TITULO DO PROJETO: “Diálogos Filosóficos”

Trata-se de um projeto de natureza interdisciplinar que tem caráter permanente. O objetivo do projeto é estabelecer um diálogo entre a Filosofia e as demais áreas do conhecimento: as ciências, as artes, a cultura em geral de modo a atender a formação acadêmico-científico-cultural dos alunos de graduação em Filosofia. O projeto prevê a realização, semanal de palestras (as sextas-feiras), de exposição de filmes e de documentários com debates, de comunicações de trabalhos, de oficinas para atender essa formação dos discentes. Pretende-se ainda, com o desenvolvimento dessas atividades atingir um público mais amplo que tenha interesse em discutir temáticas de natureza filosófica ou que tenham afinidade com a Filosofia: docentes e discentes de outros cursos da UFPA, graduados em Filosofia e professores de Filosofia do Ensino Fundamental e Médio. Pretende-se que os eventos realizados, através do projeto, possibilitem o aprimoramento dos conhecimentos filosóficos, científicos e culturais do público alvo . Para proferirem as palestras são convidados professores da FAFIL que desenvolvem projetos de pesquisa e professores interessados em expor alguma temática que venha complementar à formação dos alunos. Os alunos que tenham trabalhos realizados em disciplinas cursadas e trabalhos de conclusão de curso selecionados, pelo seu nível de excelência, também, são convidados a apresentá-los nesses encontros. Este Projeto tem caráter permanente e a cada período letivo é coordenado por um docente do Curso de Filosofia.

Por se tratar de uma atividade de caráter filosófico, sua carga horária poderá ser contabilizada pelos discentes em geral para o cumprimento das atividades acadêmico-científico-culturais.

O Projeto Diálogos Filosóficos ocorre às sextas-feiras, no Laboratório de Filosofia (altos do IFCH), a partir das 16:00 horas.