas aberto a toda a comunidade acadêmica, o interesse pelos Estudos Clássicos.

Palavras-chave: Mito, narrativas, poesia, filosofia.

Local de Execução: Casarão do In Bust – Av. 16 de Novembro, 815, entre Praça Amazonas e Veiga Cabral, na Cidade Velha, toda última sexta-feira do mês.

Público-Alvo: Alunos dos cursos de Filosofia e Letras, comunidade acadêmica em geral