A Faculdade de Filosofia inicia, na próxima segunda-feira, 17 de junho, as comemorações pelos 40 anos de criação do curso de Filosofia na Universidade Federal do Pará.  A programação vai homenagear o filósofo Benedito Nunes, que liderou o grupo de professores que criou o curso. Logo após a solenidade de abertura, ocorrerá a Palestra “A criação do curso de Filosofia”, proferida pela professora Terezinha de Moraes Gueiros, ex-docente do curso e única mulher a integrar o grupo pioneiro de professores. A programação ocorre às 15h, no Auditório Setorial Básico da UFPA.

Na terça-feira, dia 18, à tarde,  será exibido o documentário “Mora na filosofia”, sobre a obra de Benedito Nunes. Em seguida,  haverá a Mesa-Redonda “O professor Benedito Nunes e sua obra  vista de três perspectivas: filosófica, histórica e literária”, reunindo o filósofo Nelson José Souza Jr , o historiador Aldrin Figueiredo e a professora Lilia Silvestre Chaves, da Faculdade de Letras da UFPA.

Caminhos - De acordo com a professora Elizabeth Dias, diretora da Faculdade, além de homenagear o seu criador, a Semana Comemorativa também será uma oportunidade para conhecer e avaliar o curso. “Essa avaliação, de certa forma, é um balanço de como ocorreram as mudanças ao longo do tempo,  as condições de oferta, o desenho curricular, o direcionamento das disciplinas , as exigências bibliográficas e os critérios de avaliação no Enade, onde estamos com  nota 4.  Esse é um  momento também de alegria, de ver nosso esforço recompensado nos caminhos que a Filosofia tomou. O  reconhecimento e a inserção nos currículos de ensino médio e fundamental.  Mas é também um momento de reflexão, de  pensar nos profissionais que estamos formando” disse.

Programação - Nos dias 19, 20 e 21 de junho, a programação comemorativa continua no Auditório Setorial Básico, no período da tarde,  com a apresentação de palestras proferidas por professores da Faculdade e de convidado externo. O professor Robson Ramos Reis, da Universidade Federal de Santa Maria/RS, abordará “Indicações para uma hermenêutica da história e da natureza”; “Panorâmica do estudo da Filosofia antes da existência do curso”, pelo professor João Batista Moreira Filho; e “Curso de Filosofia :formação, conquistas e desafios”, pela professora Elizabeth de Assis Dias. Haverá, ainda, exibição de vídeos e um Sarau.

Criação - Criado por meio da Resolução Nº 169,  de 22  de junho de 1973, o curso de Filosofia da UFPA completa 40 anos em 2013. A proposta de criação do curso é do filósofo Benedito Nunes, que reuniu outros professores que se dedicavam a estudos filosóficos para integrar o corpo docente da Faculdade. Muitos destes professores já ministravam a Disciplina "Introdução à Filosofia" para cursos das áreas afins. Fazem parte do grupo pioneiro os professores Carlos Coimbra, Terezinha Gueiros, Armando Avellar, Hidelberto Bitar e José Carlos Castro. Posteriormente, vieram  Haroldo Calado, Maria Elisa Guimarães, Minoru Matsumoto, Maria do Socorro Patello, Cleide Cichovyski, Salomão Azulay, Vicente Strasser, Bernardo Hoyos, Maria Neusa Monteiro, Angela Maroja, Pedro Pinho, José Edilson Ferreira e Egidio Salles Filho.

Pós-Graduação – O curso de Filosofia reformulou, recentemente, o projeto pedagógico que  habilita profissionais para atuar no ensino da Filosofia nos níveis médio e fundamental. As atividades de pesquisa estão contempladas no curso de Mestrado em Filosofia, criado em 2010, como o primeiro na Região Norte.

Texto: ASCOM/IFCH
Foto: Alexandre  Moraes