O Centro Acadêmico de Filosofia é a entidade responsável pela representação discente do Curso de Filosofia. A origem de todos os Centros Acadêmicos na UFPA  e a criação de uma sede foi fruto das exigências dos estudantes de todos os cursos por sua participação nos assuntos acadêmicos. Com isso, os estudantes criariam um espaço para apresentar suas propostas e posicionamentos, o que antes não era aceito, pois os estudantes ficavam de fora das discussões acadêmico-administrativas.

Atualmente, o CAFIL conta com uma sede própria localizada no Pavilhão Db (Filosofia), cuja diretoria é formada por cinco estudantes do curso, tendo o dever de promover e incentivar as práticas acadêmico-culturais, tal como ouvir e discutir com os estudantes de Filosofia os possíveis problemas das mais diversas naturezas, e apresentá-los diante dos órgãos responsáveis para tomar uma medida solucionadora.

Na verdade, o CAFIL é formado por uma Associação de todos os estudantes regularmente matriculados, deste modo todos são responsáveis pelo governo do CAFIL, sendo  a direção apenas responsável pela unidade administrativa, sendo eleita uma vez por ano, sempre no final do segundo semestre.

Na última assembléia estudantil foi aprovada a compra de uma estante para armazenar os livros do CAFIL, assim como a aquisição de livros para a construção e formalização da Biblioteca.

CONTATOS: