Nesta quinta-feira, dia 11 de abril, o Projeto de Extensão “Troca de Olhares: As Interfaces entre Cinema e Filosofia” terá programação na Semana do Calouro do curso de Filosofia, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, que ocorre até 12 de abril, no Auditório Setorial Básico da Universidade Federal do Pará. A professora mestra Verônica de Araújo Capelo e o bolsista Felipe Sampaio de Freitas vão integrar a mesa-redonda na qual serão expostos projetos de ensino, pesquisa e extensão.

A mesa de debates contará, ainda, com a participação da professora doutora Jovelina Ramos, que vai expor seu Projeto de Pesquisa Mythologein – Ensaio Experimental de Leitura e Adaptação de Mitos Gregos; e da professora mestra Ana Maria Martins, que fará um relato do seu Projeto de Ensino PIBID – Filosofia, no qual também se utiliza, como recurso didático, o cinema.

A professora Verônica de Araújo Capelo fará um relato sobre as diversas atividades desenvolvidas em seu projeto, como: exibição de filmes na UFPA, seguido de debates e contando com a distribuição de ficha técnica e sinopse dos filmes, bem como disponibilização de bibliografia filosófica/cinematográfica referente às temáticas tratadas; exibição de filmes e vídeos do youtube ´para os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Frei Daniel”; e a realização do minicurso Conversas sobre Cinema.

Breve história do cinema - Dentro da programação de atividades do Projeto "Troca de Olhares", no início deste primeiro semestre, será ministrada a Oficina Breve História do Cinema: de Lumière e Méliès ao Cinema Digital, no próximo dia 24 de abril, das 10h30 às 12h, no auditório do curso de Geografia do IFCH. A oficina tem como objetivo fornecer noções introdutórias sobre a história do cinema e os elementos-chave do discurso cinematográfico para crianças e adolescentes, propiciando, assim, a formação de espectadores críticos.

No próximo dia 19 de abril de 2013, encerrando o Ciclo de Cinema Espanhol e Latino-Americano, o projeto exibirá o filme O Banheiro do Papa. A sessão ocorre no Laboratório de Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, da UFPA, às 16h.

Já a partir do dia 26 de abril, o "Troca de Olhares: Interfaces entre Cinema e Filosofia" dará inicio ao seu novo ciclo: O Novo Cinema Brasileiro, que será aberto com o filme Janela da Alma, com direção de João Jardim e Walter Carvalho. O ciclo terá continuidade com os filmes Nome Próprio, de Murilo Salles; e Noel – O Poeta da Vila, de Ricardo Van Steen.

Texto: Divulgação / Projeto