O Grupo de Pesquisa Viquiano (GPV), com o apoio da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do PARÁ (Fafil/UFPA), da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e do Centro Acadêmico de Filosofia (Cafil), realiza a “I Jornada de Pesquisa em Vico”, resultante dos estudos realizados pelo GPV sobre o filósofo Giambattista Vico. O evento será realizado entre os dias 6 e 8 de março, das 8h às 12h, no Laboratório de Filosofia. As inscrições para a jornada são gratuitas e serão feitas no dia da abertura do evento.

A jornada abordará questões relativas ao tema “A Corporificação da Metáfora e a Metaforização do Mundo”, trazendo debates sobre a filosofia viquiana no que diz respeito à formação da linguagem e do mundo civil, mais especificamente ao conhecimento da história do homem e à constituição de uma mente primigênia.

De acordo com o coordenador do evento e do GPV, professor Sérgio Nunes, “a jornada serve para demonstrar que a UFPA está fazendo pesquisas sobre o Giambattista Vico. Vale ressaltar que esta é a primeira pesquisa feita sobre este autor, aqui, no curso de Filosofia da Universidade.”

Pesquisas - O GPV desenvolve a pesquisa sobre o curso e o ordenamento da história na constituição e formação do homem, especificamente trata do conhecimento, da jurisdição, da sociedade, da religião, da ecologia e das linguagens naturais e convencionais, bem como problematiza as linguagens artificiais como base para a compreensão da gênese cognoscente da mente primigênia, por conseguinte do homem e sua cultura.

Segundo o professor Sérgio Nunes, “as discussões e reflexões resultantes do evento contribuirão de forma significativa para o debate acerca da legitimidade das ciências humanas, cujo percurso, diferentemente do positivismo lógico que se pretende o normatizador da epistemologia cientifica na perspectiva cartesiana, Vico nos apresenta uma outra trajetória mediante o conceito de verum factum, pelo qual a ciência não é uma ‘régua aposta à realidade’, mas resulta do conhecimento daquilo que o homem faz.”

Serviço:
I Jornada de Pesquisa em Vico
Data: de 6 a 8 de março
Hora: das 8h às 12h
Local: Laboratório de Filosofia

Texto: Carlos Fernando Pinheiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Imagem: Reprodução / Google

7 More Sharing Services Share on orkut Share on twitter Share on facebook Share on email Publicado em: 01.03.2013 17:50